O que é apropriação de receitas?

Perguntado por: Marcos Martinho Tavares de Nunes  |  Última atualização: 28. Januar 2022
Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)

Explicação da resposta: Apropriar uma despesa é o mesmo que reconhecer a ocorrência do seu fato gerador, independentemente se foi paga ou não. Apropriar uma receita é o mesmo que reconhecer a sua realização (ocorrência do fato gerador), independentemente se foi recebida ou não.

Qual o momento correto para o reconhecimento da receita?

A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluirão para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados; e deve ser mensurada pelo valor justo da retribuição recebida ou a receber.

O que quer dizer apropriação de despesas?

O Guia para a Apropriação da Despesa no Estado de Goiás visa aprimorar as práticas da execução orçamentária e financeira do Estado, especialmente quanto à apropriação de despesas.

O que é o reconhecimento de receita?

O reconhecimento de receita é realizado quando as mercadorias ou serviços prometidos forem transferidos para o cliente, e o cliente passar a ter o controle, podendo ocorrer ao longo do tempo ou em uma data especifica.

Qual conceito de receitas neste CPC como reconhecer?

Segundo o CPC 47, uma entidade apenas reconhece receita quando satisfaz uma obrigação de desempenho, transferindo um bem ou serviço prometido a um cliente. Um bem ou serviço é geralmente considerado transferido quando o cliente obtém o seu controle.

CPC 47 - Reconhecimento de receitas em contratos com clientes

21 questões relacionadas encontradas

Como reconhecer a receita diferida?

As denominadas "Receitas Diferidas" representam montantes que vão gerar um passivo para uma prestação de serviço futuro, ou a entrega posterior de bens. Portanto, devem ser registradas, contabilmente, em conta do Passivo (Circulante ou Não Circulante, de acordo com o prazo de realização).

O que é o CPC 33?

Considerando a complexidade de benefícios como o citado acima, o IASB editou uma norma para tratar especificamente de benefícios a empregados, o IAS 19 / CPC 33 – Benefícios a Empregados. ...

Quando usar o CPC 47?

Todas as entidades devem aplicar a CPC 47 a todos os contratos com clientes, com exceção de:
  1. contratos de arrendamento dentro do alcance do CPC 06 – Arrendamentos (alterada pela Revisão CPF 14);
  2. contratos de seguro dentro do alcance da CPC 11 – Contratos de Seguro;

Qual o objetivo do CPC 47?

Objetivo: O objetivo deste pronunciamento é estabelecer os princípios que a entidade deve aplicar para apresentar informações úteis aos usuários de demonstrações contábeis sobre a natureza, o valor, a época e a incerteza de receitas e fluxos de caixa provenientes de contrato com cliente.

Em que momento ocorre o reconhecimento dos custos?

Uma despesa é reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando a despesa não produzir benefícios econômicos futuros ou quando os benefícios econômicos futuros não se qualificam, ou deixam de se qualificar, para reconhecimento no balanço como ativo.

O que é lançamento de apropriação?

Geralmente são lançados por esse programa cupons fiscais, faturas de energia elétrica, água e telefone, prestação de serviços (mão-de-obra), entre outras despesas da empresa. ...

O que significa a apropriar em contabilidade?

A apropriação dessas despesas ao resultado é feita proporcionalmente no período. A apropriação contábil das despesas com seguros deve ser feita em função do prazo da cobertura prevista na apólice correspondente. A contabilização em conta representativa de custo ou despesa se verifica através de quotas mensais.

O que é uma despesa incorrida?

DESPESAS INCORRIDAS - CONTABILIZAÇÃO. Como despesas incorridas, entendem-se as relacionadas a uma contraprestação de serviços ou obrigação contratual e que, embora caracterizadas e quantificadas no período-base, nele não tenham sido pagas, por isso figurando o valor respectivo no passivo da entidade.

Como contabilizar o CPC 47?

O valor do passivo a ser contabilizado deve seguir os valores do contrato com o cliente, sejam eles valores fixos, variáveis ou ambos, enquanto o valor do ativo deve ser reconhecido pelo valor da transação menos os custos a serem incorridos para recuperar o produto a ser devolvido.

Como se dá a mensuração da receita?

De acordo com o IAS 18, a mensuração básica de uma receita é realizada pelo valor justo do direito gerado pela transação de troca. Quanto à mensuração, Hendriksen e Van Breda (1999) mencionam que “grande parte das mensurações contábeis [...] baseiam-se em fluxos de caixa passados, presentes ou futuros.

Quais normas técnicas O CPC 47 substitui?

A NBC TG 47 substitui as normas, interpretações e comunicados existentes sobre receita, incluindo, entre outros, a NBC TG 30 - Receitas e o NBC TG 17 - Contratos de Construção, e estabelece princípios e critérios a serem adotados para reconhecimento, mensuração, apresentação e divulgação da receita de contrato com ...

Quem deve seguir o CPC?

As sociedades de grande porte também devem adotar todos os CPCs. As demais empresas podem adotar o CPC PME – Pequenas e Médias empresas.

Qual CPC substitui o CPC 30?

O CPC 47 fornece regras mais detalhadas do que as trazidas pelo CPC 30.

Quais os CPC's foram revogados com a aplicabilidade do CPC 47?

Com o CPC 47 não foi diferente, trouxe a padronização em substituição em especial ao CPC 17 – Contratos de Construção no âmbito da construção civil, mas também revogando o CPC 30, IPCPO2 e IPCP11.

Quando deve se se considerar que a obrigação de desempenho satisfeita ao longo do tempo?

44. A entidade deve reconhecer receitas referentes à obrigação de performance satisfeita ao longo do tempo somente se a entidade puder mensurar razoavelmente seu progresso em relação à satisfação completa da obrigação de performance.

Qual é o objetivo do CPC 33 benefícios a empregados?

Benefícios a empregados são todas as formas de compensação proporcionadas pela entidade em troca de serviços prestados pelos seus empregados ou pela rescisão do contrato de trabalho. ... (b) decisão do empregado de aceitar uma oferta de benefícios em troca da rescisão do contrato de trabalho.

O que é perda atuarial?

Os ganhos e perdas atuariais compreendem as diferenças entre as premissas atuariais e o que ocorreu efetivamente, baseado na experiência.

Quantos CPC existem?

Atualmente, existem cerca de 50 CPCs editados – abrangendo os mais diversos assuntos da contabilidade – e constantemente são emitidos novos pronunciamentos.

O que é receita diferida passivo?

A receita diferida é um passivo no balanço da empresa que representa um pré-pagamento por seus clientes por bens ou serviços que ainda não foram entregues. A receita diferida é reconhecida como receita auferida na demonstração do resultado na medida em que o bem ou serviço é entregue ao cliente.

Como reconhecer receitas e despesas?

O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços. As despesas, por sua vez, são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, a conta de água, luz, telefone, os impostos e etc.

Artigo anterior
Quantos peidos por dia é normal?
Artigo seguinte
O que é carreira em linha hierárquica?