O que é uma prova unilateral?

Perguntado por: Henrique Filipe Nascimento Barbosa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (41 avaliações)

PRODUÇÃO UNILATERAL DE PROVAS
Em alguns casos, a prova apresentada foi produzida unilateralmente sem que a parte pudesse acompanhar, produzir quesitos ou fiscalizar o procedimento, caracterizando ofensa ao CONTRADITÓRIO E À AMPLA DEFESA e ao DEVIDO PROCESSO LEGAL.

O que significa prova unilateral?

Prova unilateral é aquela que apenas uma parte produziu, sendo, portanto, parcial e passível de adulteração pela parte que a produziu. Isto é, apenas a parte possui o controle sobre a prova. O exemplo clássico são as telas dos sistemas de empresas.

Até quando pode juntar provas no processo?

435 do Novo CPC, as partes podem juntar prova documental aos autos a qualquer tempo, conforme as condições estabelecidas em lei. No entanto, sempre que o requerimento de juntada de documento for realizado, a parte contrária deverá ser ouvida no prazo de 15 dias.

O que é prova produzida?

A prova produzida ingressa em outro processo sob a forma documental, cuja força probatória será valorada pelo juiz, que não está adstrito a dar-lhe idêntico valor ao que teve nos autos em que foi produzida.

O que é considerado documento novo?

Documentos novos: são aqueles que poderão ser juntados em qualquer momento do curso processual.

Guarda unilateral: quando pode ser aplicada?

21 questões relacionadas encontradas

O que pode ser considerado documento?

Um documento é qualquer registro de informações, independentemente do formato ou suporte utilizado para registrá-las. Instituída pela ciência arquivística, a definição supra possui caráter generalista, o que significa que certas ciências ou alguns de seus ramos especializados podem adotar definições mais específicas.

O que pode ser considerado prova documental?

O termo prova documental abrange os instrumentos e os documentos, públicos e privados. Qualquer representação material que sirva para reconstituir e preservar através do tempo a representação de um pensamento, ordem, imagem, situação, idéia, declaração de vontade etc., pode ser denominada documento.

Quem pode produzir provas?

A regra é explícita. A Lei nº 11.690/2008 alterou dispositivos do Código de Processo Penal relativos à prova, dando nova redação ao art.

Para que esse prova produzida em outro processo seja admitida que providência deve tomar o juiz?

372 do Código de Processo Civil estabelece que ""o juiz poderá admitir a utilização de prova produzida em outro processo, atribuindo-lhe o valor que considerar adequado, observado o contraditório".

Como produzir provas?

(1) Conforme o art. 370, Novo CPC, as provas podem ser produzidas de ofício ou a requerimento das partes. Portanto, o juiz poderá requerer a produção de prova judicial, caso entenda necessário ao julgamento, independentemente de pedido das partes.

Quando apresentar provas no processo?

O sistema pátrio veda a utilização de prova surpresa, portanto nos termos do 435 do CPC é permitida a apresentação de novas provas em qualquer momento processual, desde que não versem sobre conteúdo já conhecido, ou seja, é preciso haver um fato novo após o ajuizamento da ação ou que foi conhecido pela parte somente em ...

Qual o momento de especificar provas?

- O momento oportuno para o réu especificar provas é o da resposta. O despacho que concede vista às partes para a especificação de provas decorre de costume e não encontra respaldo na norma processual. Havendo na contestação pedido para a produção de prova oral, não está o pedido alcançado pela preclusão.

Em que momento processual é realizada a produção de provas?

A produção de provas pelas partes deve ocorrer no momento da apresentação da petição inicial ou da defesa, conforme consta de expressa disposição no artigo 434 do CPC .

O que são telas sistêmicas?

Telas sistêmicas/faturas colacionadas aos autos são documentos unilaterais e não se prestam a comprovar a efetiva contratação e utilização dos serviços pelo consumidor.

O que são telas Sistemicas?

- As telas sistêmicas constituem meio de prova e devem ser levadas em consideração quando demonstram a contratação dos serviços e a existência do débito - Tendo o réu juntado documentos que provam fato modificativo, extintivo ou impeditivo do direito do autor, e este, por sua vez, não se desincumbido do ônus de ...

Quais os meios de prova admitidos no Processo Civil?

1.4. Meios de prova: De acordo com o Código de Processo Civil, os meios de provas são: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.

Quais os requisitos para que seja admitida a prova emprestada no processo penal?

Prevalece na doutrina pátria que a utilização da prova emprestada só tem cabimento se aquele contra quem ela for utilizada tiver participado do processo onde foi produzida originariamente, em respeito ao princípio do contraditório.

Quais os tipos de provas admitidos pelo Processo Civil?

Os meios de prova que o diploma legal em quadro especifica se encontram descritos nos artigos 332 a 443 e são, a saber:
  • Depoimento Pessoal.
  • Confissão.
  • Exibição de Documento ou Coisa.
  • Prova Documental.
  • Prova Testemunhal.
  • Prova Pericial.
  • Inspeção Judicial.

Quem pode produzir provas no processo penal?

Os responsáveis pela produção da prova são o ofendido, a testemunha, os peritos, entre outros. O destinatário imediato das provas é o julgador, seja ele o juiz ou tribunal que estará envolvido na lide, devendo apreciar o caso por meio de um processo, devendo julgar e findar o processo com caráter definitivo.

Quem é o destinatário da prova?

O juiz é o destinatário direto da prova mas as partes e outros interessados são os destinatários indiretos. Todos os sujeitos do processo tem que que se convencer que aquela prova que foi produzida foi determinante para decisão proferida pelo juiz.

Quem alega tem o ônus de provar?

No ordenamento jurídico processual penal o ônus da prova cabe a quem alega o fato, devendo o advogado do paciente, em sede de hábeas corpus, colacionar à inicial cópia da decisão que entende por ilegal.

Quais os tipos de prova documental?

A prova documental é a representação física que visa corroborar o fato alegado pela parte. Quanto a autenticidade da prova documental, seja ela fotografia, desenhos, escritos fiscais ou gravações, considera-se autêntica quando, após apresentada em juízo, não houver impugnação da parte contrária (art. 411 III CPC).

Qual a diferença entre prova documental e prova documentada?

Diferença entre a prova documental e prova documentada: a prova documental é aquela pela qual se tem a representação imediata do fato a ser reconstruído nos autos. A documentada é o documento que sozinho representa o fato.

O que vale mais prova documental ou testemunhal?

Testemunha. Esse e um caso clássico no qual a prova testemunhal possui muito mais valor do que a prova documental.

O que caracteriza um documento?

1 Qualquer escrito ou impresso que fornece uma informação ou prova, usado para esclarecimento de algo. 2 por ext Qualquer elemento com valor documental (fotos, filmes, papéis, peças, fitas de gravações, construções, objetos de arte etc.)

Artigo anterior
O que é carcinoma ductal in situ grau nuclear 3?
Artigo seguinte
Quando ultrapassar o limite do Simples Nacional?