O que e xilema?

Perguntado por: Neuza Viviane Neves Moura  |  Última atualização: 7. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

Xilema é o tecido vivo em plantas vasculares cuja função básica é transportar água com nutrientes das raízes para os caules e folhas. A palavra "xilema" é derivada da palavra grega ξύλον, que significa "madeira"; o tecido de xilema mais conhecido é a madeira, embora seja encontrado em toda a planta.

O que é xilema e qual sua função?

O xilema, ou lenho, é responsável pela condução de água e sais minerais - seiva bruta - das raízes até o ápice da planta. É constituído por células mortas impregnadas por lignina e reforçadas com celulose.

Onde se encontra o xilema?

O xilema é um tecido vascular que distribui água e solutos pelo corpo de um vegetal. Ele é encontrado de forma contínua na planta, atravessando todos os órgãos e formando uma verdadeira rede de circulação de substâncias.

Como é originado o xilema?

O xilema primário é formado durante o crescimento primário da planta a partir do procâmbio, e o xilema secundário é formado a partir do câmbio vascular durante o crescimento secundário do vegetal.

Quais células formam o xilema?

O xilema é formado pelos elementos traqueais, as fibras e células de parênquima (Fig 1 e 2). Os elementos traqueais são as células mais especializadas do xilema, e são as células responsáveis pela condução da água e dos sais minerais.

Xilema e Floema | Histologia Vegetal - Brasil Escola

37 questões relacionadas encontradas

Como é possível diferenciar as células condutoras que formam o floema?

Os diversos tipos celulares que compõem o floema são: Elementos crivados: são as principais células condutoras do floema. ... Células parenquimáticas: apresentam a função de armazenamento de sustâncias; Células companheiras: células especializadas associadas ao elemento de tubo crivado.

Quais plantas possuem xilema?

As plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) apresentam um sistema condutor composto por dois tipos de tecidos: o xilema e o floema. Ambos percorrem todo o corpo da planta, formando um sistema contínuo de tecidos vasculares.

Qual a origem do xilema e do floema?

O xilema primário é formado a partir do procâmbio (meristema primário) durante o período de crescimento primário, ou seja, quando a planta cresce em comprimento. ... Floema Primário: se origina do Procâmbio. Pode ser de dois tipos: protofloema e metafloema.

Qual diferença encontramos entre o xilema e o floema?

O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

Qual a importância econômica do xilema?

O xilema, também conhecido como lenho, possui a função de transportar a seiva bruta dos vegetais, ou seja, os sais minerais e a água. ... Também pode ser considerado um tecido de armazenamento de nutrientes e sustentação mecânica ao vegetal, especialmente no caso do xilema secundário.

Quem produz o xilema?

Formação de xilema

O xilema primário é produzido pelo procâmbio, ao mesmo tempo que o caule ou ramo se alonga.

Quais as funções do xilema e do floema e onde estão localizados?

Xilema: formado por células mortas, transporta a seiva bruta (formada por água e sais minerais) da raiz até o topo da planta. Floema: constituído por células vivas, que são responsáveis por transportar a seiva elaborada (produtos da fotossíntese) das folhas até as demais regiões da planta.

Onde fica o floema?

→ Onde o floema está localizado? O floema, por ser responsável pela condução de substâncias, é encontrado em todos os órgãos do vegetal. Nas raízes primárias, ele forma cordões que se alternam com o xilema. Já em raízes em estrutura secundária e no caule, normalmente, o floema apresenta-se mais externamente ao xilema.

Qual é a função dos estômatos?

Os estômatos são fundamentais para a ocorrência da fotossíntese, pois permitem que o gás carbônico seja disponibilizado para as células. Os estômatos também estão relacionados com a perda de água por transpiração. Estômatos são encontrados nas partes aéreas do vegetal, principalmente nas folhas.

Quais as duas importantes funções atribuídas ao xilema?

Além do transporte da seiva bruta (água e sais minerais) da raiz para as folhas, essencial para o desenvolvimento das plantas de maior porte no ambiente terrestre, o xilema também atua na sustentação da planta e no armazenamento de nutrientes, possibilitados pela presença de células parenquimáticas e fibras de ...

Qual é a função do Colenquima?

Esse último é o caso do colênquima, um tecido que, juntamente ao esclerênquima, atua dando suporte à planta. ... Sua função principal é dar resistência mecânica a órgãos ainda em crescimento e a partes maduras de plantas herbáceas.

Como ocorre a transpiração nas plantas e qual a sua função?

O processo de transpiração vegetal engloba a passagem de água por todo o corpo da planta, desde sua absorção nas raízes, transporte através do xilema, movimentação até as porções superiores da parte aérea culminando com a sua evaporação na superfície das folhas através dos estômatos.

O que são os vasos liberianos?

Os vasos que transportam a seiva elaborada das folhas para toda a planta são denominados de vasos liberianos, e seu conjunto e os tecidos associados a ele são chamados de floema ou líber.

Quais são os tipos de tecidos Meristemáticos?

Os tecidos meristemáticos primários são: a protoderme, o procâmbio e o meristema fundamental. A protoderme é o tecido que reveste externamente o embrião e dará origem a epiderme, o primeiro tecido de revestimento da planta. O procâmbio dará origem aos tecidos vasculares, xilema e floema primários.

Qual a origem do floema?

→ Origem do floema

O floema pode ser do tipo primário ou secundário a depender de sua forma de origem. O floema é dito primário quando se origina do procâmbio (tecido meristemático primário). O floema secundário, por sua vez, é originado a partir do câmbio vascular (meristema secundário ou lateral).

O que é responsável pela reprodução das árvores?

As flores são responsáveis pela reprodução da planta. Elas estão presentes apenas no grupo de plantas mais evoluído chamado de angiospermas. As flores podem ser hermafroditas ou monoicas quando possuem ao mesmo tempo as estruturas femininas (carpelos) e masculinas (estames).

Quais são os dois tipos de células condutoras do xilema lenho )?

Existem dois tipos de células condutoras no xilema: traqueíde e elemento de vaso traqueário (ou xilemático ou, ainda, lenhoso).

Qual grupo de plantas que apresenta xilema e floema porém sem a presença da semente?

As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas.

Quais os tecidos que compõe a raiz de uma planta?

Os tecidos que compõem a estrutura primária da raiz são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o córtex, que é o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema.

O que é células companheiras?

As células companheiras são células nucleadas com numerosas mitocôndrias, plastídios (freqüentemente cloroplastídios) e ribossomos. A célula companheira é ontogeneticamente ligada ao elemento de tubo crivados (Fig. 6).

Artigo anterior
Quais as estruturas que se unem para formar as raízes nervosas?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura febre de dente?