O que é vetado ao médico utilizar na publicidade de sua atividade profissional?

Perguntado por: Leandro Manuel Fernandes Nogueira Pereira  |  Última atualização: 10. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (46 avaliações)

A Resolução CFM nº 1974/2011, com algumas alterações pontuais, estabelece os critérios norteadores da propaganda em Medicina, conceituando os anúncios, a divulgação de assuntos médicos, o sensacionalismo, a autopromoção e as proibições referentes à matéria.

O que não pode na publicidade médica?

Além disso, há impedimento para divulgação de questões como: endereço e/ou telefone do local de atendimento; ● especialidade não reconhecida; ● especialidade que não pode provar que possui; ● dados adulterados; ● aparelhos e tecnologias exclusivas; ● figura de pacientes.

O que é vedado ao médico?

Artigo 56 – “É vedado ao médico: desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de eminente perigo de vida”

O que é permitido no marketing médico?

O que pode no Marketing Médico

É permitido que o médico divulgue seus serviços em sua rede social ou em qualquer outro meio, desde que atenda algumas regras do Marketing Médico. Entre elas, informar sua especialidade – no máximo duas, seu registro no CRM e o RQE referente à especialidade divulgada.

O que o médico pode postar?

Médicos podem postar fotos de pacientes e mostrar 'antes e depois', decide CFM. NK Consultores – Práticas antes proibidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), publicar fotos de pacientes ou selfies dentro do consultório nas redes sociais agora são permitidas aos profissionais.

TUDO sobre Publicidade e Propaganda | Beatriz Cavalcanti

30 questões relacionadas encontradas

O que o médico pode postar nas redes sociais?

As selfies, antes proibidas, estão permitidas, “desde que não tenham características de sensacionalismo ou concorrência desleal”. O médico também pode repostar publicações de pacientes ou terceiros, que serão consideradas publicações médicas e deverão atender às regras da publicidade médica.

O que o médico pode postar no Instagram?

Aos médicos, também fica permitida a divulgação das clínicas e de seus locais de trabalho, bem como dos preços e valores de consultas ou procedimentos. Também é permitido postar os resultados positivos de seus trabalhos.

O que não é correto no marketing pessoal?

4 Atitudes que prejudicam o Marketing Pessoal
  1. Não se enxergar como marca. ...
  2. Deixar de desenvolver (e noticiar) seus diferenciais. ...
  3. Não se posicionar no mercado. ...
  4. Ficar desatento à publicação de conteúdo relevante.

O que regulamenta a publicidade da imagem do paciente das redes sociais?

A nova resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina), nº 2.336 de 13 de setembro de 2023, alterou as regras da publicidade médica e permitiu ao médico divulgar na internet a imagem do paciente, inclusive no modelo "antes e depois".

O que não se deve fazer para o marketing pessoal?

O que não se deve fazer no marketing pessoal?
  1. Ser inflexível com ideias alheias;
  2. Se mostrar relutante com trabalhos e tarefas desafiadoras;
  3. Ter o hábito de se atrasar para compromissos;

O que diz o artigo 88 do Código de Ética Médica?

Segundo o artigo 88 do Código de Ética Médica, “É vedado ao médico "negar, ao paciente, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros".

O que diz o artigo 89 do Código de Ética Médica?

Art. 89. Liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa. § 1º Quando requisitado judicialmente o prontuário será disponibilizado ao perito médico nomeado pelo juiz.

Quais situações podem ser consideradas como Violamento do Código de Ética Médica?

Receitar, atestar ou emitir laudos de forma secreta ou ilegível, sem a devida identificação de seu número de registro no Conselho Regional de Medicina da sua jurisdição, bem como assinar em branco folhas de receituários, atestados, laudos ou quaisquer outros documentos médicos.

O que os médicos não podem fazer?

O que um médico NÃO pode fazer?
  1. Usar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido;
  2. Sugerir que o serviço médico ou o médico citado é o único capaz de proporcionar o tratamento para o problema de saúde;

Quais as consequências da publicidade indevida para o profissional da Medicina?

Porém, independente dos casos, o médico compromete a sua atividade profissional, já que ocorre uma infração ética-profissional relacionada a publicidade médica e pode sofrer uma denúncia médica feita por pacientes, colegas médicas ou até mesmo de ofício pelo próprio CRM, sofrendo por consequência as punições cabíveis ...

O que pode ser considerado publicidade?

É qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promoção de ideias, bens e serviços por um patrocinador identificado a uma audiência alvo através dos mass media". A publicidade ajuda a identificar o significado e o papel dos produtos, fornecendo informação sobre marcas, companhias e organizações.

Qual a lei que proíbe divulgação de imagem?

Em casos mais graves, o uso indevido de imagem pode ser considerado crime, como previsto no artigo 218-C do Código Penal, que considera ilícito penal a disponibilização ou divulgação de fotos, vídeo ou imagem de cenas de sexo, nudez ou pornografia, sem consentimento da vítima.

Quais as regras para fotos de pacientes?

Preservar a identidade do paciente é indispensável. Evite imagem de corpo inteiro. Caso seja necessário, sempre utilize tarja preta ou pixels para ocultar olhos, genitália ou marcas que possam identificar o paciente (como manchas de nascença, tatuagens, cicatrizes...).

Pode postar vídeo de cirurgia?

Ou seja, os médicos continuam proibidos de distribuir e publicar em sites e canais de relacionados fotos tiradas com pacientes no momento de atendimento, como em consultas ou cirurgias.

Qual a diferença entre marketing digital e marketing pessoal?

Basicamente, o marketing tradicional trabalha com meios de comunicação clássicos, como a televisão, o rádio e a mídia impressa (jornais e revistas). Já o digital atua na web, principalmente nas redes sociais.

O que pode prejudicar o marketing pessoal?

Várias atitudes podem prejudicar um profissional em situações formais, como reuniões, entrevistas de emprego, almoços e jantares de negócios, por exemplo: não estar vestido adequado à formalidade que a situação exige, mascar chiclete, conversar sem olhar nos olhos do interlocutor, ser arrogante e autoritário, falar ...

O que não é considerado marketing?

O que o marketing não faz? Marketing também não é o foco no produto, mas sim o foco na criação de soluções para os problemas que seu cliente enfrenta no dia-a-dia. Com o Marketing você não empurra produtos para o seu cliente, também não cria necessidades que antes não existiam.

Por que médico não pode postar antes e depois?

Ao médico é defeso fazer autopromoção, concorrência desleal e sensacionalismo. Mas, além disso, não exibir fotos de “antes” e “depois” visa também proteger o próprio esculápio.

O que não postar no Instagram profissional?

O que não fazer no Instagram profissional?
  • Misturar a conta pessoal com a conta da empresa. ...
  • Utilizar imagens de outros perfis sem dar os devidos créditos. ...
  • Utilizar imagens de baixíssima qualidade. ...
  • Uso excessivo de hashtags. ...
  • Postagens em excesso ou escassas.

O que não é permitido no Instagram?

Não permitimos ataques nem abusos com base em raça, etnia, nacionalidade, sexo, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, religião, deficiência ou doença. Automutilação: não permitimos glorificação nem encorajamento de automutilação, incluindo transtornos alimentares.

Artigo anterior
Pode comer biscoito de arroz puro?
Artigo seguinte
Como reduzir os termos semelhantes de uma fração?