O que fazer para melhorar a pele extremamente seca com a menopausa?

Perguntado por: Miguel Cardoso Rodrigues  |  Última atualização: 28. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (16 avaliações)

Dicas básicas para cuidar da pele da menopausa
  1. Proteja a pele do sol. ...
  2. Aumentar o consumo de água. ...
  3. Adote uma dieta saudável. ...
  4. Use produtos esfoliantes. ...
  5. Evite o tabaco. ...
  6. Aplique loções firmadoras. ...
  7. Ingira fitoestrogênios. ...
  8. Use máscaras regularmente.

O que fazer com a pele ressecada na menopausa?

Para hidratar a pele seca na menopausa, além de tomar bastante água, é fundamental utilizar um creme apropriado para seu tipo de pele. Observe se seus dermocosméticos estão dentro do prazo de validade e opte por produtos para peles sensíveis e maduras.

Como recuperar o colágeno na menopausa?

Alguns cuidados importantes são aumentar o consumo de alimentos ricos em colágeno como a gelatina e a geleia de mocotó, investir nos cremes hidratantes com colágeno, elastina, vitamina C e também nos suplementos alimentares como o colágeno hidrolisado.

Como repor estrogênio na pele?

A reposição pode ser feita de diferentes maneiras, incluindo comprimidos, géis e adesivos aplicados à pele. Os hormônios usados, a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso serão determinados pelo médico após avaliação criteriosa e levando em conta suas necessidades individuais.

Qual hormônio deixa a pele seca?

Pele seca. A pele seca também é resultado de um desequilíbrio hormonal causado pelo declínio dos níveis de hormônios reprodutivos, como o estrogênio, que normalmente estimulam as glândulas sebáceas.

Menopausa: 5 dicas para uma pele bonita - Dra Renata Sitonio

30 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor creme para pele seca na menopausa?

Para tratar esses problemas, de pré à pós-menopausa, Neovadiol da Vichy é a melhor linha de cremes para dia e para noite que equilibram impactos da alteração hormonal. Eles contam com ativos como niacinamida antioxidante, vitaminas CG-E e ômegas nutritivos 3-6-9 para hidratar, preencher e devolver o viço para a pele.

O que tomar para pele muito seca?

Para evitar a pele seca é necessário mantê-la bem hidratada, ingerindo os alimentos corretos e bebendo muita água. Frutas e vegetais como uvas, pêssegos, laranjas, tomates, pepinos, cebolas, pimentão verde e aipo são ricos em água e ajudam a manter o nível certo de umidade no corpo.

Qual o alimento mais rico em estrogênio?

Oleaginosas e sementes
  • Pistache;
  • Avelã;
  • Nozes;
  • Castanha-da-Índia;
  • Sementes de linhaça (um dos alimentos que mais contêm estrogênio natural);
  • Gergelim;
  • Sementes de girassol;
  • Amêndoa;

Qual a melhor vitamina para quem está na menopausa?

Vitaminas do complexo B

Na fase da menopausa, elas são essenciais para o correto funcionamento do organismo da mulher. As vitaminas B6 e B12 desempenham um papel significativamente mais importante: a B6 é importante para formar células vermelhas no sangue, possui ação antioxidante e contribui para o metabolismo.

Qual o melhor estrogênio natural?

- A melhor opção hoje é o estrogênio associado à progesterona natural, ou seus derivados - afirma Amanda. - A forma natural, obtida a partir da planta Discorea, é encontrada no Brasil e parece ser mais segura que os progestágenos.

Qual hormônio deixa a pele bonita?

O estrogênio está associado ao aumento da produção de colágeno, à espessura e hidratação da pele, cicatrização de ferimentos e também melhora a função de barreira da pele (5, 6).

Qual o melhor colágeno para quem está entrando na menopausa?

Para as mulheres nessa fase da vida, Dani também sugere a suplementação. Tanto Dani quanto Letícia indicam o colágeno hidrolisado verisol, molécula que é mais bem absorvida e, segundo pesquisas, tem se mostrado eficaz na prevenção do envelhecimento.

O que usar no rosto depois dos 50 anos?

