Como solicitar aposentadoria especial por periculosidade?

Perguntado por: Diana Constança de Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
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Primeiramente, para dar entrada na aposentadoria especial, é necessário agendar um atendimento no INSS. Este agendamento deve ser feito pelo Prevfone (telefone 135) ou pelo site do INSS. É importante esclarecer que o pedido na agência do INSS não precisa ser feito por advogado.

Como comprovar periculosidade para Aposentadoria Especial?

O LTCAT e o PPP são os principais documentos que podem comprovar periculosidade. Isso porque eles informam, através de uma perícia técnica, as condições do ambiente de trabalho, bem como da atividade que o profissional exerce. Assim sendo, ambos os documentos são reconhecidos pelo INSS e pela Justiça.

Quem recebe adicional de periculosidade têm direito à Aposentadoria Especial?

Profissões que têm este tipo de aposentadoria. Quem exerce atividade insalubre tem direito à aposentadoria especial se comprovar atividade especial (insalubre ou periculosa) por 15, 20 ou 25 anos. E algumas profissões podem comprovar a insalubridade de maneira bem mais fácil no INSS.

Quando posso dar entrada na Aposentadoria Especial?

O que importa para a Aposentadoria Especial é comprovar 25 anos de atividade especial. A atividade especial é o tempo que alguém trabalhou em contato com alguns elementos que são perigosos (periculosidade) ou que fazem mal a saúde (insalubridade). Este tempo pode ser usado para melhorar sua aposentadoria.

Como comprovar atividade especial?

Na justiça, se não existir forma de contato com a empresa, é possível fazer a prova da atividade especial por outros meios como: ◼️ Laudos que já existam em empresas similares a que você trabalhou; ◼️ Realização de perícia em empresas similares; ◼️ Relato de testemunhas.

Aposentadoria especial por periculosidade é possível?

40 questões relacionadas encontradas

Como provar tempo especial sem o PPP?

Passo 1 - Comprove que você não conseguiu o PPP!
  1. Envie uma correspondência com AR pro endereço das empresas que seu cliente trabalhou. ...
  2. Lembre-se de colocar a descrição do conteúdo da Carta como “SOLICITAÇÃO DE PPP e LTCAT”, assim o juiz vai saber que a carta foi enviada com a finalidade da solicitação do PPP e do LTCAT.

Qual documento substitui o PPP?

O LTCAT poderá ser usado também pelo trabalhador para a comprovação de tempo em atividade especial (insalubridade ou periculosidade) perante a previdência social. Assim, sempre que houver divergência de informações sobre o tempo de trabalho ou condições de trabalho o documento poderá ser usado para fazer prova.

Quais são as profissões que têm direito à aposentadoria especial?

Lista de profissões e atividades insalubres que dão direito à Aposentadoria Especial com 25 anos de atividade especial:
  • Aeroviário;
  • Aeroviário de Serviço de Pista;
  • Auxiliar de Enfermeiro;
  • Auxiliar de Tinturaria;
  • Auxiliares ou Serviços Gerais que trabalham condições insalubres;
  • Bombeiro;
  • Cirurgião;
  • Cortador Gráfico;

Quais são os tipos de aposentadoria especial?

Aposentadoria Especial: Conheça as principais formas de receber o benefício
  • Aposentadoria por Tempo de contribuição.
  • Aposentadoria por Tempo de contribuição por pontos.
  • Aposentadoria Especial. Ad.
  • Aposentadoria por Tempo de Contribuição com atividade especial.
  • Aposentadoria por Idade urbana.

O que caracteriza o segurado especial?

O segurado especial é o trabalhador rural que exerce suas atividades de forma individual ou em regime de economia familiar, tirando o sustento próprio e/ou de sua família a partir desta atividade.

Quem ganha periculosidade têm direito à Aposentadoria Especial?

O fato destas pessoas exercerem atividades que podem causar um mal à sua saúde e/ou integridade física faz com que eles tenham uma aposentadoria mais cedo em relação às outras modalidades de benefício.

Qual o valor da Aposentadoria Especial por insalubridade?

