O que faz a monensina?

Perguntado por: Jaime Álvaro Neves Mota Maia  |  Última atualização: 15. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (55 avaliações)

A monensina reduz a degradação ruminal de proteína da dieta e diminui o fluxo de proteína microbiana para o intestino delgado e alimento protéico é normalmente mais digestível do que a proteína microbiana.

Qual é a função da monensina?

A monensina aumenta a produção de ácido propiônico no rúmen, o que resulta em decréscimo da proporção do ácido acético, mas sem alterar significativamente a produção de ATP.

Para que serve a monensina no proteinado?

A monensina melhora a eficiência alimentar, pois seleciona as bactérias produtoras de ácido succínico e propiônico e inibe as produtoras de ácido acético, lático, butírico, fórmico e H2 assim, altera o padrão de fermentação dos alimentos (MORAIS et al., 2006).

Qual a diferença entre monensina e virginiamicina?

A monensina age selecionando bactérias gram-negativas, ou seja, atua inibindo as gram-positivas. Por outro lado, a virginiamicina é um antibiótico não ionóforo, possuíndo dois peptídeos chamados de fator M e S. Atua inibindo a síntese proteica de bactérias, principalemente as gram-positivas, levando a bactéria a morte.

Para que serve a Narasina?

A narasina é um ionóforo capaz de fazer controle microbiológio no ambiente ruminal.

Este é o grande papel da MONENSINA na alimentação de vacas de leite

15 questões relacionadas encontradas

Qual a dosagem de monensina para bovinos?

Sendo assim, essa meta-análise concluiu que a dose ótima de suplementação de monensina seria de 16 mg/kg/MS, colocando esse valor em números práticos, de acordo com estimativas feitas pelo NASEM (2021), uma vaca Holandesa plurípara, com 700 kg de peso corporal, produzindo 35 kg de leite/dia aos 150 dias em lactação, ...

O que é narasina para bovinos?

Suplemento mineral indicado para bovinos de corte mantidos em pastagens verdes. Contém narasina, que é um aditivo promotor de eficiência alimentar.

O que a monensina causa em equinos?

Patogenia da intoxicação por ionóforos em equinos

Quando há toxicidade causada pela monensina, o aumento da concentração de íons Na+ intracelular e consequente ativação da bomba de Na+/K+, acarreta aumento de Ca2+ intracelular, devido a troca de Na+ por Ca2+.

Como age a virginiamicina?

A virginiamicina é um antibiótico com ação contra bactérias ruminais gram-positivo que possui capacidade de modular a fermentação ruminal devi- do ao seu efeito seletivo sobre os microrganismos, podendo alterar os produ- tos gerados no rúmen, além de interferir na degradação de nutrientes.

Qual o melhor antibiótico para vaca?

As melhores opções de antibióticos para gado
  1. Borgal. ...
  2. Terracam spray. ...
  3. Draxxin. ...
  4. Chemitril injetável 2,5% ...
  5. Zelotril. ...
  6. Tilmicovet. ...
  7. Tormicina LA.

Porque a monensina não é utilizada na alimentação de monogástricos?

A monensina acarreta a diminuição do consumo de alimento, gerado pela maior eficiência de uso da energia produzida durante a degradação, não afetando negativamente o desempenho dos animais, promove a alteração da relação acetato: propionato e ocasiona o aumento da eficiência ruminal, provocado pela diminuição da ...

Quando usar proteinado?

Função do sal proteinado

Tem como principal objetivo oferecer nutrientes às bactérias celulolíticas do rúmen, aumentando sua população. Esse composto deve ser oferecido ao rebanho durante todo o ano e não apenas em período de seca. Utilize o sal proteinado também no período das chuvas.

O que é acidose ruminal?

A acidose ruminal é uma doença metabólica de bovinos que afeta gado de engorda e de leite. A acidose em bovinos geralmente está associada à ingestão de grandes quantidades de alimentos altamente fermentáveis e ricos em carboidratos, que resultam em produção excessiva e acúmulo de ácidos no rúmen.

O que são aditivos ionóforos?

Aditivos alimentares - ionóforos

Os ionóforos são uma classe de aditivos tradicionalmente utilizados na produção animal como agentes coccidiostáticos. Todos os ionóforos são produzidos pela fermentação de microorganismos do gênero Streptomyces, possuindo estrutura geral e modo de ação semelhantes.

O que são antibióticos não ionóforos?

Os antibióticos não ionóforos e os óleos funcionais não restringem o consumo, ao contrário dos ionóforos, ou seja, podem ser usados em suplementação mineral sem nenhum problema.

O que significa ionóforos?

Segue um resumo do que foi abordado. Os ionóforos são aditivos adicionados intencionalmente na dieta dos bovinos produzidos por alguns fungos do gênero Streptomyces. Suas funções envolvem atividade coccidiostática, antimicrobiana, promotora de crescimento e reguladora do pH ruminal.

Quanto custa a virginiamicina?

R$ 30,00.

Quantas gramas de ureia é uma vaca pode comer por dia?

Por exemplo, se você está fornecendo uréia para novilhos de 300 kg de peso, então a quantidade máxima diária de uréia é de 120 gramas/animal (40 g x 300/100 kg). Se os animais forem muito pesados, a quantidade diária de uréia não deve exceder os 200 gramas/animal.

Como usar ureia total Premium?

Modo de Usar: Adicionar 2kg do produto em uma tonelada (1.000kg) de ração. Manter sempre boa disponibilidade de volumosos aos animais, seja na forma de pastagens e/ou volumosos alternativos como: Cana de açúcar picada in natura, napier picado in natura, silagens, fenos de gramíneas etc.

Por que o cavalo não pode comer ureia?

Grande quantidade de ureia, a animais não adaptados, eleva o nível de amônia no sangue e no rúmen, causando intoxicação e, por isso recomenda-se um período de adaptação de pelo menos três semanas.

Como prevenir anemia em cavalos?

Para prevenir e tratar a anemia é essencial proporcionar aos equinos uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Além disso, é muito importante seguir o calendário de vermifugação e fazer o uso de suplementos formulados com ferro, ácido fólico e vitamina B12.

O que cura anemia em cavalo?

A anemia infecciosa equina (AIE) é uma doença causada por vírus, que não tem cura e que pode acometer os equídeos (cavalos, éguas, mulas, burros, jumentos, pôneis) de qualquer raça, sexo ou idade. Uma das principais formas de transmissão é por picada de mutucas e moscas que se alimentam de sangue.

Para que serve a monensina para bovinos?

A lasolacida e a monensina têm sido utilizadas no Brasil como promotor de crescimento em confinamento porque aumentam a eficiência e/ou a taxa de ganho de peso vivo. Na Tabela 1 são apresentados alguns exemplos de ionóforos mais utilizados como aditivos na alimentação de ruminantes.

Qual a função da vitamina B12 em bovinos?

A vitamina B12 nos bovinos está diretamente ligada a produção de hemoglobina. Quando há a deficiência de cobalto e de B12, o animal apresenta falta de apetite, perda de peso, pelos arrepiados, além de desenvolver casos severos de anemia e doenças relacionadas como a gluconeogênese e a hematopoiese.

Para que serve a vitamina B12 nos bovinos?

A Vitamina B12 revitaliza e restaura as forças durante a fase de crescimento, convalescência, nas perdas de peso e apetite.

Artigo anterior
Como saber se a pessoa é cringe?
Artigo seguinte
O que são os levitas na Bíblia?