O que é universalidade e diferença?

Perguntado por: Eva Érika Abreu Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

Universal remete-nos à idéia de expansão, quebra de fronteiras, "todos", humanidade; diferença associa-se a particular, contenção, limites, identidade.

O que é entendido por universalidade?

Universalidade é um dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) e determina que todos os cidadãos brasileiros, sem qualquer tipo de discriminação, têm direito ao acesso às ações e serviços de saúde.

O que é universalidade nos direitos humanos?

A universalidade dos direitos implica também que a humanidade reconhece os valores comuns e as nações têm direitos essenciais à sua própria existência e à sua identidade, as quais fazem parte do patrimônio comum da humanidade.

O que é universalização na filosofia?

A visão universalista defende os seguintes aspectos: O universal é a forma, a idéia ou a essência que pode ser par- • tilhada por várias coisas e que confere às coisas a natureza ou o caráter que têm em comum; O universal é o que é, ou deve ser, válido para todos.

Como se caracteriza o universalismo?

O universalismo radical seria aquele segundo o qual a característica universal dos Direitos Humanos se fundaria tão somente na razão moral, sendo completamente ignorada a influência da cultura na condição humana.

O que é a UNIVERSALIDADE?

29 questões relacionadas encontradas

O que é universalismo na sociologia?

Universalismo, etimologicamente falando, significa aquilo que pode ser considerado universal, questões mais globais, que parecem preocupar a generalidade das pessoas.

Qual o conceito de universalismo de chegada?

Já o universalismo de chegada ou de confluência, conceito trazido pelo espanhol Joaquim Herrera Flores, propõe um diálogo entre as diferentes culturas, de forma que os indivíduos tentem chegar a uma concepção universalista de direitos humanos através da convivência entre os povos, respeitando as diferenças, sem intuito ...

Qual é a formulação do princípio da universalização?

Segundo ele, existe um reconhecimento universal do "reconhecimento do universal", ou seja, "é um universal das práticas sociais reconhecer como válidos os comportamentos que têm como princípio a submissão, mesmo que hipócrita ao universal" (Bourdieu, 1994).

O que é o princípio do discurso é o princípio de universalização para Habermas?

O princípio do discurso, princípio D, normativamente neutro, é expresso da seguinte forma: “são válidas aquela normas de ação com as quais todos os possíveis afetados pudessem concordar como participantes em discursos racionais” (HABERMAS, 1998a, p. 107).

O que é a universalização dos direitos sociais?

Aborda a judicialização dos direitos fundamentais, principalmente no que se refere à legitimidade do Poder Judiciário para a implementação de políticas públicas, diante da escassez de recursos financeiros e orçamentários, analisando-se o princípio da cláusula da reserva do possível, o direito ao mínimo existencial, o ...

O que significa universalidade de direitos?

“uma universalidade de direito, (universitas iuris) constituída por bens singulares corpóreos heterogêneos ou incorpóreos, a que a norma jurídica, com o intuito de produzir certos efeitos, dá unidade, como, p. ex., o patrimônio, a massa falida, a herança ou o espólio, e o estabelecimento empresarial.”

O que é universalidade de direitos?

A universalidade de direito é um complexo de relações jurídicas envolvendo bens corpóreos ou incorpóreos e, por conseqüência, direitos e obrigações, que sejam apreciáveis economicamente. São exemplos de universalidade de direito o patrimônio, o espólio e a massa falida. Art. 91.

O que significa universalidade no direito?

O princípio da universalidade ou generalidade (nos termos da Lei) indica que a atividade de serviço público deverá ser ofertada a todos os cidadãos, mediante um caráter genérico e universal.

O que é universalidade integralidade e equidade?

Universalidade: todas as pessoas têm direito ao atendimento médico, hospitalar e à atenção à saúde, independentemente de qualquer característica distintiva, como classe social, nacionalidade, gênero, raça etc. Equidade: tratar com especificidade e maior atenção as pessoas mais vulneráveis, que precisam mais do SUS.

Quais são os 5 princípios do SUS?

Guia completo dos princípios do SUS
  • Universalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ...
  • Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ...
  • Equidade. ...
  • Descentralização. ...
  • Regionalização. ...
  • Hierarquização. ...
  • Participação social.

Quais são os princípios da ética do discurso?

Em sociedades fragmentadas e plurais, a Ética do Discurso busca o princípio da universalização, sem assumir concepção particular de bem ou de vida boa. Distingue asserções valorativas daquelas rigorosamente normativas, que consideram possibilidades alternativas de regulamentação.

Qual a crítica que Habermas faz em relação ao imperativo categórico de Kan?

Habermas reconhece ao imperativo categórico uma função positi- va na validação da máxima, mas não lhe reconhece qualquer função relativa à de- terminação da ação individual sem a cons- tituição da vida individual fenomênica.

O que é o princípio da integralidade?

A integralidade enquanto princípio do Sistema Único de Saúde busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção e considerando o sujeito inserido em um contexto social, familiar e cultural.

O que é o princípio da equidade no SUS?

Orientado pelo respeito às necessidades, diversidades e especificidades de cada cidadão ou grupo social, o princípio da equidade inclui o reconhecimento de determinantes sociais, como as diferentes condições de vida, que envolvem habitação, trabalho, renda, acesso à educação, lazer, entre outros que impactam ...

O que é ponto Arquimédico?

2 O ponto arquimédico é um termo que se refere a Arquimedes na medida em que este propunha um ponto estático e firme para movimentar toda a Terra do seu lugar.

O que é a religião universalista?

Universalismo Unitarista propõe que religião é uma qualidade humana universal, e, assim, centra-se nos princípios universais da maioria das religiões conhecidas. Nessa perspectiva, ele aceita todas as religiões, de uma forma praticamente todo inclusiva.

Como o universalismo e o relativismo cultural influenciam a concretização e a defesa dos direitos humanos?

O Relativismo Cultural rejeita a universalidade dos direitos humanos. Segundo essa corrente, a identidade e a diversidade culturais e os costumes dos povos devem ser respeitados no tocante ao especial modo de distribuição de direitos e liberdades individuais e coletivas que prevalece em determinado seio social.

O que é hermenêutica Diatopica?

A hermenêutica diatópica baseia-se na ideia de que os topoi de uma dada cultura, por mais fortes que sejam são tão incompletos quanto a própria cultura a que pertencem.

O que é relativismo e universalismo?

A proposta do Relativismo Cultural se centra nos particularismos que caracterizam os homens e, neste ponto, constrói outra crítica ao Universalismo que, ao contrário, prima por analisar o homem natural, por assim dizer, o homem descontextualizado, o homem pelo homem.

Artigo anterior
Quantas faltas reprova no 3 ano do ensino médio?
Artigo seguinte
Como consultar o alvará de uma empresa RJ?