O que é pleiotropia de exemplo?

Perguntado por: Duarte Álvaro Andrade Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (34 avaliações)

Como exemplos de pleiotropia na espécie humana, podemos citar a fenilcetonúria, uma condição que impede o organismo de processar o aminoácido fenilalanina, e a anemia falciforme, uma alteração anatômica dos glóbulos vermelhos do sangue.

O que é pleiotropia dê exemplos?

Resumindo, pleiotropia é um par de alelos que condiciona mais de um caráter. Outro exemplo, e mais simples, é o das cebolas vermelhas e brancas: As vermelhas são resistentes a ação de determinado fungo parasita, já as brancas não.

O que é pleiotropia dê exemplos de genes Pleiotrópicos em humanos?

Pleiotropia em Humanos

Um exemplo de gene pleiotrópico em humano é o que causa a Síndrome de Marfan. Os portadores do alelo dominante que ocasiona a síndrome apresentam aracnodactilia, dedos longos, finos e curvos. Além de anomalias ósseas e problemas nos olhos, coração e pulmões. Outro exemplo é a fenilcetonúria.

O que é Polialelia exemplos?

O exemplo de polialelia mais conhecido são os diferentes grupos sanguíneos. Como todos sabem, existem na nossa espécie indivíduos que possuem sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. Os tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes para um único gene: IA, IB e i.

O que é interação gênica exemplos?

Dizemos que a interação gênica é não epistática quando ocorre a interação de dois ou mais genes, mas nenhum alelo impede a expressão de outro. Como exemplo dessa interação, podemos citar o exemplo da forma das cristas de galinha. Existem quatro diferentes tipos de crista de galinha: rosa, ervilha, noz e simples.

Pleiotropia - Genética - Biologia com o Tubarão

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os três tipos de interação gênica?

A interação gênica ocorre quando dois ou mais genes, localizados ou não no mesmo cromossomo, interagem e controlam uma característica.
...
Interação Gênica
  1. Interação gênica epistática. Também chamada de epistasia. ...
  2. Interação gênica não epistática. ...
  3. Herança Quantitativa ou Poligenia.

Quais os tipos de interações gênicas?

A epistasia, a herança complementar e a herança quantitativa são exemplos de interações gênicas. Um outro tipo de herança é a pleiotropia, e ela se diferencia da interação gênica pelo fato de apenas um par de genes condicionar mais de uma característica.

Como se manifesta a polialelia?

Polialelia, ou alelos múltiplos, é o nome dado ao fenômeno em que os genes possuem mais de duas formas alélicas, ou seja, uma mesma característica pode ser determinada por três ou mais alelos (formas alternativas de um gene). O exemplo de polialelia mais conhecido são os diferentes grupos sanguíneos.

Quando ocorre a polialelia?

Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população.

O que é um heredograma exemplos?

O heredograma é constituído por símbolos que podem indicar, por exemplo, o sexo dos indivíduos, graus de parentesco, presença de um caráter afetado por determinada anomalia, e outras informações importantes.

O que é efeito pleiotrópico Farmacologia?

As estatinas demonstram ter uma gama de ações farmacológicas intrigantes, os chamados efeitos pleiotrópicos, que incluem efeitos anti-inflamatórios, antidiabéticos, melhora da doença de Alzheimer, melhora da disfunção endotelial, antioxidante, entre outros.

Como proceder para saber se os genes estão ligados ou se são pleiotrópico?

Pontos Principais:
  1. Quando os genes são encontrados em cromossomos diferentes ou bem distantes mas no mesmo cromossomo, eles ordenam-se independentemente e são ditos ser não ligados.
  2. Quando os genes estão bem próximos no mesmo cromossomo, diz-se que estão ligados.

Qual a diferença de pleiotropia e alelos letais?

Pleitropia: quando um gene afeta múltiplas características. Alelos letais: alelos que impedem a sobrevivência quando homo ou heterozigotos.

O que é uma característica recessiva?

O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.

O que é ligação genética?

Linkage ou ligação gênica é a presença de dois ou mais genes em um mesmo cromossomo. A ligação gênica pode ser classificada em total, quando não ocorre recombinação gênica, e parcial, quando ocorre.

Como surge Os alelos?

Os alelos múltiplos são resultados de mutações sucessivas ocorridas nos genes de um determinado locus. ... Cada gene mutante que surge estabelece condição para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele determinado caráter, naquela espécie.

Como ocorre a polialelia em coelhos?

A polialelia surge por mutações do alelo, gerando novos alelos. Por isso, podemos ter alelos A1, A2, a1 ou a2, e os genes serão formados pela combinação de dois destes alelos: A1A2, A1a1, A2a1, a2a2, etc. Um exemplo clássico deste caso de polialelia é a determinação da cor dos pelos em coelhos.

Como acontece a pleiotropia?

A pleiotropia é um processo em que um único par de alelos (formas alternativas de um determinado gene) atua na manifestação de diversas características. Ela se difere da interação gênica pelo fato de a interação apresentar vários genes determinando uma única característica.

O que vem a ser Monoibridismo?

substantivo masculino Genética. Mono-hibridismo. Cruzamento (entre dois animais ou duas plantas) efetuado em apenas um par de genes, entretanto, a diferença pode ser percebia a partir do seu caráter hereditário. Etimologia (origem da palavra monoibridismo).

Que são alelos múltiplos?

Os alelos múltiplos ou polialelia é a classificação usada para denominar os genes que apresentam mais de dois alelos em sua formação, ou seja, quando três ou mais alelos estão presentes na formação de uma única característica.

Qual foi um dos primeiros casos estudados de alelos múltiplos?

A pelagem de coelhos, um caso de polialelia.

Qual é a definição de interações Genicas e quais são seus tipos e características?

A interação gênica é o tipo de herança na qual a expressão do fenótipo de uma característica é condicionada pela ação conjunta de dois ou mais pares de genes com segregação independente. Esta interação resulta em um efeito que difere daquele produzido por ambos individualmente.

O que é herança quantitativa ou poligênica?

A herança quantitativa ou poligênica é um tipo de interação gênica. Ocorre quando dois ou mais pares de alelos somam ou acumulam seus efeitos, produzindo uma série de fenótipos diferentes entre si. As características podem ainda sofrer a ação de fatores do ambiente, o que aumenta a variação fenotípica.

Qual é a diferença entre herança genética qualitativa e quantitativa?

Os caracteres quantitativos são, em geral, regulados por vários genes, ao passo que os caracteres qualitativos são de herança monogênica ou oligogênica. As características quantitativas são estudadas a nível de população e são descritas através de parâmetros tais como média, variância e covariância.

O que significa permutação ou Crossing Over?

O que é Crossing Over? A chamada permutação cromossômica ou fenômeno crossing over diz respeito a uma troca entre as cromátides homólogas que ocorre de forma natural e recíproca. Esse tipo de translocação se dá durante a meiose I da divisão celular, na fase de prófase I, mais especificamente na subfase paquíteno.

Artigo anterior
Qual foi o primeiro clone humano?
Artigo seguinte
Que tipo de deficiência dá direito ao Loas?