O que é verbo não flexionado?

Perguntado por: Iara Lia Pinto de Barros  |  Última atualização: 18. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (47 avaliações)

Em poucas palavras: o infinitivo impessoal é simplesmente o verbo que não flexiona, o verbo em seu estado puro, sem variação (exemplos: viajar, deitar, correr, ouvir, pôr).

Quando flexionar o verbo?

Quando conjugados, os verbos flexionam-se em pessoa a fim de evidenciar quem fala, para quem se fala ou aquele de quem se fala. Vamos observar os seguintes exemplos: Eu trabalho. “Eu” indica a pessoa que fala.

O que é um verbo no infinitivo flexionado?

Quando os sujeitos da oração principal e do infinitivo são diferentes. Nesse caso, não há escolha, o infinitivo vai concordar (flexionar) com o seu sujeito. Exceção: com os verbos ver, ouvir, sentir, mandar, fazer, a flexão do infinitivo é facultativa mesmo com sujeitos diferentes. Em geral, não se flexiona.

Como saber se o verbo está no infinitivo?

Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.

Quais verbos não flexionam?

Em poucas palavras: o infinitivo impessoal é simplesmente o verbo que não flexiona, o verbo em seu estado puro, sem variação (exemplos: viajar, deitar, correr, ouvir, pôr).

INFINITIVO IMPESSOAL - NÃO FLEXIONADO

31 questões relacionadas encontradas

O que é o verbo flexionado?

As flexões verbais são as formas que os verbos variam, ou seja, flexionam. Na Língua Portuguesa existem várias formas de um verbo ser flexionado: em número (singular ou plural), em pessoa (1ª, 2ª, 3ª), em voz (ativa, passiva, reflexiva) e em modos e em tempos, como veremos nos tópicos a seguir.

Como explicar o verbo no infinitivo?

Os verbos no infinitivo terminam em -ar, -er, -ir. O infinitivo não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. É uma das formas nominais do verbo, podendo desempenhar a função de um verbo ou a função de um nome.

Quais os tipos de infinitivo?

São elas:
  • 1ª conjugação = -ar (falar, gostar, brincar, trabalhar)
  • 2ª conjugação = -er (beber, ver, escrever, perder)
  • 3ª conjugação = -ir (pedir, mentir, ferir, sorrir)
  • Quando a intenção for indeterminar o sujeito: Estou limpando a casa para não me chamarem de preguiçoso;

Como iniciar uma frase com o verbo no infinitivo?

Não há problema nenhum em se iniciar frases com um verbo no inifitivo, porque o verbo no infinitivo pode ser tratado como um substantivo: Ser ou não ser, eis a questão (William Shakespeare, em Hamlet) Navegar é preciso; viver não é preciso (Fernando Pessoa)

Como saber se o verbo é flexionado?

Número – Representa a forma pela qual o verbo se refere a essas pessoas gramaticais. Por meio dos exemplos em evidência, podemos constatar que o processo verbal se encontra devidamente flexionado, tendo em vista as pessoas do discurso (eu, tu, ele, nós, vós, eles).

Qual é o significado de flexionar?

1. Dar ou adquirir uma forma diferente, consoante o género , o número, o grau, a pessoa, o tempo, o modo ou outra categoria afim (ex.: flexionar um verbo irregular; esta palavra não flexiona).

Como os verbos podem ser flexionados explique e exemplifique?

Os verbos flexionam de acordo com o número, a pessoa, o modo, o tempo e a voz. Em relação ao número, podemos ter o sujeito no singular ou no plural. O sujeito também pode ser de 1ª, 2ª ou 3ª pessoa, sendo a 1ª a que fala, a 2ª com quem se fala e a 3ª outra que não se enquadra nas duas categorias anteriores.

Como flexionar uma palavra?

Os substantivos podem flexionar em grau de apenas duas maneiras: aumentativo e diminutivo. Esses graus podem ser formados por meio de dois processos: sintético e analítico. No caso da formação sintética, há acréscimo de sufixo: bebê — bebezão (aumentativo) — bebezinho (diminutivo).

O que é flexões verbais exemplos?

É uma classe de palavras que pode variar em número, pessoa, modo, tempo, voz e aspecto. Essas variações são chamadas de flexões, termo associado ao caráter flexível das palavras cuja forma depende da relação que estabelece com outras palavras na cadeia discursiva. Observe um exemplo: A moça falou com o namorado às 20h.

É um verbo no infinitivo?

Na língua portuguesa, os verbos no infinitivo são a forma nominal e não conjugada do verbo. Eles são identificados pela terminação em “-ar“, “-er” ou “-ir“, como “amar“, “comer” e “partir“, respectivamente.

Quando flexionar o verbo para o plural?

Regra geral: O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número e pessoa. Ex.: Nós vamos ao cinema. O verbo (vamos) está na primeira pessoa do plural para concordar com o sujeito (nós).

O que é infinitivo gerúndio e particípio?

Infinitivo - expressa a ação em si: acordar, agradecer, esperar, sorrir, unir. Gerúndio - expressa o processo da ação: acordando, agradecendo, esperando, sorrindo, unindo. Particípio - expressa o resultado da ação: acordado, agradecido, esperado, sorrido, unido.

Como flexionar o infinitivo?

O infinitivo só é obrigado a se flexionar (= ir para o plural) se o seu sujeito for diferente do sujeito da oração anterior: “O diretor deu uma ordem expressa para os técnicos RESOLVEREM o problema ainda hoje”.

Quais são os verbos no particípio?

O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.

Tem que infinitivo?

com «ter que» + infinitivo: Há algo que me assombra já faz um bom tempo, o uso da próclise após o que. Vejo em todos os lugares: legendas de filmes, conversas, palestras que sempre usam ênclise após o que. Por exemplo: «temos que fazê-lo»; «temos que matá-lo»; «você tem que editá-lo».

O que é um verbo flexionado no modo imperativo?

O modo imperativo é uma flexão verbal associada ao ato de dar uma ordem ou fazer um pedido. Ele apresenta duas formas, ou seja, pode ser afirmativo ou negativo.

Quando haver não flexiona?

Sempre que o verbo haver for empregado com algum dos sentidos apontados acima, não ocorrerá a flexão verbal, já que não existe um sujeito gramatical na oração.

Artigo anterior
Como despertar o Rinnegan azul?
Artigo seguinte
O que é grafite tipo 3D?