Em que hipóteses a sentença criminal pode influenciar no deslinde do processo cível?

Perguntado por: Tomé Renato Morais Sá Esteves  |  Última atualização: 28. April 2024
Pontuação: 4.5/5 (73 avaliações)

A decisão proferida no juízo criminal surte efeitos perante as esferas cível e administrativa somente nas hipóteses em que fundada na inexistência do fato ou na negativa da autoria.

Qual a influência da sentença criminal sobre o juízo cível?

A responsabilidade civil é independente da criminal; não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal.

Quais os efeitos da sentença criminal na ação de responsabilidade civil?

Após uma sentença criminal transitar em julgado se torna em um título executivo judicial. Nos casos em que ocorrer a incidência da responsabilidade objetiva do patrão sobre aquele funcionário que cometeu o ato ilícito deve-se impetrar um processo de conhecimento, e não diretamente o processo de execução.

Em quais circunstâncias a sentença penal não permite propor ação na esfera cível?

Sentença Penal Absolutória

Ou seja, nos casos em que houve a comprovação de que não houve o fato criminoso ou que o acusado não concorreu para o fato ilícito, não poderá a vítima propor ação civil ex delicto.

Quais as hipóteses de sentença absolutória que influenciam na esfera civil?

Ainda tratando de exceções à regra geral, destaca-se que faz coisa julgada em âmbito cível a sentença absolutória criminal que reconhecer alguma excludente de ilicitude, quais sejam: legítima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento de dever legal e exercício regular de direito.

Sentença Criminal - Resolução da última sentença do TJMG e resumão de sentença cível e penal

20 questões relacionadas encontradas

Quais os efeitos da sentença penal condenatória e absolutória na esfera cível?

A regra geral é que a sentença penal condenatória vincula a esfera cível, como já vimos. Já a sentença penal absolutória geralmente não vincula a esfera cível, sendo que responsabilidade penal e civil permanecem independentes, conforme previsão do artigo 935 do Código Civil: Art. 935.

Qual a diferença da esfera civil e criminal?

Tanto o Código Civil quanto o Código Penal são conjuntos de leis e normas. No entanto, a diferença entre eles está na esfera de abrangência. Enquanto o Código Penal é voltado para a regulamentação de infrações e delitos, o Código Civil regulamenta os direitos e deveres de pessoas e suas propriedades.

Quais são os efeitos civis da sentença penal condenatória?

O efeito principal da sentença condenatória é a aplicação da pena a ser cumprida pelo acusado. Existem, contudo, diversos efeitos secundários previstos tanto no Código Penal quanto em leis especiais. Em alguns casos, esses efeitos secundários são de natureza penal e, em outros, de cunho extrapenal.

Qual o efeito civil da sentença penal absolutória?

O Superior Tribunal de Justiça já decidiu que "a sentença penal absolutória faz coisa julgada no juízo cível, nos casos em que o juízo criminal afirma a inexistência material do fato típico ou exclui sua autoria, tornando preclusa a responsabilização civil, bem como na hipótese de reconhecida ocorrência de alguma das ...

Em que caso a sentença absolutória impede a propositura da ação civil?

Absolvição com fundamento nos incisos IV e V do artigo 386: Se a sentença absolutória concluir que está provado que o acusado não concorreu para a infração penal, descabe a propositura de ação civil.

Quais são os efeitos da sentença?

Os efeitos principais da sentença no decurso do tempo restaram configurados como declaratório, constitutivo, condenatório, executivo lato sensu e mandamental. Esses efeitos são invariáveis no tempo e mutáveis apenas em cada caso julgado, definem a natureza jurídica da ação e da sentença.

Quando a sentença gera efeitos?

Por sua vez o artigo 1.012, §1º, V, do Código de Processo Civil, declara que a sentença começa a produzir efeitos imediatos após a sua publicação quando confirma, concede ou revoga tutela provisória.

Quando uma sentença produz efeitos?

A sentença produz efeitos entre as partes, atingindo os terceiros se estiveram presentes no processo. Assim está na primeira parte do art. 506 do CPC/2015: “A sentença faz coisa julgada às partes entre as quais é dada, não prejudicando terceiros”.

É possível executar a sentença penal condenatória no juízo cível?

A sentença criminal condenatória pode ser executada (melhor dizendo, cumprida). Pode ser dado cumprimento a ela no juízo cível. No cumprimento de sentença (artigo 513 do CPC e seguintes), a responsabilidade do condenado/executado não poderá mais ser objeto de discussão.

Por que a responsabilidade civil é independente da criminal?

Art. 935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal.

Quais são os efeitos secundários da sentença?

Entretanto, os efeitos da sentença condenatória também podem ser na modalidade dos chamados efeitos penais secundários. Dentre eles, destacam-se: a reincidência; a revogação de benefícios como o sursis, o livramento condicional, o aumento do prazo para a concessão do livramento condicional, entre outros.

Quando a sentença penal absolutória impede?

A absolvição criminal em ação que discuta os mesmos fatos, confirmada por decisão colegiada, impede o trâmite da ação da qual trata esta Lei, havendo comunicação com todos os fundamentos de absolvição previstos no artigo 386 do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal).

O que diz o artigo 935 do Código Civil?

Art. 935. A responsabilidade civil é independente da criminal, não se podendo questionar mais sobre a existência do fato, ou sobre quem seja o seu autor, quando estas questões se acharem decididas no juízo criminal.

Qual a diferença entre sentença condenatória e absolutória?

1. Condenatórias: quando julgam procedente, total ou parcialmente, a pretensão punitiva. 2. Absolutórias: quando não acolhem o pedido da condenação.

Quais são os efeitos da condenação criminal?

Os efeitos da condenação são todos aqueles que, de modo direto ou indireto, atingem a vida do condenado por sentença penal irrecorrível. [...] A imposição de sentença penal (pena privativa de liberdade, pena restritiva de direitos e/ou multa) ou de medida de segurança é, sem dúvida, o principal efeito da condenação.

O que acontece depois de uma sentença criminal?

Em se tratando de condenação, o indivíduo deve cumprir a pena imposta no processo de conhecimento. Algumas discussões relacionadas à execução penal ainda caberão (progressão de regime, livramento condicional, remição, comutação). O segundo caminho consiste no ajuizamento de ação de revisão criminal.

É efeito da condenação criminal transitada em julgado a?

A CONDENAÇÃO CRIMINAL TRANSITADA EM JULGADO QUE APLICA APENAS A PENA DE MULTA ACARRETA A SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS (ART.

É possível a condenação no âmbito administrativo penal e cível?

Sim. Um único ato cometido por servidor pode repercutir, simultaneamente, nas esferas administrativa, penal e civil. Art. 121.

Pode-se cumular a responsabilidade civil e a penal?

disciplinar, civil e penal são independentes entre si e as sanções correspondentes podem se cumular (art. 125); entretanto, a absolvição criminal, que negue a existência do fato ou de sua autoria, afasta a responsabilidade administrativa (art. 126)”.

Qual a diferença entre ação civil e criminal?

No caso da responsabilidade penal, o agente infringe uma norma de direito público. Neste caso, o interesse lesado é a sociedade. Entretanto, na responsabilidade civil, o interesse tutelado é o privado, cabendo ao prejudicado requerer a reparação caso entenda necessário.

Artigo anterior
Quem não pode fazer endoscopia?
Artigo seguinte
Como a ginástica pode ser dividida *?