O que estabelece a CLT em relação a faltas e atrasos?

Perguntado por: Rebeca Luana Mota de Cunha  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

Na prática a CLT garante que o trabalhador possui um limite máximo de 10 minutos diários de tolerância em caso de atraso, 5 minutos no início do expediente e 5 minutos durante as pausas ou ao final do mesmo. Se esse valor diário for ultrapassado, a empresa tem o direito de descontar todo o tempo excedido.

Qual artigo da CLT fala sobre faltas?

As faltas justificadas são um direito do trabalhador, que constam no artigo 473 da CLT, onde estão descritas todas as regras de justificativa de uma falta ao trabalho, sem que ocorram descontos em sua remuneração.

O quê faltas e atrasos?

As faltas e atrasos ocorrem por diversos motivos, como falta de motivação, problemas de saúde, negligência do funcionário ou até mesmo para provocar uma demissão sem justa causa por parte do empregador.

O que a lei diz sobre falta no trabalho?

A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do dia respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada. O empregado perde a remuneração do dia de repouso quando não tiver cumprido integralmente a jornada de trabalho da semana, salvo se as faltas forem consideradas justificadas.

O que diz o artigo 482 da CLT?

A Reforma Trabalhista (Lei n° 13.467/2017) acrescentou ao artigo 482 da CLT uma nova hipótese de caracterização de justa causa do empregado, a saber, “perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado”.

Art 58 da CLT Tolerância, Atrasos e Extras, entenda! DIREITO DO TRABALHADOR

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os motivos para demissão por justa causa?

14 motivos que causam a demissão por justa causa
  • Ato de improbidade. ...
  • Incontinência de conduta ou mau procedimento. ...
  • Negociação no ambiente de trabalho sem permissão. ...
  • Condenação criminal do empregado. ...
  • Desídia no desempenho das respectivas funções. ...
  • Embriaguez habitual ou em serviço. ...
  • Violação de segredo da empresa.

São requisitos da justa causa art 482 da CLT ):?

III-ESPÉCIES DE JUSTA CAUSA

482 da CLT: ato de improbidade. Incontinência de conduta ou mau procedimento. Negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador e quando constituir ato de concorrência a empresa para qual trabalha ou for prejudicial ao serviço.

Quantas vezes o funcionário pode faltar?

Cinco é o número máximo de faltas injustificadas permitidas pela legislação trabalhista ao longo do ano. Se o trabalhador faltar mais de cinco vezes sem justificativa, pode perder alguns dias de férias ou, até mesmo, perder o direito a elas.

Quando o trabalhador tem direito a faltar?

Levar filhos em consulta médica: O funcionário poderá faltar uma vez por ano para acompanhar filho ou filha de até seis anos em consulta médica. Exames preventivos de câncer: Comprovando a realização, o funcionário poderá se ausentar até três vezes no ano para exames preventivos.

Quando o funcionário falta 1 dia desconta 2?

Assim, se o trabalhador esteve ausente por um dia, o DP deve descontar 1/6 do valor do DSR da remuneração. Se esteve ausente por dois dias, o desconto deve ser de 2/6 e por aí vai.

Como calcular atrasos de horas e minutos?

Como calcular os atrasos?
  1. Para começar defina o número do salário-hora do colaborador. Será necessário dividir a remuneração pelo divisor de acordo com o tipo de jornada. ...
  2. Em seguida, considere os atrasos. ...
  3. Depois, transforme o número de minutos em horas e multiplique pelo valor do salário-hora.

Quando funcionário falta e não traz atestado?

Com a nova regra, durante o período de emergência na saúde pública devido à Covid-19, se houver imposição de isolamento, o empregado que se ausentar por doença (relacionada ou não à pandemia) não necessitará apresentar nenhum tipo de atestado médico, desde que a ausência não supere sete dias.

Como é feito o cálculo de faltas?