Será feita a média de 100% dos seus salários de contribuição desde 1994; Desse valor, você vai receber 60% + 2% ao ano que exceder 20 anos de atividade especial para os homens e que exceder 15 anos de atividade especial para as mulheres.

Como é contado a periculosidade?

Periculosidade é calculado sobre o salário base

Assim, seu adicional será sempre calculado entre 10% a 40% sobre um valor fixo, por exemplo, R$ 1.100 que é o salário-mínimo federal (lembrando que há estados que têm salário-mínimo maior).

Qual código GFIP para periculosidade?

05 – Não exposto a agente nocivo; 06 – Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 15 anos de trabalho); 07 – Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 20 anos de trabalho); 08 – Exposição a agente nocivo (aposentadoria especial aos 25 anos de trabalho).

Qual a diferença entre a Aposentadoria Especial e a comum?

Como falamos acima, a Aposentadoria Comum ou por tempo de contribuição necessita que o homem contribua por 35 anos e as mulheres por 30. Já na Aposentadoria Especial o tempo de contribuição reduz para somente 25 anos trabalhados em ambiente insalubre, para ambos os sexos.

O que é a Aposentadoria Especial?

A aposentadoria especial é um benefício concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes nocivos à saúde, como calor ou ruído, de forma contínua e ininterrupta, em níveis de exposição acima dos limites estabelecidos em legislação própria.

O que é Aposentadoria Especial código 46?

Aposentadoria especial (espécie - 46) garante as pessoas que laboraram e/ou laboram sob condições especiais e estão expostas a insalubridade, periculosidade ou penosidade, meio para se aposentar com menos tempo de contribuição e trabalho, pois a Lei garante uma forma de reparação financeira e também a saúde do ...

Quanto vale um ano de trabalho insalubre?

Para cada ano trabalhado em condições especiais, o INSS acrescenta um período adicional. No caso dos homens, este período é de 40% a mais. De outro lado, no caso das mulheres, este adicional é de 20%. Caso um homem não tenha trabalhado exposto a condições especiais por 25 anos, o INSS faz uma conversão de tempo.

O que fazer quando a empresa não tem PPP?

O que fazer quando a empresa não tem PPP?
  1. Caso a empresa tenha dado baixa, você pode solicitar a certidão de baixa com o CNPJ da empresa no site da Receita Federal;
  2. Assim, você verifica se há PPP ou LTCAT antigos dessa empresa ou cooperativa, fornecidos para outras pessoas.

É obrigatório emitir PPP?

É um documento obrigatório, de responsabilidade das empresas, que indica as condições do ambiente de trabalho e relata as condições de saúde dos colaboradores. O PPP serve para garantir o direito do trabalhador junto à previdência social e assegurar as empresas, evitando ações judiciais indevidas.

O que fazer quando a empresa se nega a entregar o PPP?

O que deve ser feito caso a empresa se negue a entregar o PPP é demonstrar que se fez todo o possível para a sua obtenção. Dessa forma é possível pedir que o Juiz intime a empresa para apresentar o documento ou, até mesmo, que o benefício seja concedido sem o PPP.

Como conseguir o PPP pela internet?

A resposta é simples: não tem como pegar PPP pela internet. Pois este é um documento que deve ser fornecido pela empresa e não há como acessá-lo pela internet, a não ser que a empresa disponha de um sistema de intranet próprio que dê acesso ao empregado a estas informações, o que provavelmente não ocorrerá.

Como solicitar a conversão de tempo especial em comum?

Para a conversão de tempo especial em comum no caso do homem se multiplica o tempo especial por 1,4. Assim, se você tem 10 anos de atividade insalubre, deve multiplicar 10 por 1,4 obtendo 14 anos de tempo comum. No caso da mulher se multiplica o tempo especial por 1,2.

Como comprovar atividade especial antes de 2004?

Para os períodos trabalhados a partir de 01/01/2004, é exigido, para a prova do exercício de atividade em condições especiais, o Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP, que conterá informações de todo o período trabalhado, ainda que exercido anteriormente a 01/01/2004.

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