O que significa renúncia na Bíblia?

Perguntado por: Cátia Guerreiro  |  Última atualização: 4. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (59 avaliações)

Renunciar tem significado abandonar, rejeitar, sacrificar. Abandonar a si mesmo, em propósito. ... “Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;” Mt 16.24.

O que devemos renunciar?

A palavra “renúncia” já diz muita coisa. E renunciar é isto mesmo: é deixar algo para abraçar outra coisa, não dá para abraçar as duas coisas ao mesmo tempo. Vai nos faltar força, equilíbrio e motivação; ficaremos estressados e mal se quisermos enfrentar uma coisa e outra ao mesmo tempo.

Qual a importância da renúncia?

Saber renunciar no momento oportuno é uma das chaves para poder avançar, e para que apareçam coisas novas na sua vida. Se você se apegar a algo que não é possível ou que não funciona, você ficará estancado.

O que Jesus fala sobre renúncia?

Lc 14, 25-33 – Renúncia: Conversão do Coração

No Evangelho de hoje, não poucos ficam surpresos e até espantados ao ouvi-l'O dizer: “Se alguém vem a mim, mas não odeia (misei – miséw) seu pai e sua mãe, seus irmãos e suas irmãs e até a própria vida, não poderá ser meu discípulo”.

O que é renúncia pessoal?

A palavra renúncia também se refere ao fato de uma pessoa deixar de possuir algo ou deixar de acreditar em uma determinada coisa, como renegar seus princípios e suas origens. Exemplos: “O padre fez a renúncia dos velhos hábitos”. “Nair conseguiu fazer a renúncia de sua herança”.

O PODER DA RENÚNCIA - Dr. Djalma Pinho

23 questões relacionadas encontradas

O que é renúncia de prazo em um processo?

​Para a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a desistência do recurso – ou a renúncia ao prazo recursal – constitui ato unilateral de vontade do recorrente que independe da concordância da parte contrária e produz efeitos imediatos, ensejando o trânsito em julgado.

O que significa renúncia em um processo?

A renúncia ocorre quando o réu, antes de interpor o recurso adequado à espécie, manifesta que não deseja recorrer da decisão. Entretanto, esta faculdade é aberta apenas para o réu. O Ministério Público não pode renunciar do seu direito de recorrer. Ou seja, pode deixar de recorrer, mas, não pode renunciar.

O que devo renunciar para seguir a Cristo?

“Se alguém quer Me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e Me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de Mim, vai encontrá-la” (Mateus 16,24-25).

O que negar a si mesmo?

Quem já não teve dificuldade de entender as palavras de Jesus em Mateus 16:24, quando ele diz "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me". A maioria até entende o que significa "negar a si mesmo", mas o que seria "tomar a cruz?".

O que você está disposto abrir mão por amor de Jesus?

Abrir mão é um dos maiores desafios que a nossa fé nos propõe. Assim, quando você renuncia algo simplesmente porque é o certo e por amor ao Senhor, possivelmente vai sofrer enormes perdas e, com elas, virá certa dose de sofrimento. ...

Qual o versículo de hoje?

"Senhor, tem misericórdia de nós; pois em ti esperamos! Sê tu a nossa força cada manhã, nossa salvação na hora do perigo." Somos pecadores, erramos e buscamos o perdão diariamente. A palavra do Senhor se faz morada e, com ela, ganhamos força para sair de aflições e encontrar a paz.

O que quer dizer tomar a sua cruz?

Tomar a sua cruz: Estar disposto a enfrentar tudo por causa de Cristo, inclusive a morte. Decidir: Jesus quer que seus discípulos estejam realmente dispostos a segui-lo incondicionalmente. ... Seguir a Jesus não significa ter conforto e bens; significa renunciar a tudo.

Onde na Bíblia fala sobre obediência?

Deuteronômio vinte e oito fala sobre as bênçãos de ser obediente, esta palavra foi proferida ao povo de Israel. ... Falar sobre obediência é voltar ao povo de Israel, pois eles tinham como meta alcançar algo, e para isso teriam que obedecer as regras de conduta.

O que devo dedicar a Deus?

Tenha fé.
  • Hebreus 11:6 (NIV) explica, "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam".
  • A fé deve ser a fundação da vida cristã. Tudo de bom que Deus o leva a fazer e o que você faz para agradá-lo deve ser resultado da fé.

O que é negar a Deus?

Negamos Jesus, quando rejeitamos a sua oferta de salvação, não aceitando o seu chamado ao arrependimento, não atendendo aos seus ensinamentos, suas ordens, seus mandamentos. O apóstolo Pedro, negou Jesus por três vezes diante dos homens (Lc 22.54-71).

Quem não toma a sua cruz e não vem atrás de mim?

Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. Quem vos recebe a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

O que é negar a vida?

Negação da vida. É a atitude de se agarrar a uma vida ilusória, sem ter suficiente consciência da dor e do desperdício que ela representa. Insistimos em negar a vida em certas áreas da nossa experiência terrena.

Como batizado tenho conseguido renunciar à mim e abraçar a cruz?

Para seguir a Jesus é preciso renunciar a si mesmo e abraçar a sua cruz
  1. “Jesus disse a todos: 'Se alguém Me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-Me'” (Lucas 9,23).
  2. Jesus está dizendo para todos que quiserem seguir-Lo que é preciso entrar na disciplina do Evangelho.

Qual é a diferença entre renúncia e desistência?

A desistência afeta apenas o processo, ocasionando a extinção sem julgamento do mérito. Por outro lado, a renúncia extingue o próprio direito do autor e, consequentemente, a ação que o assegurava, devendo o processo ser extinto com resolução do mérito.

Qual a diferença entre desistência e renúncia?

Quando há desistência a parte pode entrar com outra ação formulando novamente aquele pedido. Quando há renúncia, a parte desiste do direito de pleitear judicialmente determinada verba. ... Caso o reclamante não concorde com a renúncia, deixe o processo seguir, pois o prejuízo será dele.

O que é transcurso do prazo?

A expressão decurso de prazo, utilizada no Direito, significa que o prazo dado para a realização de um ato processual está em andamento, ou seja, que ainda não acabou. Sempre que é necessário fazer uma manifestação em um processo o juiz determina o prazo que a parte possui para executar a ação.

Como contar o prazo de trânsito em julgado?

E uma decisão é transitada em julgado quando:
  1. As partes não apresentam o recurso no prazo de 15 dias;
  2. Se for uma ação específica, a matéria ou Lei relativa não permite mais nenhuma forma de recurso;
  3. Quando se esgotam as possibilidades de recursos cabíveis;
  4. Quando a decisão, em si, tem caráter definitivo e irretratável.

O que quer dizer decorrido o prazo em um processo?

Indica que foi encerrado o prazo dado para que uma das partes realizasse algum ato no processo.

O que Jesus disse sobre obediência?

Quando obedecemos voluntariamente, Ele pode abençoar-nos sem restrições. O Senhor disse: “Eu, o Senhor (…) deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim” (D&C 76:5). A obediência também nos ajuda a progredir e a tornar-nos mais semelhantes ao Pai Celestial.

O que é obediência segundo a Bíblia?

Obediência é um substantivo que define a ação de quem obedece, de quem é dócil ou submisso. Uma pessoa que segue, cumpre ou cede às vontades ou ordens de alguém. ... Os monges, por exemplo, são obrigados a fazer votos de obediências para obedecer cegamente às ordens do superior eclesiástico.

Artigo anterior
Como enviar um powerpoint por g-mail?
Artigo seguinte
Qual a potência de 5 elevado a 0?