O que faz a placenta ficar baixa?

Perguntado por: Eduardo Rafael de Tavares  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (5 avaliações)

A placenta prévia, também conhecida como placenta de inserção baixa, é uma complicação da gravidez causada pelo posicionamento da placenta, que se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente o colo do útero.

Quais as causas da placenta baixa?

As causas da placenta marginal não são conhecidas, mas alguns possíveis fatores de risco consistem em: já ter tido um bebê ter passado por uma cirurgia ou outro procedimento que tenha deixado uma cicatriz em seu útero, como uma cesariana ou remoção de um fibroma uterino. ter tido placenta prévia anteriormente.

O que fazer quando a placenta está baixa?

O tratamento é indicado pelo obstetra, e em caso de placenta prévia com pouco sangramento basta ficar de repouso e evitar relação sexual. No entanto, quando a placenta prévia apresenta sangramento intenso, pode ser necessário ficar internada para avaliação fetal e materna.

Quando a placenta deve subir?

A placenta baixa pode se firmar inicialmente abaixo mas com o passar da gestação e com o crescimento do útero ela sobe e se localiza corretamente. Se até a 20ª semana a placenta ainda apresentar parcialmente prévia ainda há tempo para que ela suba e se localize corretamente.

Que tipo de repouso devo fazer quando estou com a placenta baixa?

A gestante deverá dar uma pausa no trabalho ou em qualquer atividade física que exija muito esforço. O parto vaginal pode ser uma opção inviável quando a placenta não retorna para o local normal, especialmente na placenta prévia total.

Doutor Domingos Responde - Placenta Baixa ou Placenta Prévia

30 questões relacionadas encontradas

Quem está com a placenta baixa pode fazer caminhada?

Ela ressalta que as únicas contraindicações da prática de atividade física são para gestantes com problemas cardíacos, sangramento vaginal, placenta baixa, trabalho de parto prematuro e hipertensão arterial não compensada.

Pode ficar de repouso sentado?

O repouso absoluto é indicado quando há doenças ou condições fisiológicas que impedem a movimentação. Problemas associados à posição do feto ou a doenças crônicas exigem que a gestante fique somente sentada ou deitada. Há casos em que a mulher poderá se locomover apenas para o banho ou as necessidades fisiológicas.

Quando a placenta sobe?

A placenta prévia é caracterizada por um sangramento vaginal indolor geralmente nas últimas 12 semanas de gestação, mas pode acontecer antes. A hemorragia representa risco de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, mas é raro que ocorra morte.

Como saber se a placenta está normal?

No caso da placenta anterior é normal que os movimentos do bebê sejam sentidos mais tarde, enquanto na placenta posterior podem ser sentidos antes. Para saber o local onde se encontra a placenta é necessário fazer uma ecografia, que é realizada pelo ginecologista-obstetra e que faz parte das consultas de pré-natal.

Como fortalecer a placenta?

Por que a saúde da placenta é tão importante
  1. Tenha uma alimentação saudável e balanceada, com muitas frutas, legumes e verduras frescas e poucos alimentos processados, açucarados e fritos.
  2. Exercite-se regularmente durante a gestação para aumentar o suprimento de oxigênio do seu corpo.

Pode ter relação com a placenta baixa?

O sexo na gravidez é contraindicado nas gestações complicadas com placenta prévia, sangramentos, possibilidade de aborto, descolamento de placenta e algumas outras condições. Mas, nesses casos, o médico sempre avisará que o sexo está proibido por alguns meses.

Quanto tempo dura o sangramento de placenta baixa?

Se o sangramento for pequeno, após um período de repouso, a mulher pode voltar às atividades leves do dia a dia. Se o sangramento for recorrente, pode-se optar pela internação e até pela antecipação do parto para preservar a saúde da mãe e do bebê.

Qual a melhor posição da placenta?

