O que eram as feitorias?

Perguntado por: Vitória Jesus Batista  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.4/5 (49 avaliações)

Feitoria eram os entrepostos comerciais europeus em território estrangeiro. Inicialmente estabelecidas nos diversos estados na Europa medieval, as feitorias foram mais tarde adaptadas às possessões coloniais.

O que eram as chamadas feitorias?

- Era um dos postos avançados do império colonial português, representando ao mesmo tempo os interesses político-militares da Coroa e os interesses comerciais da nação. As feitorias eram chefiadas por um Feitor, auxiliado por um Escrivão. ... O resto do pessoal era militar: artilheiros, infantes, armeiros.

Como eram as feitorias portuguesas?

As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino. Funcionavam simultaneamente como mercado, armazém, ponto de apoio à navegação e alfândega.

Onde foi a primeira feitoria do Brasil?

No Brasil, a primeira feitoria portuguesa foi a de Fernando de Noronha, ilha que viria a ser doada pelo rei D. Manuel ao explorador Fernão de Loronha em 1504, tornando-se a primeira capitania hereditária brasileira.

Que podemos entender como feitorias e suas funções na ocupação portuguesa na África e depois na América?

No início, a Coroa instalou feitorias que consistiam em pontos no litoral africano onde os portugueses construíam fortes. As feitorias eram essenciais para o abastecimento das caravelas que iam rumo às Índias e, mais tarde, seriam ponto de embarque de pessoas que seriam escravizadas na América.

O Que São Feitorias? (em 1 minuto)

29 questões relacionadas encontradas

Qual era a função das feitorias?

Feitoria era um local, fortificado ou não, geralmente próximo a um porto. Funcionavam como entreposto comercial nas colônias das potências europeias na época da expansão marítima. ... Em muitas ocasiões, essas mesmas feitorias, serviam ainda como sede do governo das comunidades do local.

Quais as principais feitorias portuguesas na costa de África?

A mais importante feitoria portuguesa em África foi a de S. Jorge da Mina, com uma grande fortaleza e um considerável volume de negócios. Foi fundada em 1482 e controlava todo o Golfo da Guiné até ao Congo. Escravos, ouro, especiarias e marfim eram os principais produtos ali comercializados.

Qual é o período considerado como Pré-colonial na história do Brasil?

O Período Pré-Colonial compreende desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, até meados da década de 1530.

Qual foi a primeira riqueza a ser explorada no Brasil?

O pau-brasil é uma árvore nativa do Brasil e sua exploração foi a primeira atividade econômica realizada pelos portugueses, quando chegaram aqui, no século XVI.

Quem fundou a cidade de São Vicente?

Assim, após batizar o local oficialmente como Vila de São Vicente, Martim Afonso instalou aqui a Câmara, o Pelourinho, a Cadeia e a Igreja, símbolos da colonização e bases da administração portuguesa.

O que caracteriza o périplo africano?

O Périplo Africano foram diversas viagens feitas pelos portugueses nos séculos XV e XVI na tentativa de descobrir uma alternativa para chegar às Índias, na época das Grandes Navegações. ... O desafio seria contornar o continente africano em sua região Sul, para então seguir até o Oriente.

Qual era o interesse dos portugueses em relação ao Pau-Brasil?

Qual o interesse dos portugueses na extração do pau-brasil? O pau-brasil se mostrou economicamente interessante para os portugueses, pois essa madeira continha uma tinta vermelha muito utilizada na coloração de tecidos. Além disso, essa mesma madeira era de grande serventia na construção de casas, móveis e embarcações.

Qual a finalidade das feitorias europeias?

As feitorias europeias medievais eram organizações de mercadores de um estado, reunidos num mesmo local fora das suas fronteiras. ... Era encarregado de reger o comércio e arbitrar a comunidade de mercadores.

Quem eram os feitores de escravos?

Os capatazes e feitores eram trabalhadores livres que trabalhavam para os senhores de engenho nas fazendas de açúcar na época do Brasil Colonial. ... Tinham a função de vigiar os escravos para evitar fugas ou a prática de qualquer coisa não autorizada pelos senhores de engenho.

O que os portugueses construíram no Brasil?

Os portugueses viram no pau-brasil, uma oportunidade para explorar a madeira para produção de objetos diversos e para extrair uma resina da madeira que permitia a produção de um corante utilizado no tingimento de tecidos.

Quais países europeus estabeleceram feitorias na Ásia?

A expedição do português Vasco da Gama (1469-1524), realizada entre 1498 e 1499, inaugura a presença colonial européia na Ásia. Os portugueses estabelecem seu domínio na costa da Índia, da China e tentam conquistar o Japão. Os espanhóis instalam-se nas Filipinas, onde ficam até 1898.

Qual a primeira riqueza?

A primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasileiras foi o pau-brasil (caesalpinia echinata),árvore que existia com relativa abundância em largas faixas da costa brasileira.

Qual foi a primeira mão de obra utilizada no Brasil?

A primeira utilizada foi a dos índios, porém existiam alguns problemas com relação a sua utilização: primeiro, eles eram em pouca quantidade e ainda muitos morreram devido a epidemias, e segundo, alguns clérigos se colocavam contra ela; e terceiro, estes se recusavam a trabalhar no regime compulsório, já que seu modo ...

Qual foi o primeiro nome que os portugueses deram ao Brasil?

Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.

Por que o período que compreende 1500 até 1534 da história do Brasil é chamado de Pré-colonial?

O período que se iniciou em 1500 com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil e foi até meados da década de 1530 com a criação do sistema de capitanias hereditárias é chamado por muitos historiadores de período pré-colonial em virtude da ausência de políticas colonizadoras de Portugal e de um programa de ocupação ...

O que ocorreu em 1530?

O período pré-colonial corresponde aos primeiros anos de colonização do Brasil pelos portugueses. Abrange dos anos de 1500 a 1530 e a principal atividade econômica foi a exploração do pau-brasil.

Quais as características do Brasil Pré-colonial?

O Período Pré-Colonial começa na chegada dos portugueses em 1500. Essa fase foi marcada pelo escambo com indígenas, extração de pau-brasil, feitorias e pouca interferência da Coroa. Havia apenas planejamentos de ocupação do território, não esforços para sua execução.

O que a África oferecia aos portugueses?

O primeiro lugar que os portugueses chegam no continente africano foi em Ceuta, no Norte, em 1415. Em princípio estabeleceram comércio com os povos da região. Os interesses portugueses nesse momento eram principalmente encontrar uma nova rota para as Índias e produtos rentáveis para o mercado europeu.

Qual o nome do local construído por portugueses que servia como depósito de riquezas e Fortaleza contra ataques inimigos?

Atualmente é denominado Forte do Presépio, nome dado pelos portugueses.

Quais eram as características da escravidão existente na África desde os tempos antigos?

2 A ESCRAVIDÃO NA ÁFRICA

Desde os tempos mais antigos, alguns homens escravizaram outros homens, que não eram vistos como semelhantes, mas sim como inimigos e inferiores. A maior fonte de escravos sempre foram as guerras, com os prisioneiros sendo postos a trabalhar ou sendo vendidos pelos vencedores.

Artigo anterior
Como calcular horas extras?
Artigo seguinte
O que significa abigail?