O que é urticária autoimune?

Perguntado por: Emanuel Amorim Mota  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

A Urticária Crônica Espontânea (UCE) é uma doença cutânea, caracterizada pelo surgimento de lesões avermelhadas na pele, que podem mudar de local e provocar coceira intensa em diversas partes do corpo. Essa doença podem vir ou não acompanhadas de angioedemas, inchaços que aparecem em zonas finas da pele pelo corpo.

Qual doença autoimune causa urticária?

Dentre os tipos mais comuns de doenças autoimunes que causam erupções na pele estão a urticária crônica espontânea, o lúpus e a psoríase. As doenças autoimunes são enfermidades que representam desordens do sistema imunológico.

O que leva uma pessoa a ter urticária?

O conhecimento científico atual mostra que a maioria das crises de urticária acontece por mecanismos não alérgicos. Isto quer dizer que na maioria dos casos, urticária não é alergia! Ocorre a liberação de uma substância chamada histamina, que age nos vasos sanguíneos e na pele, causando o inchaço e vermelhidão.

Como saber se é uma alergia ou uma doença autoimune?

Alergias respondem a fatores externos como pó ou pólen que o sistema imunitário vê como ameaças. As condições auto-imunes respondem a situações internas que despoletam a ação do sistema imunitário: que este confunde com ameaça, mesmo quando são funções essenciais ao normal funcoinamento do corpo.

Qual doença autoimune causa coceira?

🏥Urticária autoimune severa

O g1 conversou com o médico alergista Adolfo Adami, que explicou que a urticária é uma doença que atinge a pele, causa coceira, muita vermelhidão e pode comprometer a qualidade de vida dos pacientes.

URTICÁRIA AUTOIMUNE | ANTICORPOS para autoimunidade estão NEGATIVOS

39 questões relacionadas encontradas

Como tratar urticária autoimune?

Tratamento da urticária
  1. Os anti-histamínicos representam o tratamento de eleição. ...
  2. Os anti-histamínicos orais antigos, como hidroxizina 10 a 25 mg, a cada 4 a 6 horas; difenidramida 25 a 50 mg, a cada 6 horas; são sedativos, mas às vezes bem eficazes e de baixo custo.
  3. Os corticoides sistêmicos (p.

Qual vírus causa urticária?

Em crianças as infecções associadas à urticária aguda mais comuns são causadas pelo herpes vírus, enquanto nos adultos são os vírus da hepatite3. O tratamento da urticária aguda é sintomático e da doença de base quando identificada.

Qual doença autoimune ataca a pele?

O penfigoide bolhoso é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico ataca a pele e provoca bolhas. As pessoas desenvolvem bolhas grandes e pruriginosas, com áreas de pele inflamada.

Qual Exame de sangue detecta doença autoimune?

O exame FAN mostra se há autoanticorpos no sangue de uma pessoa, revelando se estão presentes em grande quantidade. Ele geralmente é solicitado para investigar doenças autoimunes (condições nas quais o próprio sistema de defesa do indivíduo ataca o corpo).

Qual doença autoimune que afeta a pele?

Ainda assim, a amplitude de doenças autoimunes na pele é alta. As principais são: urticária crônica espontânea, vitiligo, psoríase, lúpus e púrpura trombocitopênica imunológica. Embora as doenças autoimunes não tenham cura, é possível conviver com o problema e reduzir os sintomas a partir de tratamentos específicos.

O que piora a urticária?

Mesmo drogas aparentemente inofensivas de uso corriqueiro podem provocar e/ou piorar a urticária., tais como inibidores da cicloxigenase, antiinflamatórios não hormonais, AAS (ácido acetil salicílico), medicamentos coloridos e com sabor, vitaminas e radiocontrastes.

Quando a urticária é preocupante?

Em alguns casos, a coceira e o inchaço também são comuns. Para ser considerada um problema crônico, a urticária deve ocorrer por um período igual ou superior a 6 semanas. Em linhas gerais, as lesões provocadas pela urticária são breves, tendo sua aparência restabelecida entre 1 e 24 horas.

É perigoso urticária?

Há um tipo de urticária aguda que se manifesta de forma muito intensa, o Edema de Quincke. A característica principal é o inchaço que acomete áreas da face, inchando lábios e pálpebras. Esta forma pode ser perigosa se atingir a laringe e dificultar a respiração.

