O que estabelece o Código Florestal Brasileiro?

Perguntado por: Anna Branco de Borges  |  Última atualização: 1. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele determina as áreas que devem ser preservadas e quais regiões são autorizadas a receber os diferentes tipos de produção rural.

O que aborda o Código Florestal Brasileiro?

A Lei 12.651, de 25 de Maio de 2012, estabelece normas para proteção da vegetação nativa em áreas de preservação permanente, reserva legal, uso restrito, exploração florestal e assuntos relacionados.

Como funciona o novo Código Florestal?

O novo Código Florestal dispõe sobre o uso e a proteção da vegetação nativa em terras privadas. ... O novo Código Florestal apoia-se em dois instrumentos de fundamental importância para a conservação ambiental em terras privadas: as Áreas de Preservação Permanente (APP) e a Reserva Legal.

O que diz a Lei 4.771 65?

É proibido o uso de fogo nas florestas e demais formas de vegetação. Parágrafo único. Se peculiaridades locais ou regionais justificarem o emprego do fogo em práticas agropastoris ou florestais, a permissão será estabelecida em ato do Poder Público, circunscrevendo as áreas e estabelecendo normas de precaução.

Qual a lei que alterou o Código Florestal Brasileiro de 1965?

LEI Nº 4.771, DE 15 DE SETEMBRO DE 1965.

Institui o novo Código Florestal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art.

Direito Ambiental Código Florestal

37 questões relacionadas encontradas

O que é área de Reserva Legal?

A reserva legal é a área do imóvel rural que, coberta por vegetação natural, pode ser explorada com o manejo florestal sustentável, nos limites estabelecidos em lei para o bioma em que está a propriedade.

O que mudou na reforma do Código Florestal Brasileiro?

A proposta de reforma do Código Florestal é bastante questionável, pois o projeto de lei apresenta como principais mudanças: redução da faixa obrigatória de preservação permanente, anistia aos produtores que cometeram crimes ambientais, reserva legal, moratória do desmatamento.

Quando o novo Código Florestal entrou em vigor?

O novo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012), Lei que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa ou Lei Florestal,está em vigor desde maio de 2012, mas a sua implementação ainda caminha a passos lentos.

Quais as vantagens do novo Código Florestal?

Para os produtores, a principal vantagem do novo código é a segurança jurídica para desenvolver suas atividades, sem o ônus de multas que elevariam os custos de adequação das propriedades rurais à legislação. O consenso a que se chegou não significa, porém, uma derrota para os defensores do meio ambiente.

Quais os pontos mais importantes do Código Florestal?

O principal ponto do Código Florestal que diz respeito à Engenharia Florestal é a questão das Reservas Legais. As Reservas Legais são áreas de Floresta Natural ou Floresta Artificial dentro de uma fazenda ou propriedade que devem obrigatoriamente ser preservadas.

O que é Código Florestal por que é importante cumprir o Código Florestal?

12.651/12), conhecida como novo Código Florestal, regulamenta o uso e a proteção de florestas e demais tipos de vegetação nativa dos imóveis rurais privados. ... O setor rural argumentava que a adequação das terras ao Código Florestal anterior, de 1965, era difícil e prejudicava o desenvolvimento da agricultura no país.

Quais os pontos positivos e negativos do novo Código Florestal?

Algumas outras questões têm sido apontadas como positivas como a instituição de servidão florestal e reserva legal em regime de condomínio. A grande questão é que os efeitos negativos suplantam ,e muito, aquilo tido como positivo na nova legislação.

Quais A desvantagem do novo Código Florestal?

COM O NOVO CÓDIGO FLORESTAL

No entanto, favorece os proprietários de terras com os desmatamentos, agrava a estiagem, prejudica as águas dos rios enfim; às desvantagens para o meio ambiente são muitas.

Quais as principais mudanças no novo Código Florestal lei 12.727 12?

O texto original do Código Florestal foi modificado em alguns pontos pela Lei no 12.727 de 17 de outubro de 2012. ... Uma das mudanças da Lei é a criação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a previsão de implantação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) em todo o território nacional.

Quem sancionou o novo Código Florestal?

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei n° 2.510, de 2019, que altera as Leis nº 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; nº 11.952, de 25 de junho de 2009, que dispõe sobre regularização fundiária em terras da União; e nº 6.766, de 19 de dezembro de ...

Quantos Códigos Florestais O Brasil já teve?

Desde que foi criado, durante o governo de Getúlio Vargas, o Código Florestal Brasileiro já passou por sete alterações. Por meio do Decreto 23.793/34, o primeiro código instituído estabeleceu, entre outros pontos, o conceito de florestas protetoras.

Qual a motivação para a mudança do Código Florestal de 1965?

A motivação principal está diretamente relacionada à tese de que as mudanças propostas ao Código Florestal, em processo de discussão no Congresso, após sanção e edição de Medida Provisória, geram insegurança alimentar e visam a eliminar a função socioambiental da terra no Brasil.

O que mudou nas leis ambientais?

Além disso, uma das maiores alterações diz respeito à dispensa de licença ambiental para empreendimentos de utilidade pública como de saneamento básico, manutenção em estradas e portos, distribuição de energia elétrica com baixa tensão e algumas obras de baixo impacto ambiental.

Quais os principais conceitos ambientais presente no novo código?

O legislador buscou diversas formas de proteger o meio contemplando seu conceito ligado ao meio ambiente natural, o meio ambiente artificial, o meio ambiente do trabalho, o meio ambiente cultural e o patrimônio genético, que estão descritos em outros artigos da Constituição.

Quem desmatou antes de 2008?

A lei diz que quem desmatou ilegalmente sua APP, após 22 de julho de 2008, não tem direito de desmatar de novo antes que tenha recomposto a área desmatada originalmente. A consequência é que quem desmatou ilegalmente antes dessa data pode ser beneficiado com novas autorizações de desmate.

O que é a reserva legal na contabilidade?

Reserva Legal é o termo usado na contabilidade para se referir a uma conta contábil criada para reservar uma parte do lucro líquido apurado pela empresa, com a finalidade de preservar o capital social.

Qual a diferença entre área de APP e reserva legal?

Muito se engana quem acredita que área de preservação permanente (APP) e reserva legal significam a mesma coisa. A diferença existente entre elas é o que estabelece os limites dos produtores rurais no uso de terra, observando e seguindo as normas de sustentabilidade.

O que é reserva legal no balanço patrimonial?

A Reserva Legal é uma das contas de reserva da contabilidade da empresa e é feita para guardar parte do patrimônio do negócio de maneira obrigatória. A proporção a reservar, segundo a lei, é de 5% do lucro líquido do período, até que o valor acumulado nesta conta seja de 20% do Capital Social.

Qual o impacto do Código Florestal na propriedade privada?

A partir do Código Florestal de 2012, no cálculo da área destinada à Reserva legal, podem ser somadas as Áreas de Preservação Permanente do imóvel, desde que o proprietário tenha requerido sua inclusão no Cadastro Ambiental Rural.

Qual a importância do código ambiental?

O cadastro servirá para armazenar informações ambientais de todas as propriedades rurais. Essa base de dados servirá para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Artigo anterior
Qual a importância da dieta enteral?
Artigo seguinte
Qual a arquitetura base para o paradigma de programação imperativa e como ela funciona?