O que é vida útil na contabilidade?
Perguntado por: Dinis Diego Almeida Maia Gonçalves | Última atualização: 8. Januar 2022Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)
A vida útil econômica de um ativo é o período durante o qual se espera que ele seja utilizado pela empresa nas suas operações, portanto deve ser avaliado considerando as reais condições de uso e outros fatores que possam aumentar ou diminuir sua vida útil.
O que é a vida útil de um bem?
A vida útil de um bem está relacionada ao tempo em que o produto tem validade e bom desempenho. ... O tempo de vida útil de um bem, influencia nos investimentos que a empresa deve realizar, que por sua vez, interfere diretamente no fluxo de caixa.
Como saber o tempo de vida útil de um bem?
É a Receita Federal quem determina qual a vida útil estimada de um bem e, com base nela, sua taxa anual de depreciação. A depreciação pode começar a ser contada a partir da instalação do bem e, ao final do período de vida útil, não poderá ultrapassar o custo de aquisição do ativo.
O que significa vida útil econômica?
A vida útil econômica seria a vida útil real, estabelecida pela empresa, tempo em que o bem prestaria utilidade à mesma.
Como funciona depreciação?
A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.
LIVE 07/07/20 # CONTABILIDADE ÚTIL - ATIVO IMOBILIZADO: TUDO SOBRE AS NORMAS CONTÁBEIS E FISCAIS
Como funciona a depreciação de ativos?
O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa: Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil. O custo de aquisição é conhecido pela nota de compra, mas o valor residual e os anos de vida úteis, em geral, são estimados pela empresa.
O que é a taxa de depreciação?
A depreciação é a perda de valor de um bem decorrente de seu uso, do desgaste natural ou de sua obsolescência. Na contabilidade das empresas, essa depreciação é registrada como um percentual do valor contábil do bem que é descontado ao longo do tempo, de acordo com sua expectativa de vida útil.
Qual a diferença entre vida útil e vida econômica?
A vida útil refere-se à expectativa do prazo de geração de benefícios econômicos para a entidade que detém o controle, riscos e benefícios do ativo e a vida útil econômica, à expectativa em relação a todo fluxo esperado de benefícios econômicos a ser gerado ao longo da vida econômica do ativo, independente do número de ...
O que é vida útil dos produtos?
O que significa exatamente a vida útil? Que há uma estimativa de quanto tempo pode ser usado sem perder suas características essenciais. Esta estimativa muitas vezes é proporcionada às empresas fabricantes para fornecer informação ao consumidor.
O que significa vida útil de um equipamento?
A vida útil de máquinas significa a quantidade de tempo de aproveitamento que é possível utilizá-la. O objetivo é que esse tempo seja sempre o maior possível. Assim, a indústria estará sempre no seu funcionamento ideal.
Como saber o tempo de vida útil de um equipamento?
Vida útil e o cálculo de depreciação
Para saber como calcular a vida útil dos equipamentos de TI, multiplicamos o prazo de vida em anos com o número de horas trabalhadas em um ano. Por exemplo, um tablet com 3 anos de duração, se trabalhado 8 horas por dia, durante 253 dias em um ano, tem vida útil de 6.072 horas.
Qual o tempo de vida útil de um celular?
Por isto, alguns analistas dizem que celulares Android tem uma vida útil média de 3 anos se usados moderadamente para funções básicas. Mas caso você seja um usuário mais exigente que faz uso de diversos aplicativos, ele irá durar no máximo 1 ano com todas suas funções intactas.
Qual o critério para manter o valor do bem compatível com a sua duração?
(2) O prazo de 1 (um) ano é contado a partir da data de aquisição do bem, ainda que esse prazo termine em exercício social subseqüente. Base Legal: Art. 15 do Decreto-Lei nº 1.598/1977; Art.
Quais fatores podem reduzir a vida útil de um bem?
Depreciação: a redução do valor dos bens tangíveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência. Exaustão: a redução do valor, decorrente da exploração, dos recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotáveis.
Quais os fatores que determinam a vida útil de um material?
- embalagem;
- matéria-prima utilizada na produção;
- condições de armazenamento;
- micro-organismos;
- temperatura e umidade;
- exposição à luz.
Quais fatores devem ser considerados na determinação da vida útil de um ativo?
Adicionalmente, o pronunciamento mencionado apresenta fatores que devem ser considerados na determinação da vida útil de um ativo: (a) o uso esperado do ativo, que deve ser avaliado com base na capacidade esperada ou na produção física do ativo; b) o desgaste físico esperado, que depende de fatores operacionais, tais ...
O que é a vida útil de um projeto?
A NBR 15575 (ABNT, 2013) define Vida Útil de Projeto (VUP) como o período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nessa norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e ...
Qual é o tempo de vida útil de um HD?
"HDs duram de cinco a oito anos se tiverem um bom cuidado. Já os SSDs podem chegar a dez anos ou mais se não tiverem problema de temperatura e utilização", detalha van Dinteren.
Qual a definição de durabilidade?
Definição - O que é Durabilidade
Habilidade de um item em desempenhar uma função requerida sob dadas condições de uso e manutenção, até chegar ao estado limite.
Pode-se afirmar que a diferença entre vida útil e vida econômica de um bem está relacionada com?
Pode-se afirmar que a diferença entre vida útil e vida econômica de um bem está relacionada com: Resposta Selecionada: O valor contábil de um bem. ...
Qual a melhor definição de depreciação?
Qual a melhor definição de Depreciação? É o declínio do potencial de geração de serviços por ativos de longa duração, ocasionado pelos seguintes fatores: deterioração física, desgastes pelo uso e/ou obsolescência.
O que é depreciação exemplos?
A depreciação é usada em contabilidade para tentar igualar o custo de um ativo para a renda que o ativo ajuda a empresa a ganhar. Por exemplo, se uma empresa compra um equipamento de R$1 milhão e espera que ele tenha uma vida útil de 10 anos, este bem será depreciado ao longo de 10 anos.
Qual a depreciação?
A depreciação é redução periódica do valor de um bem de acordo com a sua vida útil. Dessa forma, caso um bem tenha uma vida útil de 10 anos, por exemplo, ele será depreciado ao longo desses 10 anos.
Como funciona a depreciação de bens adquiridos usados?
Depreciação de bens usados
CONSIDERADO É DE DOIS ANOS E MEIO. Essa contabilização deve ser feita mensalmente pelo prazo de vida útil considerado, ou seja, 2 anos e meio. Prazo de vida útil restante para fins de depreciação do bem: 8 anos.
Quando se inicia a depreciação de um bem?
A depreciação de um ativo começa quando o item está em condições de operar na forma pretendida pela administração, e cessa quando o ativo é baixado ou transferido do imobilizado.
Qual o recurso cabível contra decisão de impronúncia?
Como encontrar o NIRE pelo CNPJ?