Quais são as 3 classes de cnidários?

Perguntado por: Érica Victória de Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)

As principais classes dos cnidários são:
  • Hydrozoa - hidras e caravelas;
  • Scyphozoa - águas -vivas.
  • Anthozoa - anêmonas e corais; e.
  • Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.

Quais são as três classes de cnidários?

O filo Cnidaria pode ser categorizado em quatro classes: Hydrozoa, Scyphozoa, Cubozoa e Anthozoa.
  • Classe Hydrozoa - Os hidrozoários têm a forma de pólipos e medusas, por isso têm várias formas e ciclos de vida diferentes. ...
  • Classe Scyphozoa - Os principais representantes dessa classe são as águas-vivas.

Que espécies são classificadas nos cnidários?

Os cnidários são divididos em quatro classes: Anthozoa, Hydrozoa, Scyphozoa e Cubozoa.

Quais são os principais representantes dos cnidários?

Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos.

São representantes do Filo cnidários exceto?

3) Todos estes animais são exemplos de cnidários, exceto: a) água-viva. b) coral. c) caravela-portuguesa.

CNIDÁRIOS - REINO ANIMALIA - ZOOLOGIA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

31 questões relacionadas encontradas

O que são os Cnidoblastos?

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.

Qual a classificação dos cnidários Cite exemplos?

As principais classes dos cnidários são:
  • Hydrozoa - hidras e caravelas;
  • Scyphozoa - águas -vivas.
  • Anthozoa - anêmonas e corais; e.
  • Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.

Quais os tipos de reprodução dos cnidários?

Reprodução dos cnidários

Os cnidários são animais que podem reproduzir-se de maneira sexuada e assexuada. Em algumas espécies, é possível observar a alternância de gerações ou metagênese, na qual, em uma fase do ciclo, um organismo comporta-se como pólipo assexuado, e, em outra, como medusa sexuada.

Quais são os dois tipos morfológicos dos cnidários e quais são as suas diferenças?

No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).

O que é pólipos e medusas?

Pólipo é um tipo morfológico representante do filo cnidaria. Os membros deste filo são classificados em duas formas estruturais distintas: as medusas, que são de vida livre, e os pólipos, dos quais a grande maioria vive fixa em substratos (sésseis) como rochas e conchas.

Quais são as variações morfológicas dos cnidários?

A estrutura corporal dos cnidários apresenta duas variações: o pólipo e a medusa. Alguns cnidários passam toda a sua vida como apenas uma forma, ou seja, sendo pólipo ou medusa. Algumas espécies, no entanto, apresentam um estágio polipoide e outro medusoide durante o ciclo de vida.

Quais são as principais características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Quais as principais diferenças entre poríferos e cnidários?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

O que é reprodução do brotamento?

Brotamento: como o nome sugere, verifica-se o crescimento de um broto no corpo do ser vivo. Esse broto pode soltar-se do indivíduo e gerar outro indivíduo independente ou permanecer ligado, formando colônias. Cnidários, fungos e vegetais apresentam essa forma de reprodução.

Quais são os tipos de reprodução dos Poriferos?

As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação. O brotamento consiste na formação de um broto no corpo do animal, que, posteriormente, desprende-se do corpo da esponja-mãe, dando origem a uma nova esponja.

Como é a reprodução de corais?

Os corais reproduzem-se, como qualquer animal, de forma sexual. Há pólipos masculinos que produzem jogos masculinos (espermatozoides) e pólipos fêmeas que produzem jogos femininos (ovos). Os corais que vivem em colónias, podem ter machos e fêmeas na mesma colónia, então diz-se que o coral é hermafrodita.

O que são Cifozoários dê exemplos?

Os cifozoários mais comuns incluem Aurélia sp (a geleia lua) e Cyanea sp. Os cnidários da classe scyphozoa vivem em todos os oceanos, do Ártico às águas tropicais. Alguns habitam o mar profundo, mas a maioria vive perto das águas costeiras.

O que são antozoários exemplo?

São todos animais marinhos que se encontram fixos ao solo tanto em mares polares como em mares tropicais. Apresentam grande variação no tamanho e podem ser solitários ou coloniais. Muitas formas são suportadas por esqueletos. São exemplo de antozoários as anémonas e os corais.

É correto afirmar sobre os cnidários?

(G1 - ifce 2016) Sobre os cnidários, é correto afirmar que a) sua digestão é exclusivamente intracelular. b) os tipos morfológicos denominados pólipos são considerados livre-natantes. c) os principais representantes são as medusas e as esponjas. d) possuem uma célula especial denominada coanócito.

Qual é a função do cnidócito?

Tem ação neurotóxica e é capaz de paralisar os animais que entram em contato com ela. O cnidócito é uma importante célula tanto para defesa quanto a alimentação dos cnidários. O veneno presente no interior dessas células pode ser bastante perigoso para o homem.

Para que serve o cnidócito?

Assim, os cnidócitos servem para a captura de alimentos ou para a defesa do animal. Quando uma presa é capturada, ela é levada até a boca do animal e chega até a cavidade digestória.

Qual grupo de animais possui os cnidoblastos?

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.

Quais as características dos poríferos e dos cnidários?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.

O que os cnidários têm que os poríferos não tem?

Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (poros inalantes ou óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água de percorrer a cavidade central do corpo. Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor).

Como você diferencia um Porífero de um Celenterado?

Possuem tecidos, mas não apresentam órgãos nem sistemas; são animais exclusivamente aquáticos. Os celenterados surgiram provavelmente entre 1 bilhão e 800 milhões de anos atrás, depois dos poríferos, portanto. Ao contrário dos poríferos, os celenterados apresentam cavidade digestiva.

Artigo anterior
Quais os benefícios da pomada Azelan?
Artigo seguinte
Qual é a personagem mais odiada de Naruto?