O que entendes por espectro eletromagnético?

Perguntado por: Daniela Vera Jesus  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.6/5 (18 avaliações)

O espectro ou espetro eletromagnético é o intervalo completo de todas as possíveis frequências da radiação eletromagnética. O espectro eletromagnético se estende desde as ondas de baixa frequência, ondas de rádio, até as de maior frequência como as da radiação gama.

O que é o espectro eletromagnético?

Espectro eletromagnético é o conjunto de todas as frequências da radiação eletromagnética.

O que é um espectro eletromagnético * sua resposta?

O espectro eletromagnético é o conjunto de todas as possíveis frequências de ondas eletromagnéticas que existem. Estendem-se das ondas de rádio aos raios gama. O espectro eletromagnético é o conjunto de todas as frequências de ondas eletromagnéticas existentes.

Como explicar o espectro eletromagnético?

Trata-se da distribuição das ondas eletromagnéticas a partir dos valores dos comprimentos de onda e da frequência das radiações. O espectro eletromagnético é a distribuição das ondas eletromagnéticas, visíveis e não visíveis, de acordo com a frequência e o comprimento de onda característico de cada radiação.

Para que serve e como é utilizado o espectro eletromagnético?

Para que Serve e Como é Utilizado? O espectro eletromagnético mede as ondas eletromagnéticas. Elas têm a mesma velocidade, mas diferem em frequência e em comprimento. Essa mediação é feita através das faixas do espectro, que indicam a distribuição da intensidade do eletromagnetismo.

O espectro eletromagnético - Canal da Física

26 questões relacionadas encontradas

O que significa espectro na física?

No âmbito científico um espectro é uma representação das amplitudes ou intensidades - o que geralmente traduz-se por energia - dos componentes ondulatórios de um sistema quando discriminadas uma das outras em função de suas respectivas frequências (ou comprimentos de onda).

Por que não podemos ver essas ondas eletromagnéticas?

As ondas eletromagnéticas não precisam de meio material e se propagam no vácuo a todo momento, sendo resultado da movimentação da carga elétrica que surge da agitação dos átomos que estão na formação de todos os corpos.

O que é um espectro descontinuo?

Os espectros dos elementos são descontínuos e servem para identificar cada um, pois um mesmo espectro nunca se repete para dois elementos diferentes. ... Esse conjunto de cores que vai do vermelho ao violeta é conhecido como espectro contínuo, pois a passagem de uma cor para a outra é praticamente imperceptível.

O que é o espectro atômico?

Os átomos absorvem e emitem luz de vários comprimentos de onda. ... O conjunto de comprimentos de onda emitidos ou absorvidos por um átomo é chamado Espectro Atômico. Um exemplo do espectro atômico do ferro: O átomo mais simples possível é o hidrogênio, que tem bem menos linhas e essas são mais espaçadas.

O que é um espectro de absorção de luz?

Como a interação da luz com a matéria depende da estrutura química dos compostos, o espectro de absorção é uma forma de caracterização que permite verificar qual a faixa de comprimento de onda em que um dado composto apresenta sua maior afinidade de absorção.

O que é um espectroscopia?

A espectroscopia refere uma pletora de técnicas diferentes que empregam a radiação a fim obter dados na estrutura e nas propriedades da matéria, que é usada resolvendo uma grande variedade de problemas analíticos.

Quais são as ondas eletromagnéticas?

Elas são ondas tridimensionais e transversais que viajam na velocidade da luz, transportando exclusivamente energia. Ademais, apresentam-se na forma de ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama, em ordem crescente de frequência e energia.

O que são ondas eletromagnéticas e alguns exemplos?

A onda eletromagnética é uma das formas pelas quais a energia se propaga. Esse tipo de onda não precisa de um meio para se propagar e não consegue transportar matéria. ... Existem sete tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama.

Qual o significado do espectro eletromagnético no dicionário Aurélio?

Significado de Espectro eletromagnético

substantivo masculino [Física] Espectro da radiação eletromagnética, desde as ondas de baixa frequência (ondas de rádio) até as de maior frequência (radiação gama), incluindo neste intervalo as microondas, o infravermelho, os raios X e a luz visível ao olho humano.

O que é espectro eletromagnético como algumas faixas do espectro podem afetar a saúde da pele humana?

Nos níveis mais altos do espectro eletromagnético - ou seja, muito acima das frequências usadas pelos telefones celulares - há riscos claros de exposição prolongada à saúde. Os raios ultravioletas do Sol se enquadram nessa categoria prejudicial à saúde e podem levar, por exemplo, ao câncer de pele.

O que é radiação visível?

Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro eletromagnético cuja radiação é composta por fótons capazes de sensibilizar o olho humano de uma pessoa normal. Identifica-se a correspondente faixa de radiação por luz visível, ou simplesmente luz.

Quais são os tipos de espectros atômicos?

Mas, apesar disso, todos os espectros, como se viu experimentalmente, podem dividir-se em três tipos que se distinguem fortemente uns dos outros.
  • Espectros contínuos. O espectro solar ou o espectro de qualquer lanterna de arco é contínuo. ...
  • Espectros de linhas. ...
  • Espectros de faixas. ...
  • Espectros de absorção.

O que é espectro de um elemento químico?

Espectro é o conjunto de cores obtido através da dispersão dos componentes de uma luz; ele pode ser contínuo ou descontínuo.

Qual a diferença do espectro eletromagnético e espectro atômico?

O espectro eletromagnético (EM) é a faixa de todos os tipos de radiação EM . ... Espectro atômico - Espectro de riscas produzido quando átomos emitem radiações.

O que é espectro de absorção e emissão de energia?

Espectro de emissão: linhas coloridas obtidas pela dispersão da luz emitida pela amostra. Cada linha corresponde a um determinado comprimento de onda. Espectro de absorção: linhas escuras obtidas ao transmitir luz branca atraves da amostra.

O que é um espectroscópio para que serve?

O espectroscópio é um instrumento para visualizar o espectro. A peça básica do espectroscópio é a rede de difração ou o prisma, cuja função é dispersar o feixe de radiação em seus comprimentos de onda componentes.

Como eu posso ter um espectro contínuo?

  1. Um corpo opaco quente (sólido ou fluido muito denso) produz um espectro contínuo, isto é, tem todos os comprimentos de onda.
  2. Um gás quente transparente (de baixa densidade) produz um espectro de linhas brilhantes (linhas de emissão).

Quais são as ondas eletromagnéticas que nos causam problemas?

A luz ultravioleta é largamente produzida pelo Sol. É uma radiação não visível e ionizante, já que esse tipo de onda eletromagnética é capaz de produzir alterações nas cadeias de DNA, podendo causar danos celulares irreversíveis.

Que tipos de ondas podem causar danos aos seres vivos porque?

Os efeitos induzidos pelas radiações eletromagnéticas podem ser térmicos ou atérmicos, que são os que geram maior risco ao produzir alterações biológicas. Calcula-se que entre 5 e 10% da população seja eletrossensível.

O que todas as ondas eletromagnéticas possuem?

As ondas eletromagnéticas apresentam todos os atributos de uma onda: reflexão, refração, difração, interferência. Além disso, elas também têm como característica: O campo elétrico e magnético são perpendiculares entre si; ... No vácuo a onda se propaga a uma velocidade de 3 .

Artigo anterior
O que folha faz?
Artigo seguinte
Como se escreve entristece?