O cálculo é simples: basta dividir o salário mensal por 30 e multiplicar o resultado pelo número de faltas do trabalhador. Imagine que o empregado tem um salário equivalente a R$1200 e teve duas faltas injustificadas no mês, o cálculo é este: 1200 ÷ 30 = 40; 40 x 2 = 80.

O que diz o artigo 474 da CLT?

A suspensão disciplinar, por disposição legal (artigo 474 da CLT), não pode ser superior a 30 (trinta) dias consecutivos, sob pena de ser considerada falta grave por parte do empregador, importando na rescisão indireta do contrato de trabalho por parte do empregado, conforme dispõe a letra "b" do artigo 483 da CLT.

O que quer dizer o artigo 473 da CLT?

O Art. 473 da CLT elenca claramente quais são as hipóteses nas quais um empregado pode justificadamente faltar. É importante lembrar que essa modalidade de ausência é um direito do colaborador e a seu dia de trabalho não deve ser descontado quando alguma dessas ocasiões ocorrer.

O que acontece se faltar 1 dia de trabalho?

2- Quem faltar do serviço, sem uma justificativa, perde também o valor do Descanso Semanal Remunerado (DSR). O trabalhador recebe esse valor, que normalmente é concedido aos domingos. Mas se ele falta perde esse valor que equivale, a nada mais, nada menos, que a um dia de serviço.

Quantos dias o funcionário pode faltar?

De acordo com Cíntia Fernandes, a CLT estabelece uma progressiva redução das férias de acordo com o número de faltas injustificadas do empregado. Até 5 dias de faltas injustificadas, não haverá o reflexo nas férias, ou seja, o empregado continua tendo o direito aos 30 dias.

Quais as faltas justificadas por lei?

a paralisação do serviço nos dias em que, por conveniência do empregador, não tenha havido trabalho; a ausência do empregado por até três dias consecutivos, em virtude do seu casamento; a falta ao serviço com fundamento na lei sobre o acidente do trabalho; a doença do empregado, devidamente comprovada.

Quantas faltas o trabalhador pode ter por mês?

Faltas no trabalho e a demissão por justa causa

O que pode gerar dúvidas é com relação a essas 30 faltas, caso ocorram em dias alternados, ou ainda nas situações em que o trabalhador deixe de justificar sua ausência, pois, nessa situação não se caracteriza abandono de emprego.

Quantas advertência pode dar justa causa?

Geralmente, os empregadores dão 3 advertências antes de uma suspensão, mas há casos em que duas advertências já geram a suspensão, dada a gravidade do problema.

Qual a punição para falta não justificada?

Um adendo em relação a essa questão é que caso o trabalhador falte mais de 32 vezes em um ano, ele perde integralmente o direito de tirar férias. Outra possível punição extrema para a falta injustificada é a demissão por justa causa, no caso do colaborador se ausentar da empresa por mais de 30 dias consecutivos.

Quais tipos de justa causa?

O cometimento de atos ilícitos, erros de conduta e indisciplina, o uso frequente de álcool ou de entorpecentes e a ofensa a colegas de trabalho são apenas algumas das situações que podem ocasionar a rescisão do contrato de trabalho por justa causa.

O que é justa causa trabalhista?

Justa causa é todo ato faltoso do empregado que faz desaparecer a confiança e a boa-fé existentes entre as partes, tornando indesejável o prosseguimento da relação empregatícia.

Quantas suspensões são necessárias para justa causa?

Muitos acreditam que para aplicar a justa causa, são necessárias no mínimo três advertências, entretanto, não existe previsão legal na CLT sobre o número de advertências. Para que o empregador aplique a justa causa, é necessária a comprovação da falta grave cometida pelo funcionário.

O que dá justa causa 2021?

Podem ser considerados: assédio sexual, atos obscenos ou acessar pornografia dentro da empresa. Nesse caso, também é necessário ter cautela por parte da empresa, pois dependendo da penalidade do ato, é possível que o profissional tenha, antes de ser demitido por justa causa, um histórico de punições no trabalho.

Artigo anterior
O que é a dependência física?
Artigo seguinte
Em qual área o SUS atua?