O que é usucapião especial de imóvel urbano?

Perguntado por: Hélder Jaime Ferreira Jesus Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (40 avaliações)

A usucapião especial urbana também pode ser denominada de usucapião pro moradia ou usucapião pro misero, uma vez que visa beneficiar o possuidor que não é proprietário de nenhum outro imóvel rural ou urbano e ainda, desde que a área seja utilizada para sua moradia ou de sua família.

Quais são os requisitos da usucapião especial urbana?

Seus requisitos da usucapião especial urbana são:
  • Existência do animus domini, o comportamento de proprietário;
  • Inexistência de oposição à posse;
  • Posse ininterrupta por 05 (cinco) anos;
  • Utilização do imóvel para moradia sua ou de sua família;
  • Imóvel de até 250m²;
  • Não ser proprietário de outro imóvel, urbano ou rural;

Como funciona o usucapião especial urbano?

Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Quando a pessoa tem direito a usucapião?

Tem direito à Usucapião o indivíduo que exercer a posse com ânimo de dono por um determinado período. Ou seja, vizinhos e comerciantes locais devem o reconhecer como dono/morador do imóvel.

Qual o prazo para o usucapião urbano?

Usucapião coletiva posse ininterrupta de 5 anos; Usucapião Especial Familiar posse ininterrupta de 2 anos; Usucapião especial urbana posse ininterrupta por 5 anos.

Usucapião Especial de Imóvel Urbano

24 questões relacionadas encontradas

Quanto custa fazer usucapião no cartório?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

Como provar usucapião urbano?

Além da documentação (sugerida acima) para comprovar o tempo de posse, será necessário apresentar, juntamente com a petição inicial, os documentos dos moradores, comprovante do local de moradia (cadastro social ou comprovante de residência), a matrícula do imóvel objeto do usucapião, planta e memorial descritivo do ...

Quando não cabe usucapião?

Posse mansa e pacífica: Importante que não haja nenhuma contestação do proprietário legítimo registrado no Cartório de Registro de Imóveis da área usucapienda. Havendo a qualquer tempo contestação da posse pelo proprietário legítimo, fica descaracterizada a usucapião.

O que é preciso para entrar com usucapião?

Usucapião de terreno rural e urbano (usucapião especial)

Deve possuir a área por 5 anos ininterruptos, sem oposição; O terreno em zona rural não pode ser superior a cinquenta hectares; A área deve ser produtiva por seu trabalho ou de sua família; A área deve ser a moradia do possuidor.

O que é necessário para usucapião?

VI- Qual a documentação necessária para a ação de usucapião?
  • A- RG e CPF da parte requerente;
  • B- Certidão de Nascimento ou, se for casado, Certidão de Casamento;
  • C- Planta e/ou croqui do imóvel. ...
  • D- Comprovantes de residência;
  • E- Matrícula atualizada do imóvel;
  • F- Comprovantes de pagamento de IPTU;

O que é ação de usucapião especial?

A ação de usucapião é uma ação declaratória que tem por finalidade o reconhecimento judicial da aquisição de um direito real por usucapião. A depender da natureza do bem usucapido a ação pode ser mobiliária ou imobiliária.

É possível adquirir um imóvel através de usucapião especial que tenha mais de 250 00 metros quadrados?

É inviável o reconhecimento da usucapião especial urbana de lote urbano com tamanho superior a 250m². 3. Recurso improvido para manter a sentença.

O que é a concessão de uso especial para fins de moradia?

A Concessão de Uso Especial para fins de Moradia Individual e Coletiva (CUEM) é o instrumento que concede título de domínio e concessão de uso “àquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-‐a para sua moradia ou de sua ...

Quais são os 5 requisitos que devem estar presentes em todas as espécies de usucapião?

e) Usucapião especial urbano coletivo (arts. 10 a 12 do Estatuto da Cidade[3]): os requisitos são os seguintes: (a) Prazo de 5 anos; (b) requisitos obrigatórios; (c) imóvel urbano superior a 250m²; (c) posse coletiva de população de baixa renda; (d) finalidade de moradia.

O que é e quais são os requisitos da usucapião pró moradia?

Já a usucapião urbana, também denominado de pro misero ou pró-moradia, tem como requisitos a posse sem oposição de área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados por 5 (cinco) anos ininterruptos, utilizando-a como moradia sua ou de sua família, sendo vedada a posse de qualquer outro imóvel.

Quais os requisitos da usucapião especial rural?

A usucapião especial rural está prevista no art. 191 da Constituição Federal, bem como no art. 1.239 do Código Civil, cujos termos expõem que para usucapir o bem imóvel rural é necessário que este possua no máximo 50 (cinquenta) hectares, bem como esteja caracterizado como moradia e possuindo efetiva produtividade.

O que é preciso para fazer usucapião?

Escritura de Usucapião – Quais documentos necessários?
  1. Requerimento dos interessados, representados por advogado, dirigido ao cartório;
  2. ata notarial lavrada pelo tabelião (na primeira etapa), atestando o tempo de posse e a cadeia possessória, conforme as circunstâncias e modalidade da usucapião.

Quem não pode pedir usucapião?

Dessa forma, a usucapião não pode ser utilizada em casos onde a pessoa que ocupa o bem tem conhecimento de que não é o proprietário ou trabalha para o mesmo (como caseiros e locadores, por exemplo).

É cabível oposição em ação de usucapião?

No CPC/73 a oposição era tratada como intervenção de terceiros, mas, no CPC/15, o instituto passou a se enquadrar como ação autônoma, prevista como procedimento especial. Mas a questão é: cabe oposição nas ações de usucapião? Segundo decidiu o STJ, NÃO cabe oposição nas ações de usucapião.

Qual das alternativas não pode ser objeto de usucapião?

Os direitos reais de uso, gozo e fruição não podem ser objeto de usucapião.

O que comprova a posse de um imóvel?

A posse pode ser demonstrada por meio de contas de prestação de serviços públicos em nome do possuidor (fornecimento de água ou energia), através de depoimentos de testemunhas, por fotos ou mesmo através de documentos legais, como um contrato particular de promessa de compra e venda, em que haja cláusula que preveja a ...

Como legalizar um imóvel por usucapião?

Para regularizar um imóvel por intermédio da Usucapião, é necessário que nosso advogado analise os documentos e o caso em concreto, para definir se o procedimento poderá ser realizado Extrajudicialmente em cartório, ou se haverá a necessidade da Intervenção Judicial.

O que comprova a propriedade de um imóvel?

Como comprovar a propriedade de um imóvel? A propriedade de um imóvel é um direito assegurado pela Constituição Federal Brasileira e é realizada por meio da apresentação de dois documentos que assegurem a titularidade do bem: a escritura de um imóvel e o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.

Quais as principais diferenças entre a concessão de uso especial para fins de moradia e a concessão de direito real de uso?

O que a diferencia da primeira é a especificidade de sua destinação, a medida que o uso do bem público concedido somente pode ser para moradia. A pretensão é garantir o direito à moradia. A concessão especial é, portanto, espécie do gênero concessão de direito real de uso.

Artigo anterior
Como calcular emolumentos de cartório?
Artigo seguinte
Como acalmar um bebê ansioso?