O que faz parte do kit de embreagem?

Perguntado por: Vasco Benjamim Oliveira Nogueira Azevedo  |  Última atualização: 6. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (33 avaliações)

Três partes compõem o sistema: O rolamento da embreagem, o platô (formado pela carcaça, pela placa de pressão e pela mola membrana) e o disco de embreagem. FUNCIONAMENTO: Ao pisar no pedal de embreagem ocorre o fenômeno de liberação do disco dentro da caixa de câmbio.

O que vem em um kit de embreagem?

O kit de embreagem é um conjunto de peças, localizado entre o motor e a caixa de câmbio do veículo. Essas peças têm a função de levar a força produzida pelo motor para a caixa de câmbio que, por sua vez, será transmitida para as rodas do veículo.

O que faz parte do sistema de embreagem?

As principais peças do sistema de embreagem incluem o disco de embreagem, o platô, o volante do motor, o rolamento da embreagem, o cabo ou cilindro mestre e o cabo ou cilindro escravo, dependendo do tipo de sistema (mecânico ou hidráulico).

O que danifica o kit de embreagem?

O que danifica e desgasta o kit de embreagem do veículo

Falta de lubrificação do rolamento devido a entrada de água no sistema. Arranque de carro em segunda marcha. Troca de marcha sem ter a velocidade correta. Utilizar a embreagem com o freio em uma rampa.

O que segura o disco de embreagem?

Luva guia. É uma bucha que fica no eixo piloto da embreagem, e é responsável por manter o disco de embreagem alinhado com o volante do motor.

Embreagem com problemas? TRÊS sintomas claros disso!

25 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando acaba o disco de embreagem?

Embreagem ruim perde potência

Quando a peça está ruim, o carro fica mais fraco, e isso pode ser consequência dos danos no disco do sistema, o que desregula o volante do motor.

Como saber se o disco de embreagem está com problema?

Começamos justamente pela embreagem e a transmissão.
  1. Embreagem dura. Isso é um dos mais clássicos sinais de que a embreagem vai dar problema. ...
  2. Pedal de embreagem sem folga. ...
  3. Pedal de embreagem trepidando. ...
  4. Pedal de embreagem barulhento. ...
  5. Marcha arranhando. ...
  6. Câmbio fantasma. ...
  7. Câmbio se movimenta sozinho. ...
  8. Carro “patinando”

Qual a vida útil do kit de embreagem?

A durabilidade de um kit de embreagem depende de diversos fatores, como a condição da via, modo de condução e se o uso é severo (urbano) ou não. De maneira geral um kit de embreagem pode durar em média de 60 mil até 80 mil quilômetros rodados.

Quanto custa para trocar a embreagem do carro?

De toda maneira, podemos adiantar que uma manutenção preventiva com troca de kit de embreagem (disco e platô), rolamentos e cabo flexível, limpeza e engraxamento, normalmente custará entre 200 e 400 reais de mão de obra, mais 300 a mil reais em peças.

Quando é hora de trocar a embreagem?

A durabilidade da embreagem do carro varia bastante de acordo com o perfil de uso do veículo. Naqueles que rodam bastante na cidade, o componente costuma durar entre 50 e 100 mil km. Já nos veículos de uso rodoviário, é bem comum que carros com mais de 150 mil km no hodômetro ainda estejam com o conjunto de fábrica.

O que deve ser feito para aumentar a vida útil da embreagem?

Como aumentar a durabilidade da embreagem?
  1. Não fique com o pé apoiado no pedal. ...
  2. Evite trocas ríspidas de marcha. ...
  3. Use o freio de mão corretamente. ...
  4. Sincronize o acelerador e a embreagem. ...
  5. Siga as informações do manual. ...
  6. Cuidado com os automatizados.

Quando o pedal da embreagem não volta?

Verifique o nível de fluido no reservatório

As embreagens acionadas por sistema seco, sem auxílio hidráulico possuem um cabo e a redução de seu curso se dá ao desgaste dos componentes como disco e platô. Nesse caso, o pedal enrijece e o acionamento fica cada vez mais difícil.

Tem que pisar na embreagem para frear?

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

Qual é a função do atuador da embreagem?

O papel dos Atuadores é promover o acionamento da embreagem para engatar as marchas através da liberação do disco de embreagem sendo acionado através do platô de embreagem. O sistema de acionamento vai desmultiplicando o curso para liberar a embreagem e multiplicando a força para acioná-la.

Quanto custa a mão de obra para trocar um kit de embreagem?

O custo da mão de obra para trocar a embreagem depende de todos os fatores citados anteriormente. Dessa forma, podemos dizer que ele varia bastante de R$ 400 a R$ 800 para carros populares, chegando a mais de R$ 5 mil em carros de luxo e esportivos.

Quando troca a embreagem tem que trocar o óleo?

⚠️ Presta atenção! Quando for trocar o disco de embreagem, você tem. que trocar o óleo independente se trocou.

É necessário trocar o atuador com o kit de embreagem?

O atuador de embreagem, como muitas peças automotivas, pode ter sua vida útil aumentada ou reduzida devido a uma série de fatores: hábitos do condutor, procedência do produto e práticas do mecânico responsável. Em geral, a duração média do componente é de 60 mil a 80 mil quilômetros rodados.

Quanto tempo o mecânico leva para trocar uma embreagem?

Quanto Tempo Demora para Arrumar a Embreagem? O tempo necessário para consertar um problema na embreagem pode variar bastante. Geralmente, a reparação pode levar de algumas horas a um dia inteiro de trabalho na oficina.

Quanto tempo leva para trocar um kit de embreagem?

O fato é que os fabricantes estimam a vida útil de cada sistema de seus veículos, e o kit de embreagem pode durar entre 60 mil e 100 mil km rodados.

Pode andar com a embreagem ruim?

Conduzir com o pé na embreagem pode prejudicar a dirigibilidade do veículo. A pressão constante no pedal pode resultar em trocas de marcha imprecisas, trancos e dificuldade em controlar o automóvel. Esses fatores aumentam o risco de acidentes, colocando em perigo tanto o motorista quanto os outros usuários das vias.

Qual o barulho que faz quando a embreagem está ruim?

Ruído no câmbio

Se você ouve um barulho de grilo oriundo da alavanca do câmbio que some quando você pisa na embreagem, fique atento. O defeito provavelmente está na falta de lubrificação do rolamento, peça responsável por ativar o platô.

Porque quando piso na embreagem faz um barulho?

O ruído é provocado, quando o carro está em ponto morto, por engrenagens lá na caixa de marchas que encostam umas nas outras.

Quando piso na embreagem faz um barulho estranho?

Se você notar o ruído da sua embreagem quando solta o pedal, as chances são boas de que o rolamento está falhando e precisará ser substituído. Se você notar ruído quando pressiona o pedal da embreagem, o culpado mais provável é o rolamento piloto, que precisará ser substituído.

O que vem primeiro freio ou embreagem?

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Qual o jeito certo de frear o carro?

Como frear o carro: 5 dicas para praticar uma direção segura
  1. Mantenha as manutenções preventivas em dia. ...
  2. Sempre mantenha uma distância razoável do veículo à frente. ...
  3. Preste atenção às curvas. ...
  4. Sempre esteja atento aos limites de velocidade. ...
  5. Veja se o seu veículo tem sistema ABS ou não.

Artigo anterior
O que é curso de NR 33?
Artigo seguinte
Qual é a evolução final do Pikachu?