Porque o ácido acetilsalicílico e pouco solúvel em água?

Perguntado por: Marcos Cruz Rocha  |  Última atualização: 23. Dezember 2024
Pontuação: 4.3/5 (47 avaliações)

Em estado puro o ácido acetilsalicílico é um pó cristalino branco ou incolor, pouco solúvel em água e facilmente solúvel em álcool e éter. Isso se deve ao fato de a água ser mais polar que o etanol e a aspirina, e estes últimos possuírem polaridade semelhante (MACÊDO et al., 2010).

Qual a solubilidade do ácido acetilsalicílico?

Solubilidade: Pouco solúvel em água Muito solúvel em etanol (96% solúvel). 10 – Estabilidade e Reatividade: Estabilidade química: Estável em condições normais de manuseio. Reatividade: Estável em condições normais de manuseio.

Como diluir ácido salicílico em água?

É pouco solúvel em água e muito solúvel em solventes polares orgânicos, como etanol. De acordo com STRAKOSCH, E. A. (1943) uma parte de ácido salicílico se dissolve em 13 partes de água fervente, em 444 partes de água fria (15º C), em 500 partes de água a 20ºC, em 60 partes de glicerina e em 45 partes de óleo de oliva.

Porque é utilizado uma solução água etanol para dissolução dos comprimidos de AAS?

O AAS é praticamente insolúvel em água, mas solúvel em etanol, razão pela qual se utiliza a mistura água/etanol na sua dissolução.

Quais as três principais propriedades do ácido acetilsalicílico?

O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo dos fármacos anti-inflamatórios não-esteroides, com propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. Seu mecanismo de ação baseia-se na inibição irreversível das enzimas ciclooxigenase, envolvidas na síntese das prostaglandinas.

QUÍMICA ENEM PPL 2020! "O propranolol é um fármaco pouco solúvel em água utilizado no tratamento..."

33 questões relacionadas encontradas

Qual a principal função do ácido acetilsalicílico?

Ácido acetilsalicílico está indicado para: O alívio sintomático de dores de intensidade leve a moderada, como dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, dor menstrual, dor muscular, dor nas articulações, dor nas costas, dor da artrite; O alívio sintomático da dor e da febre nos resfriados ou gripes.

Qual o princípio ativo do ácido acetilsalicílico?

Aspirina® contém a substância ativa ácido acetilsalicílico, que pertence ao grupo de substâncias anti-inflamatórias não-esteroides, com propriedades anti-inflamatória (atua na inflamação), analgésica (atua na dor) e antitérmica (atua na febre).

Por que a solubilidade em água é um fator importante na ação dos fármacos?

Esta propriedade é muito importante na concepção de fármacos pois a solubilidade em água é um fator primordial na absorção, distribuição no organismo e excreção urinária.

Que tipo de reação se verifica na obtenção da Aspirina?

Assim, o AAS, princípio ativo da aspirina, é atualmente produzido sinteticamente através de uma reação nucleofílica acílica, também chamada de reação de esterificação.

Como dissolver AAS?

Deve-se mastigar os comprimidos antes de tomar água, para que a medicação chegue mais depressa à corrente sanguínea e seu efeito seja mais rápido. Um outro alerta também é importante: o AAS deve ser evitado pelos alérgicos ou hipersensíveis ao medicamento.

Pode dissolver AAS?

AAS deve ser ingerido de preferência após as refeições ou com um pouco de leite. O comprimido INFANTIL (100 mg de ácido acetilsalicílico) deve ser colocado na boca e deixado dissolver.

Pode misturar ácido com água?

Quando o ácido se dissolve em água, ocorre uma. grande liberação de calor, que faz a quantidade de. calor da mistura aumentar.

O que significa ácido acetilsalicílico?

Disponível desde o início dos anos 1900, o ácido acetilsalicílico é um dos medicamentos mais usados do mundo para o controle da dor e da febre. Um de seus componentes, o salicilato, deriva do salgueiro, e suas propriedades já eram conhecidas há 4.000 anos.

O que substitui o ácido acetilsalicílico?

Alguns exemplos são Dormec, Melhoral, AS-Med e Bufferin.

Onde o ácido acetilsalicílico é absorvido?

Após a administração oral, o ácido acetilsalicílico é rapidamente e completamente absorvido no trato gastrointestinal, dependendo dos alimentos, álcool e pH gástrico.

Qual o ácido mais forte pH?

Ácido fluorantimônico, de fórmula molecular HSbF6, é o mais forte superácido conhecido.

Qual é a matéria prima do ácido salicílico?

O ácido salicílico, presente nas folhas do salgueiro (SALIX), tem sido utilizado pela humanidade há pelo menos 2400 anos, sendo considerado um hidroxiácido de fundamental importância para a melhora da aparência da pele envelhecida.

Qual o efeito do ácido salicílico?

“O ácido salicílico tem ação esfoliante, anti-seborréico, anti-microbiano e anti-inflamatório. Por isso ele é usado em diferentes indicações, seja para peles ressecadas, com acne ou peles oleosas. Ele apresenta benefícios para todos esses tipos de pele”.

O que influencia na solubilidade?

A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão às quais o sistema é submetido. É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.

Qual é a substância mais solúvel em água?

Existem compostos que se misturam com a água em qualquer proporção,por exemplo, etanol ou glicerina. Usando o etanol, você pode ter 0,1%; 5%, 10%, 20%, 30%, 40%, 50%, 60%, 70%, 80%, 90%, 99,999% dele na água, já que a solubilidade é infinita. Então esses compostos empatariam como os mais solúveis na água.

O que não é solúvel em água?

Insolúveis: aqueles não se dissolvem no solvente. A areia (soluto), por exemplo, é insolúvel na água.

Qual o nome popular do ácido acetilsalicílico?

Medicamento Medicamento de Referência: de Referência: de Referência: Aspirina®, Apirina Buffered®, Aspirina Prevent®, Bufferin Cardio®. Medicamentos Similares: Medicamentos Similares: Melhoral infantil®, Somalgin®. Medicamentos Genéricos: Medicamentos Genéricos: ácido acetilsalicílico.

Qual a diferença entre o AAS e Aspirina?

O ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido como aspirina, é utilizado para prevenir o infarto, a doença vascular periférica ou o acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, o uso constante e diário da aspirina costuma provocar complicações gastrointestinais nestes pacientes.

Qual a diferença de ácido acetilsalicílico?

Não há diferença entre o AAS e a Aspirina, são o mesmo medicamento, com a mesma ação e efeito. Às vezes ocorre de vir acompanhado de outro nome, como AAS Protect, é o AAS que recebe uma substância para proteger o estômago, já que o AAS "irrita" o estômgo.

Artigo anterior
Quando eu posso começar um mestrado?
Artigo seguinte
Como saber se meu celular vai funcionar no Canadá?