O que fazer para evitar a diverticulite?

Perguntado por: Gabriela Gaspar Gonçalves  |  Última atualização: 4. Mai 2025
Pontuação: 4.7/5 (54 avaliações)

Algumas atitudes positivas são emagrecer, parar de fumar, reduzir o consumo de carne vermelha e gordura de origem animal, fazer atividade física, evitar a automedicação e se hidratar corretamente, conforme orienta o especialista. Aumentar o consumo de fibras é crucial.

O que faz atacar a diverticulite?

O que causa a diverticulite? Não se sabe, exatamente, como os divertículos se formam, mas acredita-se que tanto fatores genéticos quanto uma dieta pobre em fibras leva à formação de fezes pouco hidratadas, aumentando a pressão no intestino, o que pode facilitar a formação e inflamação dos divertículos.

Quais alimentos inflamam a diverticulite?

cacau; embutidos, como linguiça, salsicha, salame e mortadela e todos os tipos de carnes processadas em geral; bebidas gaseificadas, como água com gás ou refrigerantes, por exemplo, de forma a evitar o inchaço abdominal; leite e derivados.

O que fazer para sair da crise de diverticulite?

O tratamento para diverticulite aguda é feito com dieta líquida ou jejum, além de uso de antibióticos, como Metronidazol e Ciprofloxacino, para diminuir a inflamação e a infecção no intestino grosso.

É normal ter diverticulite?

Essa condição é muito comum em pessoas acima dos 40 anos e chega a atingir 70% dos maiores de 80 anos de idade. A mera presença dos divertículos no intestino grosso não causa nenhum sintoma.

O que você precisa saber para não ter uma DIVERTICULITE

23 questões relacionadas encontradas

O que não se pode comer quando se tem diverticulite?

São eles: leite de qualquer espécie animal, queijos, leite em pó, leite condensado, creme de leite, bebidas lácteas, farinha láctea, iogurtes, pães e massas preparados com leite ou derivados, molhos brancos, cremes e sobremesas como manjar, pudins, sorvetes cremosos.

Como começa a crise de diverticulite?

Mas ao primeiro sinal de problema, a condição muda de nome e passa a se chamar doença diverticular, que apresenta sintomas como: dor abdominal (habitualmente localizada no quadrante inferior esquerdo), diarreia, cólicas, alteração dos hábitos intestinais e, ocasionalmente, hemorragia retal severa.

Onde dói quando ataca a diverticulite?

Os principais sintomas da diverticulite são dor abdominal e/ou sensibilidade no lado inferior esquerdo (região do cólon sigmoide). Outros sintomas do quadro são febre, náusea e vômito.

O que pode ser confundido com diverticulite?

Além disso, um diagnóstico de câncer colorretal pode ser confundido com o de diverticulite, por isso a importância da colonoscopia. Portanto, é necessário manter o seguimento médico após o diagnóstico. O tratamento cirúrgico é indicado para os casos mais graves.

Quantos dias demora para sarar uma diverticulite?

Em geral, em 72 horas, 80% dos casos evoluem para cura. Se a resposta for diferente, restam duas opções: a cirurgia para a retirada da parte do intestino comprometida pelos divertículos e a drenagem dos abscessos através de punção transcutânea, se eles forem pequenos.

Como é a dor de quem tem diverticulite?

Indivíduos com diverticulite aguda

Febre; Perda de apetite e vômitos; Dor (cólica) prolongada no abdome do lado esquerdo inferior --em pessoas de origem oriental, a dor costuma ser do lado direito; Exames de sangue indicando alteração das defesas do corpo e presença de inflamação (Proteína C Reativa - PCR);

Quem está com diverticulite pode comer banana?

Quem tem diverticulite precisa adotar uma dieta rica em fibras, frutas e verduras, evitando alimentos com gorduras saturadas, processados e laticínios. No caso das bananas, as maduras são mais difíceis de digerir, então as mais indicadas são as verdes.

Qual Exame de sangue detecta diverticulite?

Solicita-se exames de sangue, como Hemograma Completo, Proteína C Reativa (PCR), Eletrólitos – Sódio e Potássio – e Urina tipo 1., que podem apresentar um aumento de PCR (maior que 50) e leucocitose – aumento do número de leucócitos, com Urina 1 normal.

Qual o melhor Antiflamatorio para diverticulite?

segundo alguns especialistas, o uso constante de medicamentos como esteroides, opioides e anti-inflamatórios, como ibuprofeno e naproxeno. Veja as recomendações de prevenção da gastroenterologista Elaine Moreira.

Como fica a barriga de quem tem diverticulite?

A diverticulite pode causar sintomas como dor na parte inferior esquerda do abdome, náusea, vômitos, perda de apetite, inchaço na barriga, diarreia ou prisão de ventre e febre.

Quando a diverticulite é preocupante?

Diverticulite grave: normalmente vem acompanhada de febre alta, dor abdominal intensa e incapacidade do paciente se alimentar. Nesses casos, é comum ocorrer a hospitalização, pois pode ocorrer o desenvolvimento de complicações como fístulas (perfurações no intestino).

Quem tem diverticulite tem muitos gases?

Quais os sintomas de Diverticulite Aguda? A maioria dos casos de doença diverticular são pouco sintomáticos, com cólicas e gases que pioram na dependência da alimentação.

Quem tem diverticulite tem dificuldade de evacuar?

Sintomas da diverticulite

dificuldade para evacuar (constipação); náusea e episódios de vômito; presença de sangue nas fezes ou sangramento retal; ocorrência de fístulas.

Quem tem diverticulite pode fazer a colonoscopia?

Após uma crise de Diverticulite aguda, pode ser necessário realizar uma colonoscopia no caso do paciente não ter realizado este exame recentemente. A recomendação é fazer 6 semanas após a fase aguda.

Quem está com diverticulite pode comer ovo?

Não há nenhum problema em consumir ovo cozido em pacientes com diverticulite. No entanto, há de se moderar a quantidade de consumo por refeição devido a presença de radicais de enxofre que podem aumentar a flatulência.

Quem tem diverticulite pode comer arroz e feijão?

O clássico arroz com feijão é uma excelente combinação e pode ser associado a saladas e carnes com baixo teor de gordura saturada. Além disso, as fibras também devem estar presentes na dieta para diverticulite, mas não de forma exagerada.

Quem tem diverticulite pode comer pão francês?

Alimentação para diverticulite e diverticulose

Fibras: dê preferência para alimentos integrais, como o arroz, pães e massas.

Qual fruta é boa para quem tem diverticulite?

Frutas: principalmente frutas com bagaço e com a casca comestível. Exemplo: laranja, maçã, mexerica. Integrais: pão integral, farelos (aveia, trigo), arroz integral.

Qual a melhor alimentação para quem tem diverticulite?

Pode ser consumido também arroz, iorgurte natural e gelatina sem açúcar. Conforme vai evoluindo bem, deve-se ir progredindo para arroz branco bem cozido, purê de batata, macarrão, biscoitos sem fibras, ovos, peixes e laticínios.

Artigo anterior
Porque o Banco do Brasil e sustentável?
Artigo seguinte
Qual o nome que significa prosperidade?