Quais são os grupos considerados de elevado risco de adoecimento por tuberculose?

Perguntado por: Rita Rita Batista Gaspar  |  Última atualização: 29. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (6 avaliações)

São considerados grupos de risco: os contatos intra-domiciliares, os idosos, as crianças e os profissionais de saúde. As formas de tb mais contagiosas são a pulmonar e a laríngea.

Quais são as quatro populações mais vulneráveis à tuberculose no Brasil?

O estudo realizado proporcionou uma avaliação da situação da tuberculose nos grupos de maior vulnerabilidade, sendo estes as pessoas em situação de rua, as pessoas privadas de liberdade, as pessoas que vivem com HIV/Aids, os povos indígenas, as pessoas portadoras de diabetes e os tabagistas.

São grupos com maior chances de ter tuberculose *?

Há outros grupos que também podem ser considerados suscetíveis: a população negra ou parda, que em geral vive em uma situação social pior, corre duas vezes mais o risco de pegar tuberculose do que um branco. E aqueles que estão em condição de pobreza e pobreza extrema e geralmente vivem em favelas.

Quais são os principais fatores de risco para adoecimento por tuberculose?

Fatores de risco para tuberculose: diabetes, tabagismo, álcool e uso de outras drogas.

Quais são os grupos de risco da tuberculose?

No Brasil, as quatro populações mais vulneráveis são: Os moradores de rua, a população carcerária, os infectados pelo HIV e a população indígena, que em geral vive em uma situação de pobreza e tem um risco três vezes maior de contrair a doença.

O que é tuberculose? | Quimica | Khan Academy

45 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de tuberculose?

Quais são os tipos de tuberculose?
  • Tuberculose Pleural (na película que reveste os pulmões);
  • Tuberculose Cutânea;
  • Tuberculose Cerebral;
  • Tuberculose Ganglionar (afeta os linfonodos);
  • Tuberculose Óssea;
  • Tuberculose Urinária.

Quem tem mais chance de ter tuberculose?

Segundo informações do Ministério da Saúde, homens entre 25 e 40 anos são mais afetados pela tuberculose, fato que pode estar conectado ao estilo de vida dessas pessoas.

Quais são as causas e fatores que facilitam a transmissão da tuberculose?

A maior fonte de transmissão da TB é o doente com a doença no pulmão, porque ele elimina bacilos pela tosse, fala e espirro. Por isto as pessoas que convivem com ele, principalmente na mesma casa, antes do início do tratamento correto, são aquelas que têm maior risco de adquirir o bacilo.

O que provoca a tuberculose?

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e se instala a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos.

Quais os determinantes que contribuem para o desenvolvimento da tuberculose?

A vulnerabilidade à tuberculose é influenciada por fatores biológicos, como desnutrição, infecção por HIV ou faixa etária, e fatores sociais, como habitações insalubres, alta densidade demográfica, condições de trabalho inadequadas e inacessibilidade aos serviços de saúde; porém, muitas vezes essas vulnerabilidades se ...

Porque a epidemia de tuberculose no Brasil é concentrada?

Há condições insalubres de habitação, uma densidade demográfica escandalosa e uma transmissão maior porque não há mecanismos de prevenção".

Quem são as populações vulneráveis?

Uma importante frente de atuação da Fiocruz na pandemia por Covid-19 vem sendo seu trabalho envolvendo as populações vulneráveis, como os moradores de favelas e as populações indígenas. Nessa área do especial sobre o Novo Coronavírus reunimos informações sobre diversas ações da Fundação nesse sentido.

Quais são as populações de maior vulnerabilidade com risco de adoecimento por tuberculose que devem ser investigadas pelas equipes de saúde?

A tuberculose em pessoas que vivem com HIV é uma das condições de maior impacto na mortalidade por HIV e por tuberculose no país. Essas pessoas têm maior risco de desenvolver tuberculose e, muitas vezes, só têm o diagnóstico da infecção pelo HIV durante a investigação/confirmação da tuberculose.

Quem está em vulnerabilidade social?

O que é Vulnerabilidade Social:

As pessoas que são consideradas “vulneráveis sociais” são aquelas que estão perdendo a sua representatividade na sociedade, e geralmente dependem de auxílios de terceiros para garantirem a sua sobrevivência.

Como saber se uma pessoa está com tuberculose?

Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados, principalmente, os seguintes exames: exame microscópico direto (baciloscopia direta), cultura para micobactéria com identificação de espécie, teste de sensibilidade antimicrobiana, teste rápido para tuberculose (TR-TB) e radiografia de tórax.

O que é tuberculose pode matar?

A tosse intensa, prolongada e com expectoração é o principal sintoma da tuberculose, a doença infecciosa que mais mata no mundo. São cerca de 1,5 milhão de vítimas por ano. No Brasil, anualmente, são notificados pelo menos 70 mil novos casos. Em 2019, foram mais de quatro mil mortes por tuberculose no país.

O que podemos fazer para evitar a tuberculose?

A vacina BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.

Qual é a bactéria que causa a tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).

Como se pega tuberculose e quais os sintomas?

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como bacilo de Koch. Ela é transmitida através de gotículas respiratórias expelidas por pessoas com a enfermidade ativa. Seus sintomas incluem tosse e febre. O tratamento demora meses, mas é bastante eficaz.

Qual o período de transmissão da tuberculose?

Após a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em média, 4 a 12 semanas para a detecção das lesões primárias. A transmissão ocorre enquanto o doente estiver eliminando bacilos, e não tiver iniciado o tratamento.

Qual o tipo de tuberculose que não é contagiosa?

A tuberculose pleural não é contagiosa, uma vez que a pleura não se comunica com o meio externo, e os principais sintomas são dor torácica, febre (que geralmente aparece no final da tarde), perda de peso, tosse e, em alguns casos, desconforto respiratório.

Quais tipos de tuberculose não contagiosa?

A tuberculose pleural não é contagiosa, pois o bacilo de Koch não fica presente nas secreções dos pulmão, não sendo facilmente transmissível através de espirros ou tosse.

Qual a diferença entre tuberculose primária e secundária?

A forma primária é a que ocorre em indivíduos que ainda não tiveram contato com o bacilo, sendo, portanto, mais comum em crianças. A forma secundária desenvolve-se a partir de uma nova infecção (reinfecção exógena) ou da reativação de bacilos latentes (reinfecção endógena).

Quem teve contato com paciente com tuberculose o que deve fazer?

Sim. A maior fonte de transmissão da TB é o doente com a doença no pulmão, porque ele elimina bacilos pela tosse, fala e espirro. Por isto as pessoas que convivem com ele, principalmente na mesma casa, antes do início do tratamento correto, são aquelas que têm maior risco de adquirir o bacilo.

O que são pacientes vulneráveis?

Crianças, pessoas com deficiência, pessoas idosas, mulheres são, à luz dos direitos humanos, grupos vulneráveis, no mesmo sentido, pessoas que vivem com HIV ou tuberculose, pessoas que fazem uso abusivo de drogas, e pessoas que necessitam de cuidados paliativos são consideradas vulneráveis, sob a ótica da saúde[1].

Artigo anterior
Porque é que o gelo flutua na água?
Artigo seguinte
O que significa o bode na Umbanda?