Qual exame para saber se têm urticária?

Os exames básicos incluem o hemograma e prova de atividade inflamatória (VHS ou PCR). Na urticária crônica espontânea (UCE) é recomendada a realização de investigação adicional baseada na história clínica e exame físico do paciente, especialmente nos casos de doença mal controlada ou de longa duração.

O que pode ser confundido com urticária?

Resulta disso uma extensa lista de possíveis problemas dermatológicos, dentre os quais três são relativamente comuns: dermatite atópica, psoríase e urticária. Devido a algumas características semelhantes, elas são muitas vezes confundidas entre si.

Qual é o melhor antialérgico para urticária?

Escolha sempre os antialérgicos de segunda geração como:
  • Loratadina (Claritin)
  • Cetirizina (Zyrtec)
  • Desloratadina (Desalex, Esalerg)
  • Levocetirizina (Zina, Zyxen, Rizi)
  • Bilastina (Alektos)
  • Fexofenadina (Allegra, Fexodane)
  • Rupatadina (Rupafin)
  • Ebastina (Ebastel)

Quais são as doenças autoimunes mais perigosas?

Elencamos abaixo as doenças autoimunes mais perigosas. Confira!
  • Esclerose Múltipla. Estima-se que 130 pessoas a cada 100 mil habitantes desenvolvem esta doença autoimune, uma das mais conhecidas no mundo, por ser uma das mais cruéis. ...
  • Diabetes tipo 1. ...
  • Lúpus. ...
  • Vitiligo.

Quando desconfiar de doença autoimune?

Geralmente, as inflamações decorrentes de doenças autoimunes são indicativos de outros sintomas secundários, como dor, deformações articulares, fraqueza e dificuldade respiratória.

Como é o hemograma de uma pessoa com doença autoimune?

O hemograma completo pode despertar a atenção sobre uma doença autoimune e outros exames de sangue podem indicar mais precisamente a presença de anticorpos específicos. Em geral, a combinação dos resultados das análises com os sintomas de cada paciente é determinante para o diagnóstico.

O que leva uma pessoa a ter doença autoimune?

Causas de doenças autoimunes

As reações autoimunes podem ser desencadeadas de várias formas: Uma substância normal do organismo pode sofrer uma alteração provocada por um vírus, um fármaco, a luz solar ou a radiação, por exemplo. A substância alterada pode então parecer estranha ao sistema imunológico.

Como começa uma doença autoimune?

As doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Ele passa a confundir algumas estruturas com agentes invasores e, dessa forma, produz anticorpos contra órgãos e tecidos saudáveis. A partir disso, podem surgir sintomas e problemas de saúde que precisam de tratamento.

Qual é a doença autoimune mais comum?

Quais são as doenças autoimunes mais comuns?
  1. Artrite reumatoide. A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que ataca, preferencialmente, as articulações. ...
  2. Diabetes do tipo 1. ...
  3. Doença celíaca. ...
  4. Esclerose múltipla. ...
  5. Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

Que tipo de infecção gera urticária?

As causas mais freqüentes de urticária aguda são : infecções bacterianas, infecções virais das vias aéreas superiores (resfriados), medicamentos, alimentos e parasitoses. As medicações que mais causam são: penicilinas, cefalosporinas, sulfas, anticonvulsivantes, antiinflamatórios (aspirina e outros).

Qual a gravidade da urticária?

A urticária aguda é uma causa frequente de consulta com alergistas, caracterizada por urticas e/ou angioedema. Embora autolimitada e benigna, pode causar desconforto significativo e raramente representar uma doença sistêmica grave ou reação alérgica com risco de vida.

O que é urticária vascular?

URTICÁRIA VASCULITE

Constitui entidade clinicopatológica distinta, apresentando lesões individuais com duração além de 24 horas, púrpura, pigmentação pós-inflamatória (Figura 2) e sintomas de queimação cutânea. Acomete principalmente o tronco e as extremidades, e a duração média da doença é de três anos.

Artigo anterior
Quais as tecnologias que chegaram no século 21?
Artigo seguinte
Como funciona a extinção de condomínio?