Qual é a função do Pinacócito?

Perguntado por: Victória Juliana Almeida Ramos  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (35 avaliações)

O pinacócito é uma célula de revestimento externo das esponjas do mar. Tem a função de ajudar a dar sustentação e proteger o animal. Juntas elas formam uma estrutura chamada pinacoderme.

Qual a função do Coanócito pinacócito e Amebócito?

a) A digestão do alimento é realizada pelos coanócitos, e os nutrientes são distribuídos pelos pinacócitos. b) Os coanócitos são responsáveis pela fagocitose das partículas alimentares. c) Os amebócitos são responsáveis somente pela produção das espículas.

Onde são encontrados os pinacócitos?

Os pinacócitos são células de revestimento que formam a pinacoderme nas esponjas. Têm forma poligonal, são finas, coriáceas e estreitamente ligadas.

Qual a função de um coanócitos?

Os coanócitos movimentam seu flagelo e garantem o fluxo de água no interior do corpo do animal. Em volta do flagelo, observa-se uma série de projeções que formam uma espécie de colar, que ajuda a aprisionar as partículas de alimento.

Qual a função do porócito nas esponjas?

Porócito é uma célula dobrada sobre si mesma, e compõe os poros dos Poriferos, é o acesso da água do exterior para o interior do organismo. O poro varia de tamanho no percurso para selecionar as partículas, assim obtendo mais eficiência na nutrição.

OS SEGREDOS DO SUCO MAIS SAUDÁVEL DO MUNDO! SUPER ANTI INFLAMATÓRIO, DESINFLAMA SEU CORPO

39 questões relacionadas encontradas

Qual a função do ósculo nas esponjas?

Ósculo é a maior abertura presente nos poríferos. Trata-se de uma estrutura excretora responsável por eliminar água que passou pelo animal. Geralmente, fica na parte superior dos espongiários.

Qual a função dos sais de cálcio e de sílica que formam as espículas?

Esses animais, uma vez que não possuem tecidos ou sistemas, desenvolveram uma forma de sustentação com base em espículas, que são estruturas rígidas formadas pela agregação ou cristalização de sais de cálcio (calcárias) ou sílica (silicosas), e/ou proteínas, como o colágeno e espongina, formando assim um “esqueleto”.

É uma célula flagelada?

Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. Nessas células, fica clara a função do flagelo, que é garantir que a célula reprodutiva masculina encontre a célula reprodutiva feminina para que ocorra a fecundação.

Quais são os animais poríferos?

Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.

Quanto às características anatômicas dos espongiários é correto afirmar que?

Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: as esponjas de estrutura asconoide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.

Quais as principais diferenças entre os poríferos e cnidários?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

Porque as esponjas são classificadas dentro do reino Animalia?

Classificação das esponjas. As esponjas são o tipo mais primitivo de animal, classificados por isso no grupo Parazoa, considerado um táxon paralelo ao de todos os outros animais (Eumetazoa), e carecem de várias coisas que os outros animais possuem, como sistema nervoso e locomoção.

Porque as esponjas são exclusivamente aquáticos?

Os poríferos são animais muito simples e que não possuem células organizadas em tecidos verdadeiros, assim, essas células apresentam certa independência. Esses animais são sésseis e filtradores, ou seja, não se locomovem e retiram as partículas necessárias para a sua sobrevivência do ambiente aquático.

Como é o esqueleto de uma esponja?

O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Em certas esponjas, o esqueleto não possui espículas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida.

É uma célula flagelada com um funil?

Os coanócitos são células ovóides típicas das esponjas, dotadas de um flagelo cuja base é circundada por projeções da membrana plasmática, formando um funil. Estas células estão relacionados com a nutrição do animal, capturam o alimento por fagocitose ou por pinocitose.

Como se chama a célula flagelada com um funil membranoso que reveste cavidades internas do corpo das esponjas?

Coanócitos – células flageladas com uma expansão membranosa em forma de colarinho, que revestem o espongiocélio e outras câmaras vibráteis internas das esponjas. O movimento dos seus flagelos cria a corrente de água que traz nutrientes e gases.

Como funciona o flagelo?

Os flagelos são filamentos finos e compridos (maiores que o corpo do organismo onde se encontram), constituídos por protoplasma que se expande do corpo celular. São capazes de movimento vibratório, utilizado na locomoção e alimentação. São frequentes nos protozoários, esponjas e gâmetas móveis.

Qual é a função do cálcio no nosso organismo?

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano e é essencial para a mineralização de ossos e dentes e para a regulação de eventos intracelulares em diversos tecidos.

O que são os sais?

Dentre os tipos de sais mais conhecidos estão o cloreto de sódio (NaCl), o sal de cozinha, nitrato de sódio, conhecido como salitre, sulfato de cálcio, usado na construção civil, o gesso e o carbonato de cálcio.

Para que serve o cálcio no corpo humano?

O cálcio é essencial para a mineralização de ossos e dentes e também está envolvido em funções como divisão celular, contração dos músculos, secreção de hormônios e coagulação sanguínea.

O que é ósculo biologia poríferos?

Em Zoologia, denomina-se ósculo à abertura principal da espongiocele, na extremidade livre do corpo dos animais do filo Porifera - as esponjas.

O que é ósculo em biologia?

O que é Ósculo:

No ramo da biologia e botânica, o ósculo é um orifício exalante das esponjas (poríferos), por onde passa o fluxo de água, e que se encontra na extremidade livre do corpo desses animais que vivem nos oceanos.

Como ocorre a respiração de uma esponja?

Respiração e Alimentação

Os poríferos são animais filtradores. Eles promovem uma corrente de água que entra pelos poros, passa pelo átrio e sai pelo ósculo. Ao entrar, a água fornece oxigênio e ao sair, carrega dióxido de carbono e resíduos. Assim, ocorre a respiração, através das trocas gasosas por difusão.

Artigo anterior
Como tomar o comprimido naproxeno?
Artigo seguinte
O que é viver em castidade?