O que fazer para desinchar a glândula de Bartholin?

Perguntado por: Mafalda Nascimento de Amorim  |  Última atualização: 3. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (27 avaliações)

O tratamento da glândula de Bartholin inflamada com sintomas deve ser orientado pelo ginecologista, mas geralmente é feito com remédios anti-inflamatórios e analgésicos e, quando há infecção, com antibióticos e banhos de assento com água quente para aliviar a inflamação e eliminar o pus.

Como desinchar a bartolinite?

A melhor forma de tratamento caseira para a inflamação da glândula de Bartholin é a realização de um banho de assento com água morna a 35ºC por 15 minutos, pelo menos 3 a 4 vezes por dia.

O que causa o inchaço da glândula de Bartholin?

Causa: Doença sexualmente transmissível. Prevenção: Práticas sexuais mais seguras e uma boa higiene pessoal podem diminuir o risco. Sintomas: Os microrganismos que mais comumente causam a infecção que leva ao abscesso da glândula de Bartholin são: bactérias E. coli, gonococos, estafilococos e estreptococos.

Como esvaziar a glândula de Bartholin?

Os mais indicados para o tratamento da glândula de Bartholin são cefalexina ou ciprofloxacino. Além de tratamento farmacológico, o quadro infeccioso requer drenagem cirúrgica. O procedimento, realizado com anestesia local, consiste em uma pequena incisão para a remoção do líquido acumulado.

Como fazer a bartolinite estourar?

O procedimento consiste na drenagem da glândula de bartholin, por meio de um cateter que fica na paciente por cerca de 6 semanas, para que o muco possa ser drenado de forma segura e eficiente.

Saúde - Como tratar a inflamação da glândula de Bartholin

30 questões relacionadas encontradas

Como furar a glândula de Bartholin em casa?

A drenagem ou marsupialização da glândula de Bartholin é um procedimento médico, que não deve ser realizado em casa. Eventualmente pode ser necessário associar um tratamento com antibióticos juntamente com a drenagem da glândula. Procure seja ginecologista para avaliar o melhor tratamento para o seu caso.

Pode furar a bartolinite?

Não faz parte do tratamento da bartholinite ou do cisto de Bartholin aguardar a drenagem espontanea da glandula ou "furar" a glandula. Esse tratamento pode fazer com que o seu problema de saúde retorne.

Como fazer o pus sair sozinho?

Como limpar o pus
  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Como estimular as Glandulas de Bartholin?

Os pequenos quistos indolores da glândula de Bartholin poderão ser tratados, em casa, apenas com banhos de assento com água quente ou com a aplicação local de compressas quentes porque promovem a desobstrução e drenagem da glândula.

Quantos dias dura o cisto de Bartholin?

Na imensa maioria dos casos, o cisto desaparece espontaneamente após alguns dias. Se o cisto crescer muito e estiver causando algum desconforto, seja físico ou estético, ele pode ser drenado através de uma pequena incisão.

Como saber si lá glândula de Bartholin está infectada?

Sintomas de cistos da glândula de Bartholin

É possível que a mulher note um caroço indolor perto da abertura da vagina, fazendo com que a vulva fique com uma aparência torta. Caso o cisto fique infectado (formando um abscesso), ele causa dor intensa e, às vezes, febre. Os abscessos são sensíveis ao toque.

Quais os riscos da Bartolinite?

Os riscos são muito baixos. Mas não existe ausência de risco. Eventos associados ao procedimento como alergia a antibióticos e anestésicos podem ocorrer. Discuta o seu risco com o seu médico e comparece os riscos e benefícios de fazer a cirurgia.

Quando a Bartolinite estoura sozinha?

Sim. Você deve procurar o seu médico. Ele irá avaliar sinais infecciosos, a presença de infecção, a necessidade de antibióticos, o tempo de abstinência sexual necessário para correta cicatrização e a necessidade algum procedimento cirúrgico adicional. Agende a sua consulta.

Como fazer compressa quente para Bartolinite?

Como fazer uma compressa úmida quente:
  1. Pegue uma toalha pequena e uma tigela grande e, em seguida, execute as seguintes etapas:
  2. Encha a tigela com água quente, mas não escaldante, ao toque.
  3. Molhe a toalha na água quente, torcendo o excesso.
  4. Dobre a toalha em um quadrado e aplique na área que está com dor.

O que fazer para obter lubrificação vaginal?

Como melhorar a lubrificação feminina
  1. Cremes para secura vaginal. Os cremes para a falta de lubrificação feminina geralmente são a primeira opção de tratamento recomendada pelo ginecologista, e existem dos tipos diferentes: ...
  2. Comprimidos de estrogênio. ...
  3. Suplementos alimentares. ...
  4. Dieta com fitoestrogênios.

Porque não consigo ficar lubrificada?

A falta de lubrificação não é um fenômeno exclusivo da menopausa. Ela pode ocorrer em qualquer idade e pode estar relacionada a muitas variáveis, como um tempo curto de preliminares, medos, insegurança, dor, dúvidas, baixa autoestima, entre outras.

O que é bom para puxar inflamação?

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações
  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.

Tem que tirar o pus?

O que fazer quando o ferimento tem pus ou secreção amarelada? A saída de pus ou de secreção amarelada é forte indicador que o ferimento está infectado por bactérias. Nesse caso, é preciso manter os cuidados de limpeza e tratar a infecção com uma pomada antibiótica para matar as bactérias causadoras da infecção.

O que é bom para puxar infecção?

3 Remédios caseiros para curar um Abscesso mais rápido
  1. Seiva de babosa. Um bom remédio caseiro para abscesso, que é uma ferida com pus, é limpar a região com água limpa e sabão neutro e aplicar uma compressa de seiva de babosa porque ela é um ótimo cicatrizante natural. ...
  2. Cataplasma de ervas. ...
  3. Chá de calêndula.

Como tirar o pus da glândula de Bartholin?

Como é feito o tratamento

O tratamento da glândula de Bartholin inflamada com sintomas deve ser orientado pelo ginecologista, mas geralmente é feito com remédios anti-inflamatórios e analgésicos e, quando há infecção, com antibióticos e banhos de assento com água quente para aliviar a inflamação e eliminar o pus.

Pode ter relação com cisto de Bartholin?

O cisto de Bartholin pode trazer incomodo nas relações sexuais e nas atividades de vida diárias. No entanto, elas não contra-indicam a sua atividade sexual.

É normal sair sangue da Bartolinite?

Nas duas formas o sangramento (em pequena quantidade) é comum, já que foi feito um pequeno corte ou um furo. O inchaço também ainda também pode acontecer pois além da inflamação, provalvemente ainda pode ter ficado alguma quantidade de pus no local.

Qual o melhor antibiótico para bartolinite?

No processo inflamatório inicial da Bartolinite estão indicados antibióticos cujo uso se estende por 14 dias e que podem ser escolhidos entre Doxiciclina (100mg VO 12/12h), Ofloxacina (400mg VO 12/12h), Levofloxacina (500mg VO 12/12h) ou Metronidazol (400mg VO 12/12h). Cistos assintomáticos não requerem tratamento.

Quanto tempo leva para desinchar a glândula de Bartholin?

Geralmente com 1 mês já está praticamente cicatrizado e normal.

Quanto tempo demora para desinchar a glândula?

Em muitos casos, a inflamação desaparece sozinha em cerca de duas semanas. Entretanto, quando estes sintomas são persistentes, é essencial consultar um médico especialistas para fazer o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

Artigo anterior
O que é um valor absoluto?
Artigo seguinte
O que é corpo idealizado?