O que é uma sociedade em comum?

Perguntado por: Marcos Martins  |  Última atualização: 18. Juni 2025
Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)

A Sociedade em Comum, é uma sociedade empresária de fato ou irregular que não está juridicamente constituída sendo, portanto uma sociedade não personificada e que não pode ser considerada uma pessoa jurídica.

O que significa uma sociedade em comum?

A sociedade em comum é uma sociedade de fato, cuja existência é comprovada, independente de ter ou não contrato escrito. O novo Código Civil, em seus artigos 986 a 990, regula a relação entre os sócios da sociedade em comum e entre estes e terceiros.

O que se entende por sociedade em comum?

São aquelas que não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro ou devido a sua própria natureza. São espécies de sociedades não personificadas a sociedade em conta de participação e a sociedade comum, também chamada de irregular ou de fato.

O que caracterizam as sociedades em comum?

As Sociedades em Comum são aquelas que não possuem contrato social ou este não foi registrado na Junta Comercial ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas. É uma sociedade irregular (sem contrato) ou que existe apenas de fato (contrato não foi registrado), por isso, é despersonificada (não tem personalidade jurídica).

Como se prova a sociedade em comum?

Como se prova a existência dessa sociedade? Não havendo um ato constitutivo registrado, a prova da existência dessa sociedade é feita de qualquer modo em relação a terceiros, para proteger aqueles que contratem com ela.

SOCIEDADE EM COMUM - Direito Empresarial

25 questões relacionadas encontradas

Quem representa a sociedade comum?

A sociedade em comum é considerada uma sociedade não personificada, que apresenta sua constituição por sócios que realizam atividades empresariais, mas o seu ato constitutivo não foi apresentado para inscrição ou arquivamento perante o registro competente.

Qual a diferença entre sociedade em comum e sociedade em conta de participação?

Tanto a sociedade em conta de participação quanto a sociedade em comum são classificadas como sociedades não personificadas. A grande diferença é que as sociedades em comum são aquelas que não possuem contrato social. Se têm, não foi devidamente registrado na Junta Comercial ou no Registro Civil de Pessoas Jurídicas.

Quais os tipos de sociedades mais comuns?

Os tipos de sociedade mais comuns são: Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Sociedade Cooperativa, Sociedade Unipessoal, Sociedade em Nome Coletivo, Sociedade Comandita por Ações, Sociedade em Comandita Simples e Sociedade em Conta de Participação.

Qual o tipo mais comum de sociedade?

A Sociedade Anônima é mais comum no Brasil. Composta por dois sócios ou mais, seu capital social é dividido por ações ou cotas.

Quais são as duas sociedades mais comuns?

No Brasil, existem vários tipos de sociedade empresarial, mas as mais comuns são a limitada, simples, anônima, em nome coletivo, cooperativa, em comandita simples, em comandita por ações, de advogados, conta de participação e de economia mista.

Quanto à sociedade em comum é possível concluir que?

Quanto à sociedade em comum é possível concluir que:A. são conhecidas como regulares.

O que diz o artigo 981?

981. Celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens ou serviços, para o exercício de atividade econômica e a partilha, entre si, dos resultados. Parágrafo único. A atividade pode restringir-se à realização de um ou mais negócios determinados.

Pode a sociedade em comum requerer a recuperação judicial?

Resumo:"As sociedades em comum são impedidas de usufruirem de seu direito à recuperação judicial ou extrajudicial pois a legislação estabelece que é necessário no mínimo dois anos de atividade empresarial regular para que possam pedir o deferimento de recuperação judicial ou de homologação da recuperação extrajudicial.

Qual é o exemplo de sociedade?

Um dos exemplos mais comuns de sociedade são as abelhas. Outros animais que podemos destacar são as formigas, cupins e até mesmo o homem.

O que é sociedade simples exemplos?

Uma sociedade simples é uma organização não empresarial, focada nas áreas científicas, literárias, artísticas ou intelectuais. Alguns exemplos, são as organizações formadas por médicos, arquitetos, dentistas e advogados. As sociedades simples podem ser do tipo pura ou limitada.

Quais são os 3 tipos de sociedade?

Simples, Limitada e Anônima são algumas das mais conhecidas, mas existem vários outros tipos de sociedades empresariais.

Quais são os tipos de sociedades mais comum no Brasil?

A seguir, conheça os 8 tipos de sociedade empresarial existentes no Brasil.
  • Sociedade Empresária Limitada (LTDA) ...
  • Sociedade Simples Limitada. ...
  • Sociedade Anônima (S.A.) ...
  • Sociedade em Nome Coletivo. ...
  • Sociedade em Comandita Simples. ...
  • Sociedade em Comandita por Ações. ...
  • Sociedade Cooperativa. ...
  • Sociedade em Conta de Participação.

Quais são os quatro tipos de sociedade?

Quais os tipos de sociedade existentes?
  • Sociedade Simples;
  • Empresa Pública;
  • Sociedade Limitada;
  • Sociedade de Economia Mista;
  • Sociedade Anônima Aberta;
  • Sociedade Anônima Fechada;
  • Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade em Nome Coletivo;

Quais os tipos de sociedade no Código Civil?

É o que apresentaremos a seguir!
  1. Sociedade Simples. A sociedade simples é um tipo de pessoa jurídica do direito privado (Art. ...
  2. Sociedade em Nome Coletivo. ...
  3. Sociedade em Comandita Simples. ...
  4. Sociedade Limitada. ...
  5. Sociedade Anônima. ...
  6. Sociedade em Comandita por Ações. ...
  7. Sociedade Cooperativa. ...
  8. Sociedade em Conta de Participação.

Quais são os tipos de sociedades simples?

Nas sociedades simples a atividade econômica é exercida, ordinariamente, pelos próprios sócios, surgindo daí uma vinculação entre eles e a atividade. Podendo ser: Sociedade simples “pura”; Cooperativa; Sociedade Limitada; Sociedade em Comandita simples; Sociedade em nome coletivo.

Como funciona sociedade em nome coletivo?

A sociedade em nome coletivo é um tipo societário onde todos os sócios são solidários e todos respondem ilimitadamente pelas dívidas da sociedade, ou seja, a dívida da sociedade pode atingir os bens dos sócios. De acordo com o art. 1.039 do CC, essa sociedade é constituída, necessariamente, por pessoas físicas.

Qual a vantagem de ter uma SCP?

Basicamente, a SCP funciona como um contrato entre empreendedor e investidor, facilitando o acesso ao dinheiro para financiar um negócio, seja ele qual for. Empreendedores que precisam de dinheiro para iniciar seus negócios ou ter capital de giro podem conseguir ao fazer parcerias com investidores.

Quem não tem personalidade jurídica?

As sociedades não-personificadas são aquelas que não possuem personalidade jurídica, que no entendimento do doutrinador Tarcísio Teixeira “personalidade jurídica é o fato pelo qual um ente, no caso uma sociedade, torna-se capaz de adquirir direitos e contrair obrigações.” (Tarcísio Teixeira – p. 145).

O que significa a sigla SPE?

Sociedade de Propósito Específico (SPE) é um modelo de organização empresarial pelo qual se constitui uma nova empresa, limitada ou sociedade anônima, com um objetivo específico, ou seja, cuja atividade é bastante restrita, podendo em alguns casos ter prazo de existência determinado.

Artigo anterior
Quais os principais gêneros teatrais?
Artigo seguinte
Qual a espécie de ação penal no crime de lesão corporal leve Justifique sua resposta com o dispositivo pertinente?