É importante lembrar, que a localização da placenta é determinada pelo local onde o zigoto (embrião) se fixa após a fecundação. O melhor local para a fixação do bebê, é a parte baixa e mais macia do endométrio. A fixação determinará se a placenta será baixa, posterior ou anterior.

Quais os riscos de placenta descolada?

Qual é o maior perigo do descolamento de placenta? O descolamento de placenta não é considerado uma emergência médica à toa: o maior perigo, neste caso, é a morte da mãe ou do bebê. E até mesmo quando o parto é realizado, seja por indução ou não, o pós-parto pode também ser complicado, com risco de hemorragia materna.

Qual o grau de placenta ideal para o parto?

Ocorre que como o grau de maturação placentária avança conforme a idade gestacional aumenta, em idades gestacionais mais avançadas a placenta está geralmente mais amadurecida. Assim, próximo ao parto geralmente temos uma placenta grau II ou III.

Como localizar a placenta no ultrassom?

Procurar a área ao redor do saco gestacional

Tanto no primeiro, quanto no segundo ultrassom, ainda é possível identificar o sexo pela posição da placenta. Para isso, basta observar a área brilhante ao redor do saco gestacional, ou seja, o local onde fica o embrião.

Quando a placenta não alimenta o bebê?

Insuficiência placentária.

É quando a placenta não cresce ou funciona adequadamente, isso significa que o bebê não vai receber os nutrientes necessários podendo resultar em falta de desenvolvimento fetal e baixo peso ao nascer. A saúde do bebê e da placenta podem ser detectados por ultra-som antes do parto.

O que quer dizer placenta alta?

Indica que a placenta não tem nenhum sinal de maturidade e que a gestação está bem.

O que pode fazer no repouso relativo?

O repouso relativo durante a gravidez consiste em limitar certas atividades físicas da futura mãe.
  • Evitar carregar peso.
  • Ter cuidado para pegar outros filhos no colo.
  • Limitar as tarefas de limpeza da casa, como levantar colchão, arrastar móveis ou agachar muito.

Como é o repouso para colo do útero curto?

Colo curto

“É possível identificar que o colo é curto antes da gestação ou no começo dela. O repouso é indispensável e, em alguns casos, é necessário fazer a cerclagem uterina, que é uma amarração feita com fios bem fortes no colo do útero para impedir que a dilatação aconteça antes do tempo”, explica o especialista.

Porque grávida não pode varrer?

Se você é uma grávida de baixo risco, está liberada para fazer faxina e arrumação varrer a casa, passar aspirador, limpar o banheiro e a cozinha, lavar e passar roupa... mas com ressalvas. Porém, caso a gestação seja de alto risco, esqueça qualquer esforço: o seu caso é de repouso.

Como melhorar a oxigenação do bebê na barriga?

As práticas mais seguras durante a gravidez
  1. Hidroginástica: movimenta todos os músculos do corpo, sobretudo o assoalho pélvico, o que facilita o parto normal.
  2. Alongamento: como trabalha a oxigenação dos músculos, promove relaxamento e previne dores lombares.

Quais atividades grávidas não podem fazer?

Os principais exercícios que a grávida não pode fazer são:
  1. Atividades de alto risco de queda. ...
  2. Ciclismo off road. ...
  3. Mergulho. ...
  4. Hot yoga e hot pilates. ...
  5. Esportes de contato.

Como é a dor do descolamento de placenta?

A dor provocada pelo descolamento de placenta vai desde um leve desconforto até uma dor intensa, associada a um aumento do tônus uterino (a barriga fica dura). Nos casos em que a placenta apresenta inserção posterior, a dor é na região da coluna lombar.

Como saber se o bebê está do lado esquerdo ou direito?

É menino ou menina? Com o exame de ultrassom em mãos, a gestante deve verificar a posição do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta. Para ser menino, o embrião deve estar fixo do lado direito. Já as meninas ficariam localizadas no lado esquerdo.

Artigo anterior
Qual o pressuposto para a aplicação das medidas de segurança?
Artigo seguinte
Para que serve um laboratório de informática?