O que é urgência e emergência obstétrica?

Perguntado por: Ema Patrícia Pinto  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (8 avaliações)

EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS – O que são? DR. RAPHAEL LEÃO – as emergências obstétricas são relacionadas, principalmente, ao sangramento na gestação. O sangramento durante qualquer período da gravidez, não é considerado normal e a paciente deve procurar assistência médica imediatamente.

O que é urgência e emergência Obstetrica?

Urgências e emergências obstétricas são situações que decorre durante a gestação e que coloca em risco o binômio materno fetal devido a alguma irregularidade, a qual exige resposta imediata de toda a equipe que atenderá a gestante e o feto que se encontram em risco (MONTEIRO et al., 2016).

Qual é a diferença entre urgência e emergência?

Emergências são consideradas condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.

O que é considerado parto de urgência?

São aqueles atendimentos que tratam de situações resultantes de "acidentes pessoais" ou "complicações no processo gestacional". É quando uma situação não pode ser adiada, pois se houver demora há riscos para a mãe e para o bebê.

Quais são os casos de urgência e emergência?

São exemplos de emergência: cortes profundos, acidente de ordem elétrica, picada ou mordida de animal peçonhento, queimaduras, afogamentos, infarto do miocárdio, entre outros. Já os casos de urgência são: fraturas, luxações, torções, febre maior que 38 graus há pelo menos 48h que melhora com antitérmicos, mas não cede.

Videoaula sobre Urgências Obstétricas

16 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de urgência?

As situações que podem necessitar de um atendimento de urgência incluem:
  • Fraturas.
  • Luxações.
  • Torções.
  • Asma brônquica em crise.
  • Feridas lácero-contusas (causadas pela compressão ou tração dos tecidos) sem grandes hemorragias.
  • Transtornos psiquiátricos.
  • Dor abdominal de moderada intensidade.
  • Retenção urinária em pacientes idosos.

O que é um caso de emergência?

Como vimos, a emergência é para os casos em que o risco de morte é iminente e exige um atendimento pronto para eliminar este risco, ou minimizá-lo.

Quais os tipos de emergência obstétrica?

Conheça algumas emergências obstétricas
  • Sangramento vaginal;
  • Dor abdominal intensa ou cólica;
  • Contrações.

Quando uma gestante deve ir ao Pronto-socorro?

A gestante deve procurar imediatamente o serviço de saúde caso sinta: sangramento vaginal ou qualquer perda de líquido pela vagina; inchaço importante do rosto, dedos da mão e pernas; dor de cabeça forte e demorada; dor na barriga ou contrações e puxões do útero; vista embaçada ou problemas de visão que aparecem de ...

Como reduzir a carência para parto?

É possível reduzir a carência do plano de saúde para partos?
  1. pagar a carência, por meio de um agravo;
  2. contratar um plano de saúde que aceite a portabilidade de carências.

Qual a diferença entre urgência e emergência Cite exemplos?

A diferença concentra-se mais no campo da medicina. Por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são urgência.

Qual a diferença entre urgência e emergência em enfermagem?

Emergência: constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Urgência: Ocorrência imprevista de agravo à saúde como ou sem risco potencial a vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.

O que é mais rápido urgência e emergência?

A principal diferença entre esses dois estados é que Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, enquanto a Urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.

Quais os fatores de risco que indicam encaminhamento à urgência emergência obstétrica?

Condições clínicas que indicam a necessidade de encaminhamento para Centro Obstétrico /Emergência ginecológica: polidrâmnio sintomático (dor, dispneia); ● placenta prévia com sangramento; ● oligodrâmnio (para avaliação de bem-estar-fetal); ● crescimento intra-uterino restrito (para avaliação de bem-estar fetal).

Quais são as complicações obstétricas?

Das complicações obstétricas relatadas as mais frequentes foram trabalho de parto prematuro 17%, hemorragias pós-parto 17%, sofrimento fetal 11%, crescimento intrauterino restrito 11% e infecções do trato urinário 11%.

Quais são os sinais de alerta na gravidez?

10 sinais de alerta que você não deve ignorar na gravidez
  1. Dor de cabeça forte ou visão turva. ...
  2. Febre. ...
  3. Tontura ou desmaio. ...
  4. Inchaço exagerado no rosto ou nas mãos. ...
  5. Náusea severa e excesso de vômito. ...
  6. Dificuldade para respirar, dores no peito e/ou batimentos acelerados.
  7. Moleza e cansaço extremo. ...
  8. Dor abdominal aguda.

Quando devo me preocupar com a minha gravidez?

Assim como o sangramento vaginal, leves dores de barriga são eventos comuns e inocentes ao longo da gravidez. Porém, se algum dos sinais abaixo estiver presente, a gestante deve entrar imediatamente em contato com o obstetra: Dor abdominal intensa e persistente. Dor abdominal associada a vômitos.

Como sei que já é hora de ir para a maternidade?

As contrações de trabalho de parto são regulares e são sentidas pela gestante como um endurecimento do abdome. O momento de se dirigir à maternidade é quando estas contrações estão se repetindo a um intervalo de no mínimo 5 / 5 minutos.

O que é classificação de risco em obstetrícia?

Acolhimento e Classificação de Risco (A&CR) em Obstetrícia

Implica prestar um atendimento com resolutividade e corresponsabilização, orientando, conforme o caso, o usuário e a família, garantindo a articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência quando necessário”.

Quais os tipos de classificação de risco?

Tipos de classificação de risco
  • Categoria 1: imediata ameaça à vida;
  • Categoria 2: iminente ameaça à vida;
  • Categoria 3: potencial ameaça à vida;
  • Categoria 4: casos potencialmente sérios,
  • Categoria 5: casos menos urgentes.

O que é ultrassonografia obstétrica?

Ultrassonografia obstétrica

O ultrassom obstétrico analisa o crescimento e o peso do bebê. Além do funcionamento e posição da placenta. Também descarta formações de diagnóstico tardio, como por exemplo a hidrocefalia. Realizando o exame, é possível ouvir os batimentos cardíacos e observar os movimentos do embrião.

Quando ir à emergência?

Urgência e emergência:

Os casos mais comuns são sintomas respiratórios, como sinusite e também sintomas gastrointestinais, como dor de barriga, náuseas e vômitos”, conta. Já as emergências são situações de agravamento da saúde com risco iminente de vida ou sofrimento intenso.

O que devemos fazer em uma situação de emergência?

Peça ajuda. Entre em contato com o atendimento especializado o mais precoce possível. Chame o quanto antes o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Caso não haja em sua cidade, tente contactar o atendimento especializado de referência.

Como proceder em uma urgência e emergência de?

Ao se deparar com uma condição de acidente, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), por meio do telefone 192. O atendimento começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas as orientações de primeiros socorros.

Quantos níveis existem na urgência?

Em cinco níveis: emergente – risco imediato à vida [vermelho], muito urgente – risco iminente à vida [laranja], urgente – potencial ameaça à vi- da/potencial evolução para sérias complicações [amarelo], pouco ou menos urgente [verde] e não urgente [azul] (Ministério da Saúde, 2002; Mackway-Jones, Marsden e Windle, 2006 ...

Artigo anterior
Quanto tempo demora autos no prazo?
Artigo seguinte
Qual é a LOA 2021?