O que é uma sequência didática para educação infantil?
Perguntado por: Isabel Maria Amorim de Miranda | Última atualização: 17. März 2022Pontuação: 5/5 (14 avaliações)
39) define sequência didática como “um procedimento simples que compreende um conjunto de atividades conectadas entre si e prescinde de um planejamento para delimitação de cada etapa e/ou atividade para trabalhar os conteúdos disciplinares de forma integrada para uma melhor dinâmica no processo ensino-aprendizagem”.
Como montar uma sequência didática para educação infantil?
- Tema a ser trabalhado (definido de acordo com o currículo escolar e o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição)
- Objetivo da sequência didática.
- Conteúdos a serem trabalhados.
- Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas.
- Tempo de execução da sequência didática.
O que é sequência didática exemplo?
As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.
O que deve ter em uma sequência didática?
- Disciplina, identificação do professor e turma (série/ano);
- Tema que será trabalhado;
- Lista dos conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais);
- Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino);
- Tempo de duração desta sequência;
- Forma de organização da turma;
Como é dividida a sequência didática?
2 O modelo de sequência didática adotado no trabalho proposto está dividido em quatro etapas, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). São elas: apresentação da situação, primeira produção, construção dos módulos e produção final.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Quais conteúdos trabalhar na educação infantil?
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.
Qual a melhor metodologia ativa para educação infantil?
Gamificação – jogos como ferramentas pedagógicas
O uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem é, certamente, uma das mais bem aceitas metodologias ativas. Há diversos universos e habilidades a serem explorados e estimulados através desse recurso.
Qual a metodologia adequada para a Educação Infantil?
Metodologia construtivista
Elas aprendem melhor por meio do aprendizado ativo, conectam-se ao conhecimento anterior e depois digerindo essas informações do seu próprio jeito. Essa teoria criou as idéias da aprendizagem centrada no aluno versus a aprendizagem centrada no professor.
Qual a metodologia utilizada na Educação Infantil?
- Método Tradicional. Você, provavelmente, teve aula em uma escola adepta do estilo tradicional de ensino. ...
- Método Construtivista. ...
- Método Montessoriano. ...
- Método Democrático. ...
- Pedagogia Waldorf. ...
- Freinet.
Como preparar uma aula para Educação Infantil utilizando metodologias ativas?
- Escolha um tema. Qualquer aula precisa de um tema ou conteúdo principal a ser tratado em sala de aula. ...
- Defina os objetivos. ...
- Defina o tempo. ...
- Escolha dos recursos. ...
- Escolha a metodologia ativa. ...
- Relacione o plano de aula com a BNCC. ...
- Avalie.
O que são os conteúdos na Educação Infantil?
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).
Quais atividades devem ser trabalhadas na Educação Infantil?
- Pintura. A pintura é uma atividade lúdica bastante completa. ...
- Leitura. ...
- Jogos de tabuleiro. ...
- Oficinas. ...
- Circuitos lúdicos. ...
- Gincanas. ...
- Acampamento. ...
- Brincadeiras.
O que trabalhar na Semana da Educação Infantil?
Brinquedos com sucata: uma outra proposta é a confecção de brinquedos com sucata! Pintura: se sujar faz bem, né?! Então, bora propor uma pintura (em papel, no rosto…) Piquenique: uma das ideias que mais fazemos durante a Semana da Criança são os piqueniques ou os lanches coletivos.
Como estimar o tempo que dura a sequência?
6 Como estimar o tempo que dura a sequência? A resposta a essa pergunta não está relacionada à quantidade de tarefas que você vai propor, mas à complexidade dos conteúdos e objetivos que tem em mente. Para saber a duração de uma sequência, leve em conta o que determinou que os alunos aprendam e quanto isso vai demorar.
Como fazer uma sequência didática a partir de gêneros textuais?
A combinação entre Sequência Didática + Gêneros Textuais deve enfatizar o protagonismo da professora e do estudante, pois a sequência é criada a partir das necessidades da turma. Deve haver a intencionalidade, pois as propostas são pensadas com a finalidade de desenvolver certas habilidades e objetivos.
O que é uma sequência numérica?
Ordenamento de números de um conjunto
Na matemática, uma sequência numérica que representa uma função cujo domínio é um conjunto de elementos contáveis e ordenados. Por exemplo, o conjunto (3, 6, 9, 12, 15...) ... a) (1, 3, 5, 7, 9, 11) sequência de números positivos, ímpares e menores que 13; b) (-2, -4, -6, -8, -10...)
O que trabalhar na Educação Infantil de acordo com a Bncc?
- O eu, o outro e o nós. ...
- Corpo, gestos e movimentos. ...
- Traços, sons, cores e formas. ...
- Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O que é atividade pedagógica na Educação Infantil?
As atividades pedagógicas desenvolvem as habilidades e potencialidades das crianças. ... Dessa forma, é muito importante que os professores entendam o papel importante das atividades que desempenham com seus alunos, pois elas são fundamentais para o desenvolvimento físico, mental e psicomotor das crianças.
Quais são os conteúdos da Bncc?
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Como trabalhar os conteúdos na Educação Infantil?
Os conteúdos devem aparecer de forma a trabalhar as primeiras noções matemáticas, através de jogos, brincadeiras e materiais específicos; natureza e sociedade, através de discussões e projetos que levem o aluno a refletir sobre suas ações quanto ao meio em que vive; linguagem oral e escrita, onde o aluno possa manter ...
Quais os conteúdos da educação física na Educação Infantil?
...
– Estruturação Espacial
- Dificuldade no desenvolvimento mental e psicomotor;
- Problemas para manipular objetos ao seu redor;
- Dificuldade no processo de interiorização e assimilação da lateralidade.
Como trabalhar metodologias ativas em sala de aula?
As metodologias ativas podem ser colocadas em prática a partir de diferentes estratégias, como resolução de problemas, construção de projetos ou mesmo a chamada “sala de aula invertida”, quando o aluno ensina determinado conteúdo para o restante da turma.
Como trabalhar a metodologia ativa?
- Trabalhando a distância: o essencial para aplicar as metodologias ativas.
- Apresente os recursos.
- Procure por novos materiais.
- Conte com o apoio da família.
- Aposte no relacionamento professor-aluno.
- As vantagens da sala de aula invertida.
Como desenvolver a metodologia em um plano de aula?
- Reflita sobre o público-alvo. ...
- Escolha o tema da aula. ...
- Defina o objetivo a ser alcançado. ...
- Defina o conteúdo a ser abordado. ...
- Decida a duração da aula. ...
- Selecione os recursos didáticos. ...
- Defina a metodologia a ser utilizada. ...
- Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.
Quais serão os titulares das ações penais privada e pública?
Pode tomar remédio de gripe com Covid?