O que estabelece a 2ª lei de Ohm?

Perguntado por: Lara Rafaela Castro  |  Última atualização: 20. März 2022
Pontuação: 5/5 (20 avaliações)

Segunda Lei de Ohm
Essa lei estabelece que a resistência depende da espessura e comprimento do condutor e do material de que ele é constituído, indicando ainda que é diretamente proporcional ao comprimento do condutor e inversamente proporcional a sua espessura.

O que podemos afirmar sobre a segunda lei de Ohm?

A Segunda Lei de Ohm é usada para calcular o valor da resistência elétrica e depende de alguns fatores geométricos do corpo. ... Essa lei informa que a resistência elétrica de um corpo é diretamente proporcional ao seu comprimento e resistividade e inversamente proporcional à sua área transversal.

O que diz a 2ª Lei de Ohm Qual é a fórmula para calculá lá?

A Segunda Lei de Ohm cita em seu enunciado que a resistência elétrica de um condutor homogêneo de secção transversal constante, é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à sua área de secção transversal, além de depender do material que foi feito.

O que é a Lei de Ohm?

A Lei de Ohm é uma fórmula utilizada para calcular a relação entre a tensão, a corrente e a resistência num circuito elétrico. Para os alunos de eletrónica, a Lei de Ohm (E = IR) é tão importante e fundamental como a equação da relatividade de Einstein (E = mc²) é para os físicos.

O que a primeira lei de Ohm estabelece?

A primeira lei de Ohm estabelece que: ... De acordo com a 1ª lei de Ohm, a resistência elétrica de um resistor ôhmico é dada pela razão da tensão elétrica aplicada sobre ele pela corrente elétrica que se forma. Essa razão tem sempre módulo constante.

2ª Lei de Ohm - Brasil Escola

36 questões relacionadas encontradas

Como se representa a lei de Ohm?

Resistores. ... Dessa maneira, os resistores ôhmicos ou lineares são aqueles que obedecem a primeira lei de ohm (R=U/I). A intensidade (i) da corrente elétrica é diretamente proporcional a sua diferença de potencial (ddp), chamada também de voltagem.

Como calcular o comprimento do condutor?

Vou dar um chute consciente.
  1. Definições: DM = Diâmetro máximo do enrolamento (cm). Dm = Diâmetro mínimo do enrolamento (cm). D = Diâmetro do fio (cm) ...
  2. Dedução: Comprimento (cm) = perímetro médio de uma espira . Número de espiras. Comprimento (cm) = pi.Diâmetro médio. ...
  3. Comprimento (cm) = 0,5 . pi . ( L/D^2) .(DM^2 + Dm^2)

Como calcular resistência do condutor?

É calculada indiretamente pela aplicação da lei de Ohm: R = U/I, onde R é a resistência óhmica expressa em ohms, U é a diferença de potencial aplicada nos terminais do circuito expressa em volts e I representa a intensidade de corrente que circula ao longo do mesmo circuito em amperes.

Qual a fórmula para calcular a resistência elétrica?

Caso saibas esses dois valores, você pode usar duas fórmulas para calcular a resistência:
  1. P = VI (potência = tensão x corrente).
  2. A lei de Ohm afirma que V = IR.
  3. Substitua IR por V na primeira fórmula: P = (IR)I = I2R.
  4. Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = P / I2.

Qual a fórmula para calcular a corrente elétrica?

Outra maneira de encontrar a corrente elétrica é através da potência elétrica (P), que é dada em Watt (W), considerando que P=V.I, ou seja, podemos encontrar a corrente elétrica pela variação dessa fórmula, sendo: I=P/V ou com relação da fórmula de potência elétrica com a de tensão, que é I=√(P/R).

Para que a Lei de Ohm seja válida é preciso que?

Essa expressão não depende da natureza do condutor: ela é válida para todos os condutores. Para um dispositivo condutor que obedeça à lei de Ohm, a diferença de potencial aplicada é proporcional à corrente elétrica, isto é, a resistência é independente da diferença de potencial e da corrente.

Qual a característica importante de um circuito elétrico?

De acordo com seus componentes básicos, um circuito elétrico pode desempenhar diversas funções: eliminar picos de corrente elétrica, que são prejudiciais para alguns aparelhos mais sensíveis; aumentar a tensão elétrica de entrada ou, até mesmo, abaixá-la; transformar uma corrente alternada em uma corrente contínua; ...

O que é a DDP?

A diferença de potencial de uma pilha (ddp) mede a intensidade da corrente elétrica que depende dos valores dos potenciais de redução e oxidação dos eletrodos. ... A intensidade dessa corrente elétrica ou força eletromotriz (E) da pilha pode ser medida por meio de um aparelho chamado voltímetro.

Como calcular a área de um condutor elétrico?

Para isso você deve utilizar a seguinte fórmula: Iz = Ic x Fc.
  1. Iz – (o valor da corrente de condução do condutor corrigida), ou seja, o valor que queremos encontrar.
  2. Ic – (o valor da corrente de condução do condutor na tabela), ou seja, 24A.
  3. Fc – (fator de correção), ou seja, 0,65.

Como calcular a área de um fio?

A área de uma circunferência, por sua vez, é proporcional ao quadrado do raio (A α r²), portanto, se o segundo fio tem diâmetro quatro vezes maior, seu raio será quatro vezes maior, e sua área transversal, 16 vezes maior.

Quanto mais grosso o fio menor a resistência?

A resistência elétrica de um fio está diretamente ligada à quantidade de elétrons que passa por uma seção reta desse fio, ou seja, está diretamente ligada às características de cada material. Desta forma, podemos dizer que quanto maior o comprimento do fio, maior também será sua resistência.

Qual é a unidade de volts?

O volt (símbolo: V), é a unidade de tensão elétrica (diferença de potencial elétrico) do Sistema Internacional de Unidades. O plural do nome da unidade é volts. O Volt é o potencial de transmissão de energia, em Joules, por carga elétrica, em Coulombs, entre dois pontos distintos no espaço.

Qual é a unidade da resistência?

A resistência elétrica é definida como a capacidade que um corpo tem de opor-se à passagem da corrente elétrica. A unidade de medida da resistência no SI é o Ohm (Ω), em homenagem ao físico alemão George Simon Ohm, e representa a razão volt/Ampére.

Como funciona a primeira lei de Newton?

1ª Lei de Newton – Princípio da Inércia

Isto significa que um objeto em repouso ou movimento retilíneo uniforme tende a permanecer nesse estado se a força resultante sobre ele é nula.

O que os receptores são capazes?

Outro elemento presente nos circuitos elétricos é o receptor — dispositivo capaz de transformar energia elétrica em outras formas de energia, não exclusivamente térmica. O melhor exemplo de receptor são os motores elétricos, uma vez que eles transformam energia elétrica em energia mecânica.

Quais são as principais características dos tipos de circuitos?

No circuito em série existem trechos que funcionam de forma independente. No circuito em paralelo, os caminhos funcionam de forma dependente. Já o misto possui um único circuito com as características dos circuitos em série e em paralelo.

Quais os principais elementos do circuito elétrico?

Apresentação dos elementos que compõem um circuito elétrico – resistor, capacitor, indutor e fonte, e os símbolos usados nos esquemas.

Quais são os principais elementos de um circuito elétrico?

Existe também um circuito simples,é composto de três elementos, um condutor ou rota (fio elétrico),uma fonte de energia (bateria),e um resistor elétrico (lâmpada), que é qualquer objeto que precise de eletricidade para funcionar.

Artigo anterior
Como proteger fio de alta temperatura?
Artigo seguinte
O que aconteceu em 4 6 bilhões de anos?