O que faz o relator de um processo?

Perguntado por: Afonso Joaquim de Pacheco  |  Última atualização: 28. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)

O relator é um membro da comissão, designado pelo respectivo presidente para elaborar parecer, no prazo de cinco dias úteis, sobre o projeto de lei. O parecer é discutido e votado pela comissão e, se for aprovado, torna-se o parecer dela.

Qual a diferença entre juiz e relator?

Quando o recurso ordinário chega ao Tribunal, ele é distribuído, por sorteio, a um juiz do Tribunal, isto é um desembargador. Este desembargador fica responsável pela análise do processo e é chamado de RELATOR, pois ele relatará aos colegas o que está sendo alegado no recurso.

O que é um relator de um tribunal?

O relator desempenha função essencial na elaboração do acórdão. Conforme o próprio nome faz supor, ele é o julgador que elabora o relatório do julgado, isto é, compulsa os autos e indica os movimentos ocorridos no processo em sua ordem cronológica.

Quais são as atribuições do relator?

Incumbe ao relator: I - dirigir e ordenar o processo no tribunal, inclusive em relação à produção de prova, bem como, quando for o caso, homologar autocomposição das partes; II - apreciar o pedido de tutela provisória nos recursos e nos processos de competência originária do tribunal...

O que o desembargador-relator faz?

Desembargador Relator • Proferir relatório e voto; • redigir o acórdão, se o seu voto for o vencedor. Desembargador Revisor • Proferir voto; • redigir o acórdão, se o seu voto for o vencedor. Desembargador Vogal • Votar nos processos em que for designado para tal, segundo a ordem de antiguidade.

CONTA AÍ: RELATOR DO PROCESSO

24 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo o processo fica com o relator?

O relator é designado por sorteio e tem prazo de 30 dias para examinar o processo e encaminhá-lo ao revisor.

Qual a diferença entre relator e desembargador?

Juiz relator é o membro de um tribunal (geralmente chamados de desembargadores ou, em tribunais superiores , como o STF, STJ, STM, TST e TSE, chamados de ministros) que é o responsável por analisar precipuamente um processo , sendo de sua competência apresentar o relatório (resumo sobre o que ocorreu no processo) e o ...

Como se chama a decisão do relator?

Acórdão é o julgamento colegiado proferido pelos tribunais.

Qual recurso contra decisão do relator?

O agravo interno é o recurso interposto contra decisões monocráticas proferidas por relatores dos Tribunais. Seu objetivo é fazer com que essa decisão seja reanalisada pelo órgão colegiado do mesmo Tribunal.

Em que casos o relator pode decidir monocraticamente o processo?

36, § 6º, do Regimento Interno do TSE permitem ao relator decidir monocraticamente quando o recurso for manifestamente inadmissível, improcedente, prejudicado ou estiver em confronto com súmula ou com jurisprudência dominante do respectivo tribunal, do Supremo Tribunal Federal ou de Tribunal Superior.

O que quer dizer concluso para o relator?

Quando uma ação judicial é "conclusa ao relator", significa que o processo foi encaminhado para o relator, que é o juiz responsável por analisar e tomar decisões sobre o caso. Essa expressão é comumente utilizada no âmbito do Poder Judiciário.

O que acontece depois do voto do relator?

Após as palavras do relator, o presidente da Corte toma o voto dos demais ministros. A votação se dará sempre nesta ordem: ministros do STF, do STJ e da classe dos advogados, mudando-se a precedência dos votos a depender do relator. O presidente sempre vota por último.

O que significa o voto do relator?

Voto do Relator – voto proferido pelo Conselheiro que exerceu a função de Relator do processo. Voto Vista – voto proferido pelo integrante do Tribunal que realizou pedido de vista do caso.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Cada Tribunal possui um site oficial, onde é possível consultar informações sobre processos judiciais. No site, é possível encontrar informações como número do processo, valor da causa, andamento processual, entre outras.

Qual é o prazo para o juiz dar a sentença?

Não há um prazo fixo estabelecido em lei para que o juiz profira a sentença, porém, segundo o Artigo 226 do CPC, o magistrado deve proferir a sentença em até 30 dias após a conclusão dos autos.

Quando o juiz dá a sentença quanto tempo demora para receber?

Depois de publicada a sentença, a empresa processada deve pagar a causa trabalhista de 48 horas até 15 dias úteis. Logo, em média, após a sentença, a parte vencedora espera receber os valores de sua causa trabalhista nesse intervalo de tempo.

Quando o relator pode negar seguimento ao recurso?

557. O relator negará seguimento a recurso manifestamente inadmissível, improcedente, prejudicado ou em confronto com súmula ou com jurisprudência dominante do respectivo tribunal, do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior.

Em quais situações o relator poderá dar provimento ao recurso?

De acordo com a Súmula nº 568, aprovada em 16 de março de 2016 (dois dias antes da entrada em vigor do CPC): “O relator, monocraticamente e no Superior Tribunal de Justiça, poderá dar ou negar provimento ao recurso quando houver entendimento dominante acerca do tema”.

Como se dirigir ao desembargador relator?

Excelentíssimo Senhor Desembargador Relator, Tenho a Honra de Dirigir em Todos os documentos.

O que significa conclusão ao relator para despacho decisão?

Concluso para despacho é um termo jurídico muito usado e quer dizer que o processo encontra-se pronto em uma determinada fase e está com o juiz e ele vai determinar qual o próximo passo, ou seja, qual a movimentação administrativa que o processo deva seguir e ser encaminhado de forma correta para que o mesmo chegue ao ...

O que é conclusão ao relator para despacho decisão?

A conclusão dos autos nada mais é do que o ato de enviar o processo ao magistrado para que profira algum ato, seja um simples despacho de andamento, uma decisão processual (interlocutória, liminar, por exemplo) ou a sentença.

Quais as chances de ganhar na segunda instância?

Quais as chances de ganhar um processo em segunda instância? A saber, se depois da segunda instância, o caso for para o STF ou o STJ, a probabilidade de haver mudança na decisão é de 37%, segundo um estudo da Folha de São Paulo.

Quem tem mais poder o juiz ou desembargador?

Os desembargadores atuam nos Tribunais de Justiça Estaduais (e também do Distrito Federal) e estão acima dos juízes de primeira instância. Porém, existem pessoas acima do desembargador, que são os juízes do Superior Tribunal de Justiça.

O que vem depois da decisão?

Sentença, decisão interlocutória, despacho e acórdão.

Quando não cabe mais recurso no processo?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

Artigo anterior
Quantos seguidores tinha Mirella antes da fazenda?
Artigo seguinte
Como saber se o coração acelerado e ansiedade?