O que eram os Decimentos?

Perguntado por: Mélanie Pires de Mendes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (9 avaliações)

Uma outra forma de captura eram os "descimentos", ou seja, expedições nas quais os índios, tidos pelos religiosos como "bravos", eram conduzidos para serem aldeados. Isto significava receber os ensinamentos da fé cristã e habituar-se ao trabalho sedentário.

O que foram os aldeamentos e os Descimentos?

No plano físico as aldeias eram organizadas seguindo padrões “mestiços”, híbridos, de disposição dialogal. Viviam nas aldeias índios de etnias e grupos diversos que concorriam para as mesmas de formas variadas: resgates, descimentos, consentimento, pacificação, etc., e os missionários.

Quem eram as guerras justas?

Segundo a lei de 1570, "guerras justas" eram aquelas autorizadas pela Coroa ou pelos governadores ou as travadas em legítima defesa contra os ataques indígenas. A lei de 11 de novembro de 1595 estabelecia que as "guerras justas" somente seriam feitas por ordem do rei.

O que são as tropas de resgate?

3 Tropas de Resgate eram expedições que pretendiam resgatar os nativos que estivessem real, ou presumidamente, escravizados por outros. Para justificar o apresamento, nestas duas situações, exigia-se a decretação pelas autoridades locais da chamada Guerra Justa.

Qual era o objetivo dos aldeamentos?

Os aldeamentos tinham como objetivo garantir a ocupação do território e a reserva de mão-de-obra para o desenvolvimento econômico. Existe uma diferença básica entre “aldeia” e “aldeamento”.

Entenda o que é sentença, dec. interlocutória e despacho

28 questões relacionadas encontradas

Qual era o principal objetivo dos jesuítas?

A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Na Europa, o objetivo dos jesuítas era evitar o aumento do número de protestantes.

Qual o trabalho dos indígenas nos aldeamentos?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

O que são as bandeiras?

As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas. Partiam de São Paulo e São Vicente principalmente, ​rumo às regiões centro-oeste e sul do Brasil.

O que eram os Descimentos as guerras justas e os resgates?

Os índios aprisionados em combate seriam cativos perpétuos, enquanto que os "resgatados" obteriam a liberdade após dez anos. Uma outra forma de captura eram os "descimentos", ou seja, expedições nas quais os índios, tidos pelos religiosos como "bravos", eram conduzidos para serem aldeados.

Qual era o objetivo da guerra justa?

Nas Terras de Vera Cruz , o conceito de guerra justa será empregado para justificar a captura, aprisionamento e escravização dos indígenas, sobretudo durante a ocupação da Amazônia desde o séc. XVI ao XVII. ... Quando um índio era escravizado, legalmente, fazia-se possível a compra de sua liberdade.

O que são as guerras justas?

As principais eram provar que os índios em questão eram bravios, não aceitavam a catequização, atacavam os colonos e eram antropófagos. A estes deveria ser decretada a Guerra Justa. A Guerra Justa seria assim, o mecanismo mais utilizado para a obten ção desta mão de obra.

Quem defendeu a Guerra Justa?

A Teoria da Guerra Justa tem suas origens no pensamento de Cicero, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Hugo Grotius. Para Santo Agostinho ou Agostinho de Hipona, como preferem alguns, a guerra é uma extensão do ato de governar, sem que com isto todas as guerras se justifiquem moralmente.

O que foi a Guerra Justa no período colonial?

Conforme a lei, o índio somente poderia ser escravizado em situações de “Guerra Justa”, ou seja, quando eram hostis aos colonizadores. Apenas o Rei poderia decretar uma “Guerra Justa” contra uma tribo, apesar de que Governadores de Capitanias também o tenham feito.

O que são aldeamentos jesuítas?

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. ... Além disso, os índios reunidos nesses aldeamentos não eram escravizados, como geralmente ocorria em outros lugares.

Quem controlava os aldeamentos?

O Diretório dos Índios objetivava a completa integração dos índios à sociedade portuguesa, incentivando os casamentos mistos e a ocupação do território. Os governadores tinham ordens de supervisionar e manter os aldeamentos em perfeita ordem, fazendo-os produzir e servir ao rei.

Quais as funções dos capitães de aldeia?

Esses Capitães ou também chamados Capitães- mores dirigiam as companhias de Ordenanças que foram criadas nas Missões para agirem em favor da Coroa, principalmente contra outros grupos indígenas resistentes à colonização ou mesmo contra povos estrangeiros (FARAGE,1991 e LOPES,2003).

O que diferencia uma guerra justa de uma guerra injusta?

São guerras de dominação e de opressão para exploração dos povos e nações oprimidas. São guerras injustas. Contudo, a guerra imperialista não existe sem sua contraposição: as guerras justas.

O que eram as guerras justas e qual era o interesse dos colonos muitas vezes nessas guerras?

Assim, as guerras justas foram perseguições dos colonos portugueses aos índios brasileiros sob a justificativa de cristianizar esse povo que resistia à conversão. Entretanto, o verdadeiro interesse dos colonos nessas guerras era a escravização dos indígenas.

Como os indígenas se defenderam?

A resistência indígena se dava pelas fugas dos aldeamentos missionários e de outros tipos de cativeiro, pela defesa das aldeias contra os Bandeirantes, por ataques a vilas e fazendas, pela colaboração com o europeu, bem como pelo suicídio quando presos.

O que são os bandeirantes o que faziam?

Saíam em expedições pelo território brasileiro buscando riquezas e escravos. Bandeirantes foram descendentes de portugueses em São Paulo que exploraram várias partes do Brasil em busca de ouro e captura de escravos fugidos para quilombos e índios.

O que foram as bandeiras e qual a sua importância?

As bandeiras foram expedições que saíram da capitania de São Paulo em direção ao sertão brasileiro. Foram os bandeirantes os primeiros a encontrarem ouro às margens dos rios em Minas Gerais. Essas expedições tiveram como objetivo, além da procura pelo ouro, a captura de índios para trabalharem nas lavouras paulistas.

Quais as características das bandeiras?

- As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas. Partiam de São Paulo e São Vicente principalmente, rumo às regiões centro-oeste e sul do Brasil.

O que os indígenas aprendiam nos aldeamentos?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígenas.

Como eram chamados os índios que eram levados para os aldeamentos?

Os índios "mansos" eram os aliados dos portugueses, eram fundamentais para o fortalecimento dos portugueses, eram vassalos do Rei de Portugal e defensores das fronteiras do Brasil português. Os índios aldeados "[...] não apenas participaram dos combates, como forneceram as armas e a tática de guerra".

Como era a vida nas missões jesuíticas?

As missões apresentavam características como: regime comunitário, autossuficiência e infraestruturas cultural, administrativa e econômica completas. Muitos nativos, após serem doutrinados pelos jesuítas, começaram a se comportar de acordo com os costumes europeus.

Artigo anterior
Onde Vanessa Lopes TikTok mora?
Artigo seguinte
Como se mede o MM?