O que é uma réplica a contestação?

Perguntado por: Kevin Macedo de Anjos  |  Última atualização: 7. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (66 avaliações)

Segundo o autor, réplica é a oportunidade que o juiz abre ao autor para que ele se manifeste sobre a contestação apresentada pelo réu.

O que alegar na Réplica a contestação?

Ao montar a sua réplica à contestação trabalhista, atente-se aos seguintes pontos:
  • Analise o que foi escrito pela empresa e quais documentos estão apresentados;
  • Manifeste-se em relação a todos os pontos;
  • Caso a empresa tenha apresentado uma defesa de fato modificativo, extintivo ou impeditivo, avise o juiz.

Quando cabe Réplica a contestação?

O autor pode manifestar sua réplica em defesa preliminar no caso de uma ou mais alegações do réu constar em um dos incisos do artigo 337, já enumerados acima. ... Isso se aplica porque quando a contestação defende o mérito diretamente, não há definição de prazo para a manifestação do autor em réplica.

O que deve constar na réplica?

Para fins de estratégia processual, a réplica é o momento em que você irá (i) RESUMIR as alegações iniciais e (ii) demonstrar a improcedência da resposta do réu. Novamente, não se trata de repetir o que você já disse na sua inicial, mas de contrapor o que foi dito pelo réu.

Para que serve uma réplica?

A réplica serve para preparar a instrução processual. Assim, a réplica à contestação é o momento processual ideal para que o autor da demanda deixe evidente ao Magistrado a existência de fatos que não necessitam de dilação probatória. Isso, além de acelerar o processo, também evita discussão sobre algumas questões.

Réplica - o quê? como? quando?

26 questões relacionadas encontradas

Qual o próximo passo após a contestação?

A petição inicial é feita e a parte oposta tem o direito de contestar. A réplica, por sua vez, acontece após a contestação do réu.

O que é a contestação?

A contestação é uma das formas do réu de um processo se defender das acusações feitas contra ele na petição inicial. É na contestação que o réu pode atacar as alegações da parte autora, rebater os principais argumentos, impugnar as afirmações do autor e alegar a matéria de defesa do litígio.

O que não pode faltar na réplica?

Nesse caso, é utilizado para dispor sobre algum fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Ou seja, é o momento que o autor tem para se manifestar quanto ao que foi exposto pelo réu dentro do prazo legal.

O que acontece se não apresentar Réplica a contestação?

A AUSÊNCIA DE RÉPLICA À CONTESTAÇÃO NÃO GERA OS EFEITOS DA REVELIA EM RELAÇÃO AO AUTOR, ISTO É, NÃO TORNA INCONTROVERSOS OS FATOS ARTICULADOS PELO RÉU EM SUA DEFESA, NEM TAMPOUCO DESINCUMBE O RÉU DE SEU ÔNUS.

É possível juntar documentos na réplica?

É possível a juntada de documentos na réplica à contestação, desde que não haja prejuízo para a defesa da parte contrária.

Como responder a uma contestação?

A impugnação à contestação pode ser feita toda vez que um réu apresentar a alegação de inexistência de pressupostos processuais ou de condições da ação. Mediante isso, o autor é intimado para poder tomar conhecimento do que consta na contestação e, assim, replicar as alegações do réu.

Qual o prazo para se manifestar sobre a contestação?

– sobre contestação ou defesa: 15 dias, em geral (art. 350 e 351). – sobre documento: 15 dias (art. 437, § 1º; em dobro: art.

Em que hipóteses haverá o julgamento antecipado do mérito?

Art.

O juiz decidirá parcialmente o mérito quando um ou mais dos pedidos formulados ou parcela deles: I – mostrar-se incontroverso; II – estiver em condições de imediato julgamento, nos termos do art.

Pode alegar fato novo na réplica?

Você poderá alegar, em seu recurso, a violação ao devido processo legal, consubstanciada na ausência de intimação da parte contrária sobre a réplica, requerendo a nulidade do processo até a apresentação da réplica, quando o juiz primário, em caso de acatamento do seu recurso, deverá conceder vista ao réu para que se ...

Pode apresentar réplica fora do prazo?

RÉPLICA APRESENTADA FORA DO PRAZO. DESCONSIDERAÇÃO PELO JUÍZO. ... É dever da parte observar e cumprir os prazos fixados nos autos, não violando direito a desconsideração pelo juízo de peça apresentada extemporaneamente, mormente quando explícita a fixação do número de dias concedidos para a prática do ato.

O que é uma contestação no ordenamento jurídico?

A contestação é uma das formas de resposta do réu no ordenamento jurídico, ou seja, é o momento de realizar a sua defesa dentro de um processo. ... Portanto, é a hora do réu, através de seu advogado, manifestar-se sobre os elementos de direito material e forma da ação.

O que é objeto de contestação?

A contestação, como outros procedimentos jurídicos, também foi objeto do Novo Código de Processo Civil. ... Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

Como montar uma contestação?

Passo a passo sobre como fazer uma contestação de sucesso
  1. Análise da petição inicial. É fundamental ler e reler quantas vezes for necessária a petição inicial. ...
  2. Divida a sua defesa. ...
  3. Generalidades no início da peça. ...
  4. Reforce que é uma contestação. ...
  5. Resumo dos fatos. ...
  6. Tempestividade. ...
  7. Preliminares. ...
  8. Mérito.

É possível o réu deduzir novas alegações Depois da contestação?

Depois da contestação, só é lícito ao réu deduzir novas alegações quando: I - relativas a direito ou a fato superveniente; II - competir ao juiz conhecer delas de ofício; III - por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e grau de jurisdição.

O que é contestação reconvencional?

A reconvenção é um pedido realizado pelo réu de um processo ao apresentar contestação sobre as alegações do autor na petição inicial. Ela é uma forma de possibilitar que o réu faça alegações e pedidos próprios dentro do processo, invertendo a estrutura do processo.

Quanto tempo leva para o juiz assinar o mandado de pagamento?

Atualização de 24.05.2019:

Decorridos três anos da vigência do CPC/2015, a jurisprudência firmou-se no sentido de que o prazo de 15 dias do artigo 523 deve ser contado em dias úteis.

O que é julgamento antecipado de mérito?

"Na prática, significa dizer que o mérito da causa poderá ser cindido e examinado em duas ou mais decisões prolatadas no curso do processo.

Quais as espécies e hipóteses de julgamento antecipado do processo?

O julgamento antecipado da lide, outra modalidade de julgamento conforme o estado do processo, sucede em duas hipóteses: quando não houver necessidade de produção de outras provas, ou quando ocorrer o efeito material da revelia e o réu não tiver comparecido em tempo oportuno para produção de provas (art.

Em que momento é considerado estabilizado o processo?

492 do CPC/2015). Em nosso sistema processual, portanto, os limites do pronunciamento judicial possível estabilizam-se no momento em que a citação do demandado ocorre. Daí em diante, só é possível alterar o pedido e a causa de pedir, havendo consentimento do réu (art.

Quais prazos são contados em dias úteis?

216 e 219 do Código de Processo Civil de 2015, a contagem do prazo processual somente considerará os dias úteis, excluindo-se, assim, os feriados, os sábados, os domingos e os dias em que não haja expediente forense.

Artigo anterior
Quantos anos tem as pirâmides?
Artigo seguinte
Quantas horas complementares Estácio?