Quando usar CFOP 1202?

Perguntado por: Vítor Joel Campos  |  Última atualização: 17. Mai 2024
Pontuação: 4.8/5 (42 avaliações)

O código CFOP 1202 é usado quando você precisa registrar a devolução de uma venda de um produto que não foi processado ou alterado antes de ser vendido.

Qual a diferença entre o CFOP 1202 e 5202?

A principal diferença entre o CFOP 1202 e o CFOP 5202 está na origem das mercadorias: o 1202 é utilizado para devolução de venda, enquanto o 5202 é utilizado para devolução de compras para comercialização, ou seja, devolução das mercadorias que entraram sob o CFOP 1202 de outros estados brasileiros.

Qual o CFOP de saída para o CFOP de entrada 1202?

Os impostos devem ser destacados exatamente como a nota original. Opções de Origem aceitas para o CFOP 1202/2202 são: 0, 1, e 2.

Qual a diferença do CFOP 1.411 e 1202?

CFOP : 1202 – Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros. CFOP : 1411 – Devolução de venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros sujeita ao regime de substituição tributaria.

Quando se usa o CFOP 2202?

O CFOP 2202 é um código que ajuda a identificar operações de entrada relacionadas à devolução de mercadorias que uma empresa havia adquirido anteriormente.

ICMS DEVOLUÇÃO : CFOP 1.202 OU 1.949 ?

17 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença do CFOP 1202 e 2202?

1202: devoluções de revenda dentro do estado; 2202: devoluções de revenda em outros estados; 1201: devolução de venda de produção dentro do estado; 2201: devoluções de venda de produção em outros estados.

Quando utilizar o CFOP 1201?

1201 - Devolução de venda de produção do estabelecimento Devolução de venda de produto industrializado ou produzido pelo estabelecimento, cuja saída tenha sido classificada como "Venda de produção do estabelecimento".

Como saber qual CFOP devo usar?

Para consultar o código CFOP na NFe emitida é bem simples. Normalmente, todas as documentos auxiliares eletrônicos (DANFe) possuem um layout bem parecido. Para localizar o código, busque na área de “natureza da operação”. É comum encontrar o CFOP próximo a este campo, na parte superior da nota fiscal.

Qual é o CFOP de devolução?

1. Emitir documento fiscal de devolução (CFOP 5.410), referenciando o documento fiscal de recebimento e adotando o mesmo tratamento tributário daquele bem/mercadoria inicialmente entregue.

Qual CFOP de devolução usar?

O código CFOP de devolução mais utilizado é o CFOP 5202 – Devolução de compra para comercialização. Classificam-se neste código as devoluções de mercadorias adquiridas para serem comercializadas, cujas entradas tenham sido classificadas como “Compra para comercialização”.

O que é o código 1102?

Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa.

O que fazer quando o cliente não emite nota de devolução?

Quando o fornecedor (destinatário da mercadoria) recusa a nota fiscal de devolução faz-se necessário retomar a operação de compra, oficializando a entrada da mercadoria – novamente na empresa – contabilmente e fisicamente no estoque.

Qual o CFOP de devolução de venda para não contribuinte?

CFOP 6107 - Venda de produção do estabelecimento, destinada a não contribuinte.

Quem é obrigado a emitir nota fiscal de devolução?

II. Na devolução, seja total ou parcial, o adquirente, contribuinte do imposto ou obrigado a emissão de documento fiscal, deverá emitir Nota Fiscal para amparar o retorno da mercadoria.

Qual o prazo para emitir nota de devolução de venda?

Ela é útil para a loja ajustar o estoque e atualizar as informações fiscais. Ela também tem valor para o cliente, já que se torna possível usá-la para receber o valor de volta. Aqui, não há prazo para a emissão acontecer, uma vez que é possível lançar a nota no momento em que precisar.

Como emitir nota de devolução para o cliente?

Como fazer nota de devolução emitida pelo destinatário? No momento da devolução, o destinatário deve preencher o campo “finalidade” com a indicação da NF de devolução. Também é necessário registrar informações como data, número e série da nota fiscal original da compra e o motivo da devolução.

Como fazer devolução de simples remessa?

Para realizar devolução de simples remessa para nota com saída do tipo própria, realize os passos abaixo:
  1. Na rotina 1301, clique o botão Novo;
  2. Informe a Filial, o Tipo entrada igual a 2 - Entrega futura e marque a opção Não na caixa NF P/Ent. Futura,
  3. Conclua normalmente o processo desejado.

Qual o CFOP mais usado?

Normalmente, são utilizados os códigos 5000 (Saídas ou prestações de serviços para o mesmo estado), 5900 (Outras saídas de mercadorias ou prestações de serviços) ou 5933 (Prestação de serviço tributado pelo ISS).

Pode colocar dois CFOP na mesma nota fiscal?

Quando o empresário emite uma nota fiscal, ela pode conter vários CFOP, desde que as operações sejam da mesma natureza. Por exemplo: um pequeno empreendedor que vende produtos pode emitir uma nota fiscal só para um cliente que adquire um produto e recebe um brinde.

Quando utilizar o CFOP 5202?

O CFOP 5202 deve ser usado na nota fiscal de saída quando a empresa, por algum motivo, está devolvendo a mercadoria que comprou para revender em operações estaduais. Por exemplo, quando uma empresa em Curitiba (PR) compra mercadorias para revenda de outra empresa situada em Londrina (PR), ambas do mesmo estado.

Qual a diferença do CFOP 1201 é 2201?

2202: devolução de revenda de outros estados; 1201: devolução de venda de produção dentro do estado; 2201: devoluções de venda de produção em outros estados.

Como fazer uma devolução de venda?

Todo o processo de devolução de venda deve ser feito tendo como base o cupom fiscal emitido para a compra do produto. Ao receber o cupom do cliente, o funcionário responsável pela atividade precisa dar entrada na mercadoria usando os dados impressos neste documento.

O que é o CFOP 1101?

CFOP 1101. Refere-se a uma das operações de entrada de mercadorias ou aquisição de serviços dentro do mesmo estado (operação interna). Especificamente, esse código é utilizado quando uma empresa adquire mercadorias ou serviços de um fornecedor situado dentro do mesmo estado onde a empresa está localizada.

O que fazer com nota de devolução?

A nota de devolução de mercadoria serve para anular total ou parcialmente uma operação que não foi concretizada. E isso vai além de registrar a volta dos itens ao estoque do vendedor. Com a emissão do documento, o pagamento dos impostos relativos à nota original deixa de ser contabilizado pelos órgãos competentes.

Quais são os 4 tipos de devolução?

  • Introdução. Os arts. ...
  • Devolução Efetuada por não Contribuinte. ...
  • Devolução Efetuada por Contribuinte. ...
  • Retorno de Mercadoria não Entregue ao Destinatário.

Artigo anterior
Qual o futuro do marketing digital?
Artigo seguinte
Quanto é o salário de um atleta olímpico?