Como tratar diarréia pós colecistectomia?

Perguntado por: Irina Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

Aparece o que chamamos de síndrome pós colecistectomia, de modo que o paciente pode sentir flatulência e diarréia ao ingerir alimentos gordurosos pela inexistência de bile em quantidade suficiente para digestão nas principais refeições. O tratamento é usar sais biliares junto com as principais refeições.

É normal ficar com diarréia depois de uma cirurgia de vesícula?

Um comumente relatados sintomas após cirurgia de vesícula biliar é diarréia. Com a perda da vesícula biliar, bile já não é entregue em doses pequenas, medidos, mas move-se para o intestino, assim como ele é criado pelo fígado. Bile faz com que o intestino de secretar fluidos.

Como tratar síndrome pós colecistectomia?

Tratamento. A esfincterectomia endoscópica pode aliviar a dor recorrente devido ao esfíncter da disfunção de Oddi, particularmente se ocorrer por causa de estenose papilar.

Quem não tem vesícula tem mais diarréia?

A ausência da vesícula biliar pode provocar diarréia principalmente quando da ingestão de alimentos mais gordurosos. Mas se este não for o seu caso e a diarréia for independente disso, constante e muito frequente sugiro a você procurar um coloproctologista para investigar a causa dessa diarréia.

Quem tira a vesícula fica com o intestino solto?

Alimentar-se de forma correta após a colecistectomia ajuda bastante na diminuição das dores e do desconforto físico, melhorando também a adaptação do organismo sem a vesícula. Ainda, vale a pena salientar que nos primeiros dias pós-cirurgia é perfeitamente normal que o intestino fique “preguiçoso”.

2 anos após Cirurgia de vesícula /Muita diarréia /Como estou

33 questões relacionadas encontradas

Como fica o intestino depois da cirurgia de vesícula?

É normal o intestino diminuir seu funcionamento após um trauma cirúrgico. Sendo assim a evacuação após as cirurgias algumas vezes demoram mais tempo que o habitual. Desde que esteja flatulando (soltando gases) e sem vomitar, fique tranquilo que está tudo normal.

Como fica o intestino depois da retirada da vesícula?

Após a remoção da vesícula, o corpo fica sem um órgão para armazenar a bile, sendo assim, o fígado irá liberá-la diretamente no intestino delgado para digerir os alimentos.

O que pode ser diarreia constante?

A diarreia constante pode ser causada por inúmeros fatores, sendo os mais frequentes infecções por vírus e bactérias, uso prolongado de medicamentos ou alergias alergias alimentares.

Quem tira a vesícula tem muitos gases?

A maioria dos pacientes que é submetida à colecistectomia tem uma vida normal após a cirurgia, mas alguns sintomas como gases e fezes amolecidas podem aparecer após a ingestão de alimentos gordurosos.

O que é síndrome pós colecistectomia?

Relato de Caso: A síndrome pós-colecistectomia (SPC) é o termo utilizado para descrever a persistência de cólica biliar ou dor abdominal no quadrante superior direito com uma variedade de sintomas gastrointestinais, semelhantes às características experimentadas por um indivíduo antes da colecistectomia.

Quais as complicações da colecistectomia?

Os riscos da colecistectomia são reduzidos. As complicações são raras e consistem essencialmente em lesões das vias biliares ou duodeno originando fístulas biliares, hemorragia e infeção.

São complicações no Pós-operatório de colecistectomia?

As complicações mais importantes que se pode esperar durante a colecistectomia laparoscópica ou mesmo pela via convencional são as lesões das vias biliares.

Quem já fez cirurgia de vesícula pode ter pancreatite?

Sim, seja por pela presença de novos cálculos formados fora da vesícula, seja por outras causas como medicamentosa, alcoólica ou auto-imune, por exemplo.

Quanto tempo leva para cicatrizar uma cirurgia de vesícula por dentro?

A cicatrização por completo irá variar entre 60-90 dias. O único ponto interno na colecistectomia videolaparoscopica é no umbigo. Em geral, a cicatrização completa ocorre em até 90 dias.

Como fica o umbigo depois da cirurgia da vesícula?

A região do umbigo realmente é muito sensível, e normalmente fica um pouco de desconforto no pós operatório, já que nessa localização, coloca se a câmera para fazer a cirurgia. Contudo, a possibilidade de hérnia pós operatória não pode ser descartada. Retirne ao seu cirurgião para uma avaliação pormenorizada.

Quem não tem vesícula pode comer de tudo?

O que comer

Consuma frutas, legumes em geral, grãos integrais, carnes magras, sucos naturais e verduras frescas. Sempre que possível, substitua os alimentos fritos por cozidos ou grelhados.

O que fazer para acabar com os gases após cirurgia de vesícula?

Consuma suco de melancia, laranja ou mamão, a fim de evitar a constipação intestinal (intestino preso); Não deixe o local da cirurgia exposto ao sol por pelo menos 180 dias, para evitar o surgimento de marcas; Mantenha a região operada sempre seca; Utilize sempre roupas confortáveis.

O que fazer para eliminar gases após cirurgia de vesícula?

Tome medicamentos para gases sem receita.

Os medicamentos que contêm simeticona podem ajudar a aliviar dor de gases, principalmente se você tiver tido uma histerectomia ou uma cesariana. Consulte o médico antes de tomar qualquer remédio depois da cirurgia.

Quais as consequências da retirada da vesícula biliar?

Após a retirada da vesícula biliar, essa adaptação do organismo vai acontecendo aos poucos. Por isso, é comum o paciente sentir dor no ombro, dor abdominal e sensação de barriga estufada uns dias depois da cirurgia.

Quando a diarreia é preocupante?

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

Quais as doenças que causam diarreia?

O que pode provocar diarreia?
  • Doença de Chron.
  • Colites ulcerosas.
  • Doença celíaca.
  • Síndrome do intestino irritável.
  • Intolerância à lactose.
  • Flora intestinal desequilibrada.

O que fazer quando a diarreia persiste?

O que fazer: De forma geral, o tratamento para as infecções intestinais consiste em repouso, hidratação com soro caseiro ou soros de reidratação oral, e realização de alimentação de fácil digestão.

Quanto tempo o intestino volta a funcionar após cirurgia?

E o sinal de que isso está avançando bem é a volta de seu funcionamento. “Isso pode levar de 48 a 52 horas após a cirurgia”, explica o gastrocirurgião Marcos Belotto, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Quanto tempo a barriga fica inchada depois da videolaparoscopia?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

É normal apos este tipo de procedimento sentir a barriga inchada. Você ainda esta em período de recuperação que geralmente dura após esse procedimento cerca de 15-30 dias.

Qual é a melhor posição para dormir depois de ter tirado a vesícula?

A maneira incorreta de dormir seria de barriga para baixo ou decúbito ventral. A recomendação no caso de preferência pelo decúbito lateral ou de lado seria escolher o decúbito lateral esquerdo ao invés do decúbito lateral direito que terá a incisão cirúrgica.

Artigo anterior
Porque gastrite incha a barriga?
Artigo seguinte
Qual é a diferença entre emoção e sensação?