O que é uma sequência didática para educação infantil?

Perguntado por: Isabel Maria Amorim de Miranda  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

39) define sequência didática como “um procedimento simples que compreende um conjunto de atividades conectadas entre si e prescinde de um planejamento para delimitação de cada etapa e/ou atividade para trabalhar os conteúdos disciplinares de forma integrada para uma melhor dinâmica no processo ensino-aprendizagem”.

Como montar uma sequência didática para educação infantil?

Um bom planejamento destaca:
  1. Tema a ser trabalhado (definido de acordo com o currículo escolar e o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição)
  2. Objetivo da sequência didática.
  3. Conteúdos a serem trabalhados.
  4. Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas.
  5. Tempo de execução da sequência didática.

O que é sequência didática exemplo?

As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

O que deve ter em uma sequência didática?

Itens para fazer uma sequência didática:
  1. Disciplina, identificação do professor e turma (série/ano);
  2. Tema que será trabalhado;
  3. Lista dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais);
  4. Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino);
  5. Tempo de duração desta sequência;
  6. Forma de organização da turma;

Como é dividida a sequência didática?

2 O modelo de sequência didática adotado no trabalho proposto está dividido em quatro etapas, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). São elas: apresentação da situação, primeira produção, construção dos módulos e produção final.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

15 questões relacionadas encontradas

Quais conteúdos trabalhar na educação infantil?

Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Qual a melhor metodologia ativa para educação infantil?

Gamificação – jogos como ferramentas pedagógicas

O uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem é, certamente, uma das mais bem aceitas metodologias ativas. Há diversos universos e habilidades a serem explorados e estimulados através desse recurso.

Qual a metodologia adequada para a Educação Infantil?

Metodologia construtivista

Elas aprendem melhor por meio do aprendizado ativo, conectam-se ao conhecimento anterior e depois digerindo essas informações do seu próprio jeito. Essa teoria criou as idéias da aprendizagem centrada no aluno versus a aprendizagem centrada no professor.

Qual a metodologia utilizada na Educação Infantil?

Conheça 6 métodos de educação infantil
  1. Método Tradicional. Você, provavelmente, teve aula em uma escola adepta do estilo tradicional de ensino. ...
  2. Método Construtivista. ...
  3. Método Montessoriano. ...
  4. Método Democrático. ...
  5. Pedagogia Waldorf. ...
  6. Freinet.

Como preparar uma aula para Educação Infantil utilizando metodologias ativas?

Plano de aula com metodologia ativa
  1. Escolha um tema. Qualquer aula precisa de um tema ou conteúdo principal a ser tratado em sala de aula. ...
  2. Defina os objetivos. ...
  3. Defina o tempo. ...
  4. Escolha dos recursos. ...
  5. Escolha a metodologia ativa. ...
  6. Relacione o plano de aula com a BNCC. ...
  7. Avalie.

O que são os conteúdos na Educação Infantil?

Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).

Quais atividades devem ser trabalhadas na Educação Infantil?

Conheça 14 atividades lúdicas para crianças
  1. Pintura. A pintura é uma atividade lúdica bastante completa. ...
  2. Leitura. ...
  3. Jogos de tabuleiro. ...
  4. Oficinas. ...
  5. Circuitos lúdicos. ...
  6. Gincanas. ...
  7. Acampamento. ...
  8. Brincadeiras.

O que trabalhar na Semana da Educação Infantil?

Brinquedos com sucata: uma outra proposta é a confecção de brinquedos com sucata! Pintura: se sujar faz bem, né?! Então, bora propor uma pintura (em papel, no rosto…) Piquenique: uma das ideias que mais fazemos durante a Semana da Criança são os piqueniques ou os lanches coletivos.

Como estimar o tempo que dura a sequência?

6 Como estimar o tempo que dura a sequência? A resposta a essa pergunta não está relacionada à quantidade de tarefas que você vai propor, mas à complexidade dos conteúdos e objetivos que tem em mente. Para saber a duração de uma sequência, leve em conta o que determinou que os alunos aprendam e quanto isso vai demorar.

Como fazer uma sequência didática a partir de gêneros textuais?

A combinação entre Sequência Didática + Gêneros Textuais deve enfatizar o protagonismo da professora e do estudante, pois a sequência é criada a partir das necessidades da turma. Deve haver a intencionalidade, pois as propostas são pensadas com a finalidade de desenvolver certas habilidades e objetivos.

O que é uma sequência numérica?

Ordenamento de números de um conjunto

Na matemática, uma sequência numérica que representa uma função cujo domínio é um conjunto de elementos contáveis e ordenados. Por exemplo, o conjunto (3, 6, 9, 12, 15...) ... a) (1, 3, 5, 7, 9, 11) sequência de números positivos, ímpares e menores que 13; b) (-2, -4, -6, -8, -10...)

O que trabalhar na Educação Infantil de acordo com a Bncc?

BNCC na Educação Infantil: Campos de experiência
  • O eu, o outro e o nós. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O que é atividade pedagógica na Educação Infantil?

As atividades pedagógicas desenvolvem as habilidades e potencialidades das crianças. ... Dessa forma, é muito importante que os professores entendam o papel importante das atividades que desempenham com seus alunos, pois elas são fundamentais para o desenvolvimento físico, mental e psicomotor das crianças.

Quais são os conteúdos da Bncc?

As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.

Como trabalhar os conteúdos na Educação Infantil?

Os conteúdos devem aparecer de forma a trabalhar as primeiras noções matemáticas, através de jogos, brincadeiras e materiais específicos; natureza e sociedade, através de discussões e projetos que levem o aluno a refletir sobre suas ações quanto ao meio em que vive; linguagem oral e escrita, onde o aluno possa manter ...

Quais os conteúdos da educação física na Educação Infantil?

São eles: 1) Jogos, ginásticas, esportes e lutas; 2) Atividades rítmicas e expressivas; 3) Conhecimento sobre o corpo.
...
– Estruturação Espacial
  • Dificuldade no desenvolvimento mental e psicomotor;
  • Problemas para manipular objetos ao seu redor;
  • Dificuldade no processo de interiorização e assimilação da lateralidade.

Como trabalhar metodologias ativas em sala de aula?

As metodologias ativas podem ser colocadas em prática a partir de diferentes estratégias, como resolução de problemas, construção de projetos ou mesmo a chamada “sala de aula invertida”, quando o aluno ensina determinado conteúdo para o restante da turma.

Como trabalhar a metodologia ativa?

Como trabalhar as metodologias ativas a distância
  1. Trabalhando a distância: o essencial para aplicar as metodologias ativas.
  2. Apresente os recursos.
  3. Procure por novos materiais.
  4. Conte com o apoio da família.
  5. Aposte no relacionamento professor-aluno.
  6. As vantagens da sala de aula invertida.

Como desenvolver a metodologia em um plano de aula?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Artigo anterior
Quais serão os titulares das ações penais privada e pública?
Artigo seguinte
Pode tomar remédio de gripe com Covid?