O que falar sobre Educação Especial?

Perguntado por: Matheus Leal  |  Última atualização: 17. Februar 2022
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A educação especial é ramo da educação dirigido a alunos com: transtornos gerais do desenvolvimento / transtorno do espectro autista; uma ou mais deficiências; altas habilidades ou superdotação.

O que dizer sobre Educação Especial?

A Educação Especial é o ramo da educação voltado para o atendimento e educação de pessoas com alguma deficiência. Preferencialmente em instituições de ensino regulares ou ambientes especializados (como por exemplo, escolas para surdos, escolas para cegos ou escolas que atendem a pessoas com deficiência intelectual).

Qual é a importância da Educação Especial?

A disciplina de Educação Especial se constitui como uma importante área de conhecimento para a promoção da inclusão social, principalmente em um país com uma enorme quantidade de “diferenças” sociais e culturais.

O que é a Educação Especial inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. ... O objetivo é eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem e participação no processo educativo.

Qual a importância da Educação Especial inclusiva?

Qual a importância da educação inclusiva? A educação inclusiva é importante porque, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

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Quais os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Quais são os princípios da educação inclusiva?

Incluir é integrar, abranger a todos, sem exceção. Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Qual é o público da educação especial?

A partir da nova política, os alunos considerados público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Como é a educação especial no Brasil?

Mesmo quando concebida adequadamente, a educação especial no Brasil é entendida também como um conjunto de métodos, técnicas e recursos especiais de ensino e de formas de atendimento escolar de apoio que se destinam a alunos que não conseguem atender às expectativas e exigências da educação regular.

Qual a importância do estudo da história da Educação Especial?

A EDUCAÇÃO ESPECIAL VERSUS A INCLUSÃO

Torna-se assim importante a realização de uma retrospectiva histórica desde a antiguidade para compreender como a deficiência era vista e refletir sobre os aspectos positivos que aconteceram com as mudanças ocorridas no final do século XX.

Qual a importância do conhecimento a respeito de temas como Educação Especial e inclusão para a Igreja?

Atualmente, muito se tem falado em inclusão, este conceito aparece na medida em que seu contraponto - a exclusão - se agiganta de todas as formas em nossa sociedade.

Como deve ser a educação especial?

A Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades, em que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades.

Como a educação especial deve ser ofertada?

Para Cláudia Regina Mosca Giroto, de acordo com essa nova política, a Educação Especial deve ser ofertada em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que disponibiliza recursos, serviços e estratégias pedagógicas diferenciadas para os alunos com ...

Quando começou a Educação Especial no Brasil?

A educação especial foi estabelecida como uma das prioridades do I Plano Setorial de Educação e Cultural (1972-1974) e foi neste contexto que surgiu em junho de 1973, o Decreto 72.425, de 3 de julho de 1973, que criou o Centro Na- cional de Educação Especial (Cenesp), junto ao Ministério de Educação; que iria se ...

Quando ocorreu a institucionalização da Educação Especial no Brasil?

No Brasil, em 2008, é publicada pelo MEC a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Essa política institui um novo marco teórico e organizacional da educação brasileira e define a educação especial como modalidade que não substitui a escolarização.

Como era a Educação Especial na década de 70?

Na década de 70 acontece um fato marcante na maneira como a educação especial passa a ser vista: as escolas especiais passam a ser destino para as pessoas com necessidades educacionais especiais. ... A escola não se via obrigada a se preparar para apresentar condições de integrar a pessoa com deficiência ao seu espaço.

Quem são os sujeitos da Educação Especial?

58 expõe o entendimento por educação especial: a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvol- vimento e altas habilidades ou superdotação.

Quais são os serviços da Educação Especial?

A Educação Especial oferta serviços de sala de recursos multifuncionais, sala de enriquecimento curricular, atendimento em ambiente hospitalar, atendimento domiciliar, professor auxiliar, professor intérprete, profissional de apoio, códigos aplicáveis, atividades básicas de vida diária (AVD), Orientação e Mobilidade ( ...

Qual artigo indica o Público-alvo da Educação Especial?

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), em seu inciso III Artigo 4º, os alunos com necessidades educacionais especiais devem receber atendimento educacional especializado preferencialmente na rede regular de ensino.

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva citados no artigo da diversa?

As dimensões de um projeto educacional inclusivo

Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero dos seres humanos.

Quais são os princípios básicos da educação?

Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; ... XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

Quais são os princípios da Política Nacional de Educação Especial?

Em resposta a esse clamor, nasce a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, voltada para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Como citar a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva?

Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a. ______. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008.

O que é a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva?

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, ...

Como é oferecida a Educação Especial na Educação Superior?

A educação especial é destinada a qualquer portador de necessidades especiais que necessitam de recursos especializados, e seja em qual for a modalidade de ensino, deve ser vista associada com a educação regular, o aluno especial deve estar incluso no mesmo ambiente que o aluno sem necessidades, recebendo todos os ...

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