O que é uma prescrição?

Perguntado por: Igor Marcos Matos Silva  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (34 avaliações)

No direito romano-germânico, a prescrição é um instituto que visa a regular a perda do direito de acionar judicialmente, devido ao decurso de determinado período de tempo.

O que é prescrição significado?

No Direito Civil, a prescrição é conceituada como a perda da pretensão do titular de um direito que não o exerceu em determinado lapso temporal. Para Camara Leal é "a extinção de uma ação ajuizável, em virtude da inércia de seu titular durante um certo lapso de tempo, na ausência de causas preclusivas de seu curso".

O que é prescrição exemplos?

O que é prescrição? A prescrição acontece quando alguém perde o direito de exigir de outrem o cumprimento de alguma ação, por não tê-lo feito dentro de determinado período de tempo. Os prazos prescricionais estão determinados nos artigos 205 e 206 do Código Civil, e não podem ser modificados.

Qual é o objetivo da prescrição?

A Prescrição limita os direitos, garantindo que a falta do exercício dentro do lapso temporal correto, extingue a pretensão.

Quais os fundamentos da prescrição?

Os fundamentos jurídicos da prescrição enumerados por Câmara Leal (1939) são: o da ação destruidora do tempo, o do castigo à negligência, o da presunção de abandono ou renúncia, o da presunção de extinção do direito, o da proteção ao devedor, o da diminuição das demandas e o do interesse social pela estabilidade das ...

AGU Explica - Prescrição

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os efeitos da prescrição?

A prescrição não extingue o direito, pois apenas prescrevem a pretensão e a ação, que ficam impedidas de ser exercidas. A prescrição pode ser renunciada, após encerrado o prazo, porque o direito permanece; a decadência não pode ser renunciada, porque não se renuncia a nada (o direito deixou de existir).

Como identificar prescrição?

Primeiro esquema: a identificação da forma como o prazo é expresso. Na prescrição, os prazos são apenas de anos. Exemplo: Regra Geral à Dez anos. Regra Especial: de um a cinco anos.

Quando se pode alegar a prescrição?

193 , do Código Civil , a prescrição pode ser alegada a qualquer tempo e grau de jurisdição, por ser matéria de ordem pública.

Quais são as espécies de prescrição?

A prescrição pode ser dividida em duas espécies: a prescrição da pretensão punitiva e a prescrição da pretensão executória.

O que é a prescrição no Direito Penal?

Dentro do direito penal, a prescrição penal é a extinção do direito do Estado de punir alguma conduta considerada penalmente ilícita causada por alguma pessoa.

Quais são as duas espécies de prescrição da pretensão punitiva do Estado?

Existem duas espécies de Prescrição Penal, que são a prescrição da pretensão punitiva e a prescrição da pretensão executória, as quais serão tratadas detalhadamente a diante.

Quais são os tipos de prescrição trabalhista?

Tipos de Prescrição na Justiça do Trabalho!
  • PRESCRIÇÃO TOTAL / BIENAL. Depois que o empregado se desliga da empresa, ele tem 2 anos para entrar com a ação. ...
  • PRESCRIÇÃO QUINQUENAL. ...
  • FGTS. ...
  • FÉRIAS. ...
  • AVISO PRÉVIO INDENIZADO. ...
  • ACIDENTE/ DOENÇA DO TRABALHO. ...
  • PRETENSÃO DECLARATÓRIA. ...
  • ANOTAÇÃO DA CTPS.

Quais crimes prescrevem?

CRIMES INAFIANÇÁVEIS
  • Racismo.
  • Tortura.
  • Crimes hediondos.
  • Tráfico de drogas.
  • Terrorismo.
  • Ação de grupos armados - civis ou militares - contra a ordem constitucional e o estado democrático.

Quando alegar prescrição CPC?

O art. 193 do Código Civil não sofre qualquer limitação decorrente dos arts. 300 e 302 do Código de Processo Civil, sendo certo que a prescrição pode ser alegada a qualquer tempo, salvo nas instâncias extraordinárias, isso em decorrência da necessidade do prequestionamento.

Como alegar prescrição na contestação?

PRESCRIÇÃO - Art.

Nos Art. 189 e ss. bem como os prazos dispostos no Art. 205 e ss do Código Civil Independente de ser alegada na contestação, a prescrição pode ser alegada em qualquer grau de jurisdição, pela parte a quem aproveita - Art.

Pode alegar prescrição no cumprimento de sentença?

A jurisprudência do STJ firmou o entendimento no sentido de que, na fase de liquidação, à semelhança do que ocorre na fase de cumprimento de sentença, somente é possível a arguição de prescrição se for superveniente à formação do título judicial liquidando, tendo em vista a eficácia preclusiva da coisa julgada.

Como diferenciar prescrição e decadência?

“A prescrição é a extinção da pretensão à prestação devida – direito esse que continua existindo na relação jurídica de direito material – em função de um descumprimento (que gerou a ação). A decadência se refere à perda efetiva de um direito pelo seu não exercício no prazo estipulado”.

Quais os efeitos da prescrição da pretensão punitiva?

Ainda segundo o referido autor, “a prescrição da pretensão punitiva só poderá ocorrer antes de a sentença penal transitar em julgado, e tem como consequência a eliminação de todos os efeitos do crime: é como se nunca tivesse existido” (obra citada).

Quais são as ações imprescritíveis?

AÇÕES IMPRESCRITÍVEIS

Esse grupo, entre outros, é o que abriga os direitos da personalidade, decorrentes do princípio da dignidade da pessoa humana. São direitos relativos à vida, à liberdade, à honra, ao nome e à nacionalidade. Estes direitos decorrem do princípio da dignidade da pessoa humana.

Quais os efeitos da decadência?

*Decadência: extingue o direito. b) * Prescrição: pode ser interrompida ou suspensa caso seja feito algum ato que a lei considere como causa de interrupção ou suspensão. * Decadência: nunca poderá ser suspensa ou interrompida: a única forma de não se operar a decadência é pelo efetivo exercício do direito.

Quantos anos o crime prescreve no Brasil?

Atualmente, um crime pode prescrever em três anos, se o máximo da pena for menor que um ano, ou em 20 anos, se o máximo da pena for superior a 12 anos, por exemplo.

Quanto tempo prescreve?

Resposta: O que significa prescrição? Significa que o credor perdeu o direito de cobrar a dívida na Justiça. Segundo o Código Civil, no artigo 205, a prescrição da dívida ocorre em dez anos, se a lei não determinar um prazo menor.

Quais os crimes que não tem fiança?

Aqueles que não admitem pagamento de fiança para soltura do preso. São inafiançáveis, entre outros, os crimes dolosos contra a vida, hediondos, de tortura, tráfico de entorpecentes, terrorismo e racismo.

O que é prescrição bienal e quinquenal?

Há um prazo quinquenal (5 anos) e um bienal (2 anos). A diferença é que cada um deles conta-se de um termo inicial distinto, mas os dois operam juntos (são consumidos ao mesmo tempo).

Qual o tempo que prescreve uma ação trabalhista?

De acordo com o artigo 7º, inciso XXIX, da Constituição Federal, o empregado tem direito tanto à ação quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.

Artigo anterior
Qual o cartão de crédito mais top do Brasil?
Artigo seguinte
Para que serve perfume no umbigo?