O que é uma prática docente?

Perguntado por: Filipa Luísa de Silva  |  Última atualização: 13. März 2022
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Prática docente, um exercício para além da técnica
A escola possui uma missão cultural, tornando-se elemento-chave para a articulação de interesses, de gostos e de socialização de aspectos históricos, sociais e culturais, sendo os professores os seus catalizadores, acelerando ou retardando o processo.

Qual a importância da prática docente?

[...] a prática pode ser vista como um processo de aprendizagem através do qual os professores retraduzem sua formação e a adaptam à profissão, eliminando o que lhes parece inutilmente abstrato ou sem relação com a realidade vivida e conservando o que pode servir-lhes de uma maneira ou de outra.

O que é a prática docente como prática social?

A realização da prática docente como prática social se dá por compartilhamento de saberes, aprendizagens mútuas (aluno/a-professor/a, aluno/a- aluno/a, professor/a-professor/a), valorização de saberes não escolares, produções culturais valorizadas, conhecimentos de direitos e deveres do cidadão, letramento e, ...

Qual a diferença entre prática docente e prática pedagógica?

A grande diferença é a perspectiva de ser critica e não normativa, de ser práxis e não treinamento, de ser dialetica e não linear. As práticas pedagogicas se realizam como sustentáculos à prática docente, num diálago continuo entre os sujeitos e suas circunstâncias.

O que é uma prática educativa?

Definimos prática educativa como o conjunto das ações socialmente planejadas, organizadas e operacionalizadas em espaços intersubjetivos destinados a criar oportunidades de ensino e aprendizagem.

RAPIDEX #08 - Práticas docentes e suas dimensões. PAULO FREIRE

35 questões relacionadas encontradas

Quais os elementos que são necessários para a prática educativa?

Ensinar exige: rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, estética e ética, corporificação das palavras pelo exemplo, risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, reflexão crítica sobre a prática, reconhecimento e assunção da identidade cultural.

O que é prática educativa Wikipédia?

A educação é o processo de facilitar o aprendizado ou a aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, crenças e hábitos. Os métodos educacionais incluem o ensino, treinamento, narração de histórias, discussão e pesquisa direcionada.

Quais são as práticas pedagógicas?

As práticas pedagógicas são instrumentos que podem ajudar as escolas a concretizarem seus objetivos de aprendizagem. Por exemplo, por meio delas, é possível manter alunos nativos digitais engajados com a escola ou para estabelecer uma dinâmica de sala de aula mais participativa e inclusiva.

Quais são os tipos de práticas pedagógicas?

Práticas pedagógicas: 11 exemplos para sala de aula
  • Educação digitalizada. ...
  • Empoderamento do aluno. ...
  • Socialização. ...
  • Conscientização. ...
  • Interdisciplinaridade. ...
  • Aprendizagem compartilhada. ...
  • Atividades em grupo. ...
  • Integrações culturais.

Como deve ser a prática docente?

Falar de prática docente exige, portanto, que falemos de sujeitos que possuem um ofício (ARROYO, 2000), o saber de uma arte, a arte de ensinar, e que produzem e utilizam saberes próprios de seu ofício no seu trabalho cotidiano nas escolas.

O que é uma prática social?

O que é prática social? É o conjunto de ações, de encaminhamentos e de modo de ser e viver que rege nossa vida. Dentro da escola, queremos que as atividades de aprendizagem estejam o mais próximas possível de como é na realidade.

Por que a prática docente é uma atividade social complexa?

Pode-se dizer que a complexidade da docência universitária se configura pela conexão de conhecimentos, subjetividades e culturas, que orientam a formação profissional por meio de conteúdos científicos, tecnológicos e artísticos.

Como é a prática docente dos professores observados?

Dessa forma, a prática de observação se apresenta como etapa indispensável na formação inicial do professor, pois permite ao licenciando observar a maneira como a escola está organizada, quais seus objetivos e como impacta diretamente na vida dos alunos, além de proporcionar uma leitura acerca das metodologias de ...

