O que é uma transformação isotérmica exemplos?
Perguntado por: Samuel Faria Simões | Última atualização: 18. Dezember 2024Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)
Por exemplo, imagine-se segurando uma seringa e enchendo-a de ar por puxar o seu êmbolo. Depois você coloca o dedo na saída do ar e aperta o êmbolo da seringa. Ao empurrar o êmbolo, você está aumentando a pressão sobre a mistura gasosa (ar) que está aprisionada dentro da seringa.
O que é transformação isotérmica exemplos?
Transformação isotérmica é a transformação gasosa cuja temperatura permanece constante. Quanto ao comportamento da pressão e do volume, observe o exemplo no experimento a seguir (figura 1), cujo gás encerrado no interior do êmbolo é um gás perfeito. Figura 1. O volume aumenta e a pressão diminui.
O que é transformação isobárica exemplo?
A transformação isobárica é encontrada sempre que a pressão for constante, por exemplo, uma bexiga cheia de ar tem seu volume alterado na medida em que varia a temperatura do gás em seu interior, contudo, a sua pressão externa se mantém inalterada, da mesma forma ocorre com os balões de ar quente.
O que é uma reação isotérmica?
Um processo isotérmico é aquele em que a temperatura do sistema permanece constante durante todo o processo. Isso significa que não há variação de temperatura entre o sistema e o ambiente externo.
Como saber se uma transformação e isotérmica?
Um gás sofre uma transformação isotérmica quando há a variação da sua pressão e do seu volume, com a temperatura sendo mantida constante. Nesse caso, surgiu a Lei de Boyle, que diz que a pressão e o volume de um gás são inversamente proporcionais.
Transformação isotérmica - Brasil Escola
Como fazer uma transformação isotérmica?
A fórmula matemática que expressa a transformação isotérmica é dada por: P.V = k, porque quando duas grandezas como essas são inversamente proporcionais, o seu produto é sempre uma constante.
Quais são as características da transformação isotérmica?
A transformação isotérmica ocorre quando um gás, em condições ideais, sofre variação na sua pressão e no seu volume, mas a temperatura permanece constante. A palavra isotérmica vem do grego, em que iso significa “igual”, e thermo significa “calor”, ou seja, “calor igual”, o que dá a entender que a temperatura não muda.
Qual a diferença de transformação isotérmica e isobárica?
Na transformação isobárica, a pressão é constante. Na transformação isotérmica, a temperatura é constante. Na transformação isovolumétrica, o volume é constante. Na transformação adiabática, não ocorre troca de calor.
Quais são os 4 tipos de transformações gasosas?
As transformações gasosas podem ser: isotérmica, isobárica e isovolumétrica. Ouça o texto abaixo!
O que é uma reação isobárica?
Uma transformação isobárica é uma variação do volume e da temperatura de determinado gás, porém com a pressão constante. Daí o significado do termo “isobárica”, que é uma palavra que vem do grego: iso = igual; e baros = pressão; ou seja, a pressão permanece igual, não varia.
Qual é a fórmula da transformação isobárica?
Transformação Isobárica
Numa expansão isobárica, o volume e a temperatura aumentam. Portanto, aumenta a temperatura e consequentemente a energia interna: ΔU > 0. Mas, pela primeira lei, temos que ΔU = Q – T.
Para que serve a transformação isotérmica?
Uma transformação isotérmica é uma transformação termodinâmica que ocorre a temperatura constante em um sistema fechado, sistema este que permite trocas de energia, mas não de matéria, entre o sistema e sua vizinhança.
Qual a diferença entre as transformações isotérmica e Adiabática?
Na transformação adiabática não há variação de calor, mas há variação de pressão, volume e temperatura, diferentemente da transformação isotérmica, em que a temperatura se mantém inalterada e ocorre a variação de pressão e volume.
O que significa transformação isométrica?
Uma transformação isocórica, também denominada transformação isovolumétrica, ou ainda isométrica, ocorre quando se mantém o volume constante e se variam a temperatura e a pressão de um gás com massa fixa. O termo isocórica vem do grego: iso significa igual, e coros é volume; isto é, volume igual ou volume constante.
Como identificar uma transformação adiabática?
A transformação adiabática ocorre quando um gás sofre expansão ou compressão muito rapidamente, sem que haja tempo suficiente para transferências de calor. Os gases pressurizados dentro das latas de aerosóis são expelidos em velocidades tão altas que não há trocas de calor com o ambiente.
O que é uma garrafa isotérmica?
Como o próprio nome indica, a principal função dos recipientes isotérmicos é conservar a temperatura das bebidas e alimentos por mais tempo.
Qual é a lei geral dos gases?
Ela pode ser enunciada da seguinte maneira: “para uma quantidade fixa de gás ideal, mantida à pressão constante, o volume por ele ocupado é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta”.
Onde se aplica a lei de Boyle?
Pode-se dizer que a Lei de Boyle-Mariotte foi o pontapé inicial para todo o estudo do comportamento dos gases. A partir dela, foram desenvolvidas outras relações até se chegar à equação de gases ideais. “A aplicação mais importante dessa lei está relacionada ao pistão, que é um recipiente com uma parede móvel.
Qual a diferença entre isotérmica e térmica?
O que é Isotérmico:
iso = o mesmo que. térmico = temperatura. Corpos diferentes com a mesma temperatura.
Qual escala Termométrica devemos usar em situações envolvendo uma transformação isotérmica?
No caso do estudo da temperatura dos gases ideais, considera-se somente a escala Kelvin, que também é chamada de zero absoluto ou zero termodinâmico.
Qual a representação matemática da transformação isotérmica?
A representação gráfica da transformação isotérmica é uma hipérbole. Quanto maior o produto p.V dessa transformação, mais afastada essa hipérbole ficará dos eixos do gráfico. O nome dado a essa curva representada no gráfico é Isoterma.
Porque o gás expande e contrai?
Conforme já dito, um aumento na temperatura faz com que as partículas movimentem-se com maior velocidade, o que resulta também em um aumento da pressão exercida pelo gás. Quando as partículas chocam-se, isso também ocorre elasticamente, sem perda de energia cinética entre elas.
Quais os tipos de produtos fitossanitários?
Quais as vantagens do poliuretano?