O que fazer quando a empresa não pagar a multa rescisória?

Perguntado por: Matias Gil de Cunha  |  Última atualização: 16. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (54 avaliações)

O que fazer se a empresa não pagou a rescisão? Caso o pagamento não ocorra, o empregador poderá entrar em contato com a empresa para verificar o motivo do atraso ou procurar um advogado trabalhista, para entrar com uma ação judicial para reivindicar seus direitos e o pagamento da multa.

Quanto tempo a empresa pode atrasar a multa rescisória?

Caso a empresa não pague os valores referentes à verba rescisória no prazo determinado — de dez dias, como vimos —, ela é penalizada e passa a dever ao funcionário uma multa correspondente ao valor de um salário-base. Embora pareça absurdo atrasar o pagamento ao colaborador desligado, essa postura não é incomum.

Como cobrar a multa por atraso no pagamento da rescisão?

O empregado poderá cobrar de forma amigável e direta a empresa para pagar o quanto antes, ou poderá contratar advogada e ajuizar Reclamação Trabalhista para receber as verbas dentro do processo judicial e, ainda, cobrar uma multa pelo atraso no pagamento que equivale ao ultimo salário recebido.

O que fazer quando a multa rescisória não caiu?

O que fazer se a multa rescisória não caiu na conta? Em caso de problemas, use o APP FGTS para verificar os valores ou acesse o site da Caixa – que mostra as datas e locais de saque. Também é possível entrar em contato por telefone (0800 724 2019) ou ir nas agências.

Quanto tempo a empresa tem para pagar a multa de 40%?

A multa de 40% do FGTS é paga com a rescisão ao titular.

O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho.

Empresa NÃO está Pagando Multa Rescisória - O que Fazer?

26 questões relacionadas encontradas

O que acontece se a empresa não depositar a multa dos 40%?

Mas o que acontece, quando há o atraso no pagamento da multa de 40% do FGTS? De acordo com o disposto no parágrafo 8º do artigo 477 da CLT, o descumprimento do prazo de pagamento da multa de 40% do FGTS gera o direito ao pagamento de um multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário. Fique atento!

O que acontece se a empresa não depositar a multa de 40% do FGTS?

Se a empresa não pagar o FGTS, o trabalhador não perde o direito ao pagamento da multa dos 40% em caso de demissão sem justa causa. Isso porque a empresa deverá fazer o depósito das parcelas em atraso, a multa de 40% sobre o valor total do FGTS e pagar ainda uma multa no valor equivalente ao salário do empregado.

Como saber se a multa rescisória já está liberada?

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

Precisa da chave para sacar a multa rescisória?

A partir deste mês, trabalhadores que forem demitidos sem justa causa não precisam mais que seus empregadores emitam uma chave de autorização para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Quem fez o saque aniversário pode sacar a multa rescisória?

Sim! Quem fez empréstimo com FGTS tem direito a rescisão em caso de demissão sem justa causa.

Como recorrer a multa rescisória?

Portanto, após a sua dispensa, e depois de decorridos 10 dias, caso o patrão ou empresa não lhe pague o valor total da sua rescisão, o melhor é procurar um advogado para ingressar com uma reclamatória trabalhista, a fim de que se aplique a multa referida, através de ação junto à Justiça do Trabalho.

Pode assinar a rescisão sem receber?

Tem que assinar a rescisão antes de receber? Por mais difícil que seja lidar com a pressão da empresa, é muito importante que você só assine a rescisão após ter recebido o pagamento desses valores.

Qual o tempo para processar uma empresa?

A gente explica primeiro o de dois anos. Esse é o tempo que um empregado tem para ingressar com uma ação contra a sua ex-empresa. É a chamada prescrição bienal. Depois de dois anos da saída do funcionário, a justiça passa a entender que qualquer débito já prescreveu .

Onde cai o valor da multa rescisória?

O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho. O valor de 40% sobre o saldo para fins rescisórios deverá ser sacado junto com o saque-rescisão, caso o trabalhador opte por essa modalidade.

Como aparece no extrato do FGTS a multa rescisória?

A multa rescisória referente ao FGTS não costuma aparecer no extrato do FGTS porque ela não está diretamente relacionada aos depósitos mensais feitos pelo empregador na sua conta do FGTS. A multa rescisória é uma obrigação legal que a empresa deve cumprir em caso de demissão sem justa causa.

É possível sacar a multa rescisória com o saldo bloqueado?

Nesse caso, o trabalhador terá acesso apenas à multa rescisória, não podendo sacar o saldo total da conta do FGTS. Para resolver essa situação, é possível solicitar a troca para a modalidade de saque-rescisão, que permite o acesso ao saldo integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

Onde é depositada a multa de 40% do FGTS?

Para resgatar o dinheiro, o valor é depositado na conta do FGTS que o trabalhador possui, sob seu número de CPF. Ainda que optem pela sistemática do saque-aniversário, é possível fazer o saque do valor referente à multa rescisória de 40%.

Quanto tempo a empresa tem para entregar a guia do seguro desemprego?

Reforma Trabalhista - Multa do artigo 477 da CLT.

REFORMA TRABALHISTA: PRAZO PARA ENTREGA DAS GUIAS DE FGTS E SEGURO DESEMPREGO PASSA A SER TAMBÉM DE DEZ DIAS.

O que fazer se a empresa não libera a chave do FGTS?

Atraso na liberação da chave do FGTS gera multa? Caso o empregador faça o pagamento da rescisão no prazo, mas não libere a chave FGTS em até 10 dias, ele terá que pagar uma multa no valor correspondente a 1 mês de remuneração do trabalhador.

Faz 3 meses que a empresa não deposita o FGTS?

Assim, se um empregador não realizar os depósitos do FGTS dentro do prazo, será obrigado a efetuar o pagamento da parcela devida, acrescida de correção monetária, além dos juros devidos pelo atraso no pagamento. Além disso, as empresas devem comunicar mensalmente os valores recolhidos aos empregados.

Quando vale a pena processar uma empresa?

Uma situação delicada, mas recorrente entre os motivos para processar uma empresa, são situações de dano extrapatrimonial, como assédio e danos morais, assim como assédio sexual. Elas envolvem vivências humilhantes, constrangedoras, agressões verbais e psicológicas, dentre outras.

Quais provas preciso para processar uma empresa?

O que é necessário para processar uma empresa? A parte que vai abrir a ação precisa apresentar, entre os documentos, cópia do CPF, do RG, da Carteira de Trabalho — nas folhas que constarem foto, nome e a assinatura (ou falta dessa) do empregador — e o comprovante de endereço.

Onde devo ir para colocar a empresa na justiça?

O interessado pode comparecer pessoalmente ao Foro Trabalhista ou Vara do Trabalho.

O que acontece se a empresa não pagar a rescisão em 10 dias?

Se a empresa não realizar o pagamento da rescisão em dez dias após o desligamento sem justa causa, ela está sujeita a uma multa. Essa multa corresponde ao valor do salário-base do empregado, sendo uma penalidade imposta para garantir o cumprimento do prazo legal.

Artigo anterior
Qual o primeiro país do mundo a se urbanizar em 1850?
Artigo seguinte
Quais são as doenças que afetam o sistema imunológico?