Qual a importância da prática pedagógica e a formação de professores?

A Prática Pedagógica tem sua importância para a formação acadêmica, que articula entre a teoria e a prática na construção do currículo ampliado que segundo o Coletivo de Autores (1992, p. 28), é “capaz de dar conta de uma reflexão pedagógica ampliada [...]

Qual a importância dos saberes docentes para a formação do professor?

os saberes pedagógicos são imprescindíveis no processo ensino aprendizagem, uma vez que a principal função do professor é levar o aluno ao conhecimento, tornando-o uma pessoa crítica, autônoma e responsável, num processo de construção de novos saberes e, principalmente, da dignidade e auto-estima do aluno.

Quais são as práticas pedagógicas na educação infantil?

Aponta-se para práticas pedagógicas que favoreçam a: imaginação, criatividade, alegria, afetividade, reconstrução de modos de viver o que está proposto, compreensão dos conflitos.

Como fazer práticas pedagógicas?

Confira 8 práticas pedagógicas para melhorar o desempenho escolar de seus alunos
  1. Favoreça o protagonismo do estudante. ...
  2. Valorize o aluno e suas intervenções. ...
  3. Invista em uma didática social e empática. ...
  4. Dê uma outra significação ao erro. ...
  5. Estimule as discussões em grupo. ...
  6. Crie uma sala de aula segura e livre.

O que são práticas pedagógicas Bncc?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo de todas as etapas da Educação Básica. Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, as orientações da BNCC devem ser aplicadas ainda em 2020.

Quais são as cinco metodologias ativas?

Quais são os tipos de metodologias ativas e como aplicá-las?
  1. Gamificação. ...
  2. Sala de aula invertida. ...
  3. Rotação por estações de aprendizagem. ...
  4. Aprendizagem entre pares. ...
  5. Aprendizagem baseada em problemas. ...
  6. Aprendizagem baseada em projetos. ...
  7. Cultura Maker. ...
  8. Storytelling.

Quais os três tipos de educação?

Mas antes vamos conhecer 3 diferentes tipos de educação:
  • Educação formal. A educação formal é aquela que acontece no sistema de ensino tradicional, ou seja, em escolas e universidades. ...
  • Educação não formal. ...
  • Educação informal.

Quais são as 7 modalidades de ensino?

Cada uma das etapas tem demandas pedagógicas específicas para o desenvolvimento, que seguem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • Educação Infantil. ...
  • Ensino Fundamental. ...
  • Ensino Médio. ...
  • Cursos Superiores de Tecnologia. ...
  • Cursos Superiores de Bacharelado. ...
  • Cursos de Licenciatura.

Onde e como ocorre o processo educativo?

O processo educativo é determinado por fatores sociais, políticos e pedagógicos, e como tal precisa ser definido de acordo com seu contexto histórico-social, partindo dos esquemas educativos primários, nas relações que o aprendiz trava antes mesmo de iniciar sua escolarização, passando pelo modo como a educação escolar ...

Quais os saberes necessários à prática educativa Segundo Paulo Freire?

A prática educativa envolve afeto, emoção, capacidade científica, domínio técnico a serviço da mudança e da construção real da cidadania. A Pedagogia da Autonomia está fundamentalmente alicerçada na ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando.

Quais elementos devem ser considerados para desenvolver um trabalho educativo com as crianças pequenas?

Desse modo, para pensar no espaço para crianças de 0 a 5 anos é preciso levar em conta toda a gama de necessidades e peculiaridades que envolvem o trabalho com crianças pequenas. Neste sentido, ele deve ser acolhedor, desafiador, criativo, instigante e, ao mesmo tempo, seguro.

Quais são os elementos de fundamental importância para o processo pedagógico da EI?

Vários outros elementos compõem a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, sendo essencial garantir a articulação entre eles, devendo considerar a participação das famílias e da comunidade: planejamento; escolha de critérios para formação dos agrupamentos de crianças; definição do tempo, dos espaços e ...

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