O que é uma transferência de capital?

Perguntado por: Juliana Isabela de Cruz  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 5/5 (17 avaliações)

24 - Transferências de Capital: são recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, independentemente de contraprestação direta de bens e serviços, desde que o objetivo seja a aplicação em despesas de capital.

O que significa transferência de capital?

Transferências de Capital. São despesas de Custeio aquelas realizadas pela Administração Pública visando à manutenção e operacionalidade de serviços existentes, abrangendo obras de conservação, adaptação e manutenção de bens móveis e imóveis e as de natureza industrial.

São exemplos de despesas de capital?

Termo: Despesa de Capital

São exemplos: execução de obras e compra de instalações, equipamentos e títulos representativos do capital de empresas ou de entidades de qualquer natureza.

O que são as transferências correntes?

Transferências Correntes: Dotações destinadas a terceiros sem a correspondente prestação de serviços incluindo as subvenções sociais, os juros da dívida, a contribuição de previdência social, etc.

O que é uma inversão financeira?

Inversões Financeiras são despesas de capital (não correntes) não classificadas como Investimentos ou Amortização da Dívida.

Senado Documento - Transferência da Capital - Bloco 1

30 questões relacionadas encontradas

O que são inversões financeiras exemplos?

5 - Inversões Financeiras: despesas com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital; e com a constituição ou aumento do capital de empresas.

O que é investimento e inversão financeira?

No caso de despesas de participação na constituição ou aumento de capital de empresas, haverá Inversão Financeira quando a empresa for comercial ou financeira e investimento quando essa for industrial ou agrícola.

O que são as despesas correntes?

Gastos de manutenção e funcionamento dos serviços públicos em geral que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. Tem partes: Juros e Encargos da Dívida, Outras Despesas Correntes e Pessoal e Encargos Sociais { Encargos Sociais e Pessoal }. ...

São consideradas despesas correntes?

Classificam-se na categoria de despesas correntes todas as despesas para manutenção e funcionamento dos serviços públicos em geral. Sendo assim, são despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

O que são as transferências constitucionais?

As transferências constitucionais consistem na distribuição de recursos provenientes da arrecadação de tributos federais ou estaduais, aos estados, Distrito Federal e municípios, com base em dispositivos constitucionais.

O que são despesas correntes e de capital?

Insere-se nas despesas de Capital, de forma geral, as contas de aquisições de bens patrimoniais (desapropriações, veículos, equipamentos de informática e outros) e nas despesas correntes inserem-se, de forma geral, as despesas de custeio e as despesas com pessoal.

O que são despesas de custeio e capital?

O que são despesas de capital? As despesas de custeio, ou custos de manutenção, referem-se à aquisição de bens de consumo ou à contratação de serviços necessários à melhoria do desempenho da escola (ver Quadro de Classificação das Despesas - Anexo III).

Quais os tipos de despesas públicas?

101, de 04 de maio de 2000, conhecida como a Lei de responsabilidade Fiscal (LRF) classifica a despesa pública em duas categorias, as despesas obrigatórias de caráter continuado e as despesas com pessoal (as derivadas de contratos ou outras despesas com pessoal).

Qual a diferença entre receita corrente e de capital?

são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas. Porém, de forma diversa das Receitas Correntes, as Receitas de Capital em geral não provocam efeito sobre o Patrimônio Líquido.

É um exemplo clássico de receita de capital?

O exemplo clássico desse tipo de receita é o tributo. ... De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, para haver responsabilidade na gestão do dinheiro público, deve haver a instituição, previsão e efetiva arrecadação de tributos da competência constitucional do ente da Federação.

Quais são as receitas correntes e de capital?

Receitas de Capital: analogamente, estas são receitas que também aumentam as disponibilidades financeiras do Estado.
...
Exemplos de Receitas Correntes:
  • tributos;
  • contribuições;
  • exploração do patrimônio estatal (Patrimonial);
  • exploração de atividades econômicas (Agropecuária, Industrial e de Serviços);

Quais são as receitas correntes?

1 - RECEITAS CORRENTES: constituída pelas receitas tributária, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras e, ainda, as provenientes de recursos financeiros recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, quando destinadas a atender despesas classificáveis em Despesas ...

Quais são os tipos de despesas?

Quais são os tipos de despesas que existem?
  • conta de água e luz;
  • aluguel ou prestação de casa;
  • condomínio;
  • escola ou faculdade;
  • plano odontológico e de saúde;
  • seguro e prestação do carro;
  • impostos, como IPTU e IPVA.

É classificado como despesa corrente o gasto com?

São classificados na categoria econômica de Despesas Correntes, os gastos públicos orçamentários que não contribuem diretamente para a formação ou aquisição de um bem de capital. ... Gastos com planejamento e execução de obras. Pagamento de encargos sobre operações de crédito. Pagamento do principal da dívida pública.

O que é considerado despesa de custeio?

São classificadas como despesas de custeio aquelas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital (equipamentos, máquinas, veículos, obras, móveis, imóveis etc). Como exemplo de despesa de custeio pode ser mencionado o material de expediente (cola, borracha, apontador etc).

O que são despesas extraorçamentárias?

Termo: Despesa Extraorçamentária

Despesa que não precisa de autorização legislativa para ser realizada, ou seja, que não integra o orçamento público. São exemplos: devolução de caução, resgate de operações de crédito por antecipação de receita orçamentária e pagamento de restos a pagar.

O que é inversão financeira contabilidade pública?

Inversão financeira é quando se faz despesas com a aquisição de imóveis ou bens de capital já em utilização; aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídas, quando a operação não importe aumento do capital e com a constituição ou aumento do capital de ...

Qual é a diferença entre custeio e investimento?

Diferenciando assim, vislumbra-se que as despesas decorrentes de custeio são necessárias à prestação de serviços e à manutenção da ação da ac e as decorrentes de investimento representa os valores gastos com a aquisição de bens como máquinas, equipamentos e na construção de obras primárias.

Qual é o melhor investimento nos dias de hoje?

Com a Bolsa em baixa e os juros em alta, a pedida mais óbvia para o investidor brasileiro deve ser a renda fixa, grupo que inclui títulos do Tesouro Direto e títulos de bancos, como CDB, LCI e LCA. São opções de investimento que acompanham a alta dos juros.

Artigo anterior
Como avisar o chefe que vai ao médico?
Artigo seguinte
Como colocar o símbolo da Apple no nome?