O que é uma pessoa inimputável?

Perguntado por: Verónica Teixeira Vaz  |  Última atualização: 14. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

A pessoa inimputável é aquela que não compreende a ilicitude de sua conduta, em razão de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto.

Quem são as pessoas inimputáveis?

O artigo 26 do Código Penal descreve o conceito do que é um inimputável. Segundo o referido artigo, pessoas que, por doença ou mal desenvolvimento mental, não podiam entender que o ato que cometeram era um crime, e por isso não são penalizadas...

O que significa ser inimputável?

A inimputabilidade a que se referem a Constituição Federal (art. 228) e o Código Penal (art. 27) não significa irresponsabilidade. Refere-se, isto sim, à não-sujeição às penas previstas na parte especial (ou leis extravagantes) do Código Penal.

Como saber se a pessoa é inimputável?

Assim, por exemplo, um doente mental somente será considerado inimputável se, além de sua enfermidade (causa), constatar-se que, no momento da conduta (ação ou omissão), encontrava-se desprovido de sua capacidade de entender a natureza ilícita do ato ou de se determinar conforme essa compreensão (efeito).

Quando o réu é inimputável?

A inimputabilidade decorre de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto que faz com que o agente não tenha consciência da ilicitude de seus atos.

IMPUTÁVEL E INIMPUTÁVEL

24 questões relacionadas encontradas

Quem responde por uma pessoa inimputável?

2.3 Inimputabilidade na esfera Penal

Na esfera penal, ao contrário da esfera civil, é o agente quem responde pela prática do ato, e não seu tutor.

O que acontece com os inimputáveis?

Esses que não entendem no momento do delito a gravidade do seu ato e por isso, não podem responder pelo que fizeram e são excluídos penalmente, mas ficam sujeitos a medidas de segurança ou às normas estabelecidas na legislação especial.

Quando o condenado for maior de 70 anos?

Segundo o Art. 65 do Código Penal, possuir mais de 70 anos na data de sentença é motivo de diminuição de pena, mas essa redução não é muito significativa a ponto de alterar a sanção penal do condenado.

Quem são os semi inimputáveis?

Aquele que tem diminuída sua capacidade de compreensão é imputável, justamente porque tinha tal condição (embora em grau menor). Não é correto, portanto, denomina-lo 'semi-imputável'. Tanto é imputável o agente nesse caso que nossa lei comina-lhe uma pena (reduzida).

O que acontece depois do exame de insanidade mental?

Este procedimento tramita em processo diverso da ação penal e, após a apresentação do laudo, os processos são reunidos. Após a constatação da incapacidade, mesmo que esteja preso (provisoriamente ou em cumprimento de pena), o réu deve ser internado em manicômio judiciário ou outro estabelecimento equivalente.

Qual a pena para um doente mental?

Com base no artigo 22, podemos ver que os doentes mentais são isentos de pena e, por isso, a doença mental no código de 1940 é considerada como uma causa de exclusão da culpabilidade: o crime existe, mas não é efetivo em relação ao sujeito.

Quem tem 80 anos pode ser processado?

Não há uma idade máxima para que qualquer pessoa seja presa no Brasil, seja em flagrante, de forma preventiva ou após condenação.

Qual a idade para ser considerado idoso na Justiça?

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos.

Quem é considerado idoso para fins penais?

Como se sabe, para fins de aplicação do Estatuto do Idoso de modo geral, considera-se a idade de sessenta (60) anos. No Código Penal, para fins de redução da prescrição e circunstância atenuante genérica, a idade confinua sendo a de 70 (anos), conforme arts.

Qual Filho é responsável pelo idoso?

Todos os membros da família têm o dever ético e legal de garantir que os idosos recebam os cuidados e o respeito que merecem em seus anos dourados.

Quem tem mais de 80 anos pode vender imóvel?

VENDER/COMPRAR IMÓVEIS

Não há limites de idade! Sim! Muitos idosos ficam surpresos quando respondo isto, pois muitos são levados a crer que precisarão da autorização dos filhos para realizar estes negócios jurídicos. Tento deixar claro: o imóvel é do seu proprietário e ele pode vendê-lo a qualquer tempo!

Qual a idade que o idoso não pode morar sozinho?

De acordo com o Estatuto do Idoso, pessoas com mais de 60 anos são totalmente capazes de morar sozinhas, desde que estejam lúcidas. Quando um idoso está em estado de plena consciência, ele pode decidir se deseja morar sozinho ou não. Porém, é importante ressaltar que diversos fatores devem ser levados em conta.

Quantos anos posso tomar decisões por um idoso no Brasil?

Atualmente, a prioridade aos maiores de 60 anos só é assegurada após o idoso solicitar a medida ao juiz e comprovar a idade.

Qual a lei para idosos acima de 80 anos?

O que poucas pessoas sabem é que a Lei nº 13.466/2017 inclui no texto do Estatuto a garantia de prioridade máxima aos cidadãos com mais de 80 anos em relação aos demais idosos.

O que é considerado doença mental grave?

Sobre Doença Mental Grave (DMG), partiremos da definição do Decreto-Lei n° 08 de 28 de janeiro de 2010: doença psiquiátrica, que, pelas características do quadro clínico afeta a funcionalidade da pessoa de forma prolongada ou contínua.

Quais são as doenças mentais mais graves?

A mais fatal de todas as doenças psiquiátricas, a anorexia nervosa tem risco de mortalidade de 5 a 15%.

Como provar doença mental?

Para poder comprovar, a forma mais fácil de fazer isso com certeza é através do laudo para doenças psiquiátrica. Então, se você faz acompanhamento psicológico, é possível solicitar ao seu psicólogo um atestado em que conste que está realizando psicoterapia, por exemplo.

Como é feito um laudo de sanidade mental?

O exame é feito através de entrevista realizada por um médico psiquiatra qualificado na qual o mesmo avaliará as funções mentais do indivíduo, tais como: consciência, atenção, memória, humor, afeto, pensamento, inteligência, sensopercepção, linguagem, psicomotricidade, etc.

Qual médico faz teste de sanidade mental?

A emissão de atestados de sanidade mental não é exclusiva do médico psiquiatra. Conforme descrito do artigo 7º, da resolução do CFM 1.658/2002, qualquer médico, de qualquer outra especialidade, está autorizado a emitir atestados de sanidade em suas diversas finalidades.

Quem tem transtorno mental pode ser processado?

A medida de segurança é uma sanção penal aplicada a pessoas que cometeram crimes e foram consideradas inimputáveis pela justiça ao serem diagnosticadas com algum transtorno mental, como esquizofrenia, retardo mental ou mesmo dependência química, entre outros.

Artigo anterior
Como é feito um transplante capilar?
Artigo seguinte
Qual a largura de uma geladeira Inverse?