Inclua na rotina de tratamento ativos que estimulam a renovação celular e a produção de colágeno – ácidos retinoico e ferúlico, retinol, adapaleno, vitamina C. Como podem sensibilizar a pele, prefira utilizá-los em cremes noturnos, associando com filtro solar no dia seguinte.

Porque a pele fica muito seca na menopausa?

No período que segue a menopausa, a diminuição fibras de colágeno chega a um ritmo de cerca de 2% ao ano. Porém, a velocidade do processo depende de outros fatores como poluição, fumo, álcool, má nutrição, infecções, exposição solar, genética, hormônios e metabolismo.

Onde encontrar o estrogênio natural?

Alimentos como leguminosas, nozes e sementes, pão integral, frutas, legumes, ovos e leite contêm estrogênios à base de plantas, chamados fitoestrógenos, que podem imitar os estrogênios naturais do seu corpo e ajudar a combater os sintomas de baixo estrogênio.

Qual o melhor repositor hormonal feminino natural?

Soja. A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

O que não se deve comer na menopausa?

Os alimentos que não eram bons antes, continuam a não ser bons. Alimentos demasiado doces, demasiado salgados, demasiado gordurosos. A boa notícia é que não é preciso evitar totalmente estes alimentos, o melhor é adaptar a tua alimentação a esta nova fase.

Para que serve Q10 na menopausa?

A coenzima Q10 diminui seus níveis com a idade, e a suplementação desta, aumenta a energia, reduz fadiga, além de melhorar sistema imunológico e textura da pele. * Isoflavona: é uma substância semelhante aos estrogênios, que além de diminuir as ondas de calor, aumenta a densidade óssea e retarda a osteoporose.

O que substitui o estrogênio naturalmente?

Algumas formas de fazer reposição hormonal natural é utilizar plantas medicinais como a Erva-de-são-cristóvão ou o agnocasto, que possuem substâncias que ajudam a equilibrar os hormônios, e aliviar os sintomas da menopausa, como insônia, ondas de calor, suor noturno, ansiedade ou depressão, por exemplo.

O que comer para reposição hormonal natural?

Brócolis

Como representante da família das crucíferas – em que encontra-se também a couve-flor, o repolho e as verduras de folhas escuras – esse vegetal atua diretamente no hipotálamo, responsável por controlar toda a produção hormonal em nosso corpo.

Pode comer banana na menopausa?

O consumo de banana é recomendado na menopausa por causa do triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que vai ajudar – portanto – nas alterações de humor frequentes do período. Ele também auxilia a regular o sono.

Como hidratar pele enrugada?

  1. 1 - Use um creme anti-rugas. Um dos passos mais importantes para cuidar da pele da mão é usar um creme anti-rugas específico para a área. ...
  2. 2 - Faça hidratações constantes. ...
  3. 3 - Esfolie a área. ...
  4. 4 - Não esqueça de hidratar as unhas. ...
  5. 5 - Use protetor solar.

O que fazer quando a pele está ressecada e coçando?

Tratamento
  1. Limite a duração do banho. Evite água muito quente, mesmo nas épocas mais frias do ano. Prefira água morna ou fria;
  2. Lave-se com sabonetes delicados e evite esfregar vigorosamente a pele;
  3. Use cremes hidratantes regularmente. Dependendo da pele, o óleo de coco também é indicado para hidratar a pele seca.

Como hidratar a pele do corpo muito ressecada caseiro?

Tratamento caseiro para pele ressecada

O uso de máscaras faciais hidratantes, como as que contêm ingredientes naturais como mel e aveia, também pode ser benéfico. Beber bastante água e manter uma dieta equilibrada rica em nutrientes pode auxiliar na hidratação da pele de dentro para fora.

Quando termina o período da menopausa?

O período entre o início das primeiras manifestações até a parada definitiva da menstruação é a transição menopausal. Normalmente, dura em torno de 2 a 3 anos”, explica Luciano Pompei. A menopausa em si costuma ocorrer por volta dos 50 anos, podendo variar, no geral, entre 40 e 55 anos.

Artigo anterior
O que é o artigo 477 CLT?
Artigo seguinte
Quais foram as maiores bilheterias de todos os tempos?