O que é uma periodontite crônica?

Perguntado por: Benedita Doriana Morais  |  Última atualização: 26. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (1 avaliações)

A periodontite crônica é a forma mais comum do problema. Nela, a destruição dos tecidos de suporte está relacionada com uma quantidade compatível de fatores locais, como tártaro acima ou abaixo da gengiva. Esse tipo tem progressão lenta e possui períodos de exacerbação e remissão.

Quais são as características da periodontite crônica?

As periodontites crônicas são inflamações crônicas e progressivas, caracterizadas clinicamente por inflamação gengival, sangramento à sondagem, diminuição da resistência dos tecidos periodontais à sondagem (bolsas periodontais), perda de inserção gengival e do osso alveolar.

Como tratar periodontite crônica?

A base do tratamento não cirúrgico da periodontite crônica ainda é alterar ou eliminar a placa bacteriana, assim como os fatores de risco que contribuem para a doença. Procedimentos como raspagem e alisamento radicular, além das terapias adjuntas, colaboram para o sucesso do tratamento.

Qual a diferença entre periodontite crônica e agressiva?

A periodontite agressiva difere da forma crônica pela rapidez na sua progressão, ausência de grandes acúmulos de placa e cálculo e uma história familiar de doenças agressivas.

Porque a periodontite não tem cura?

“A periodontite tem cura. Entretanto, as consequências resultantes da sua presença não são reversíveis”, revela. Ou seja: a perda óssea e o rompimento de ligamentos periodontais já ocorridos não se regeneram. Nesse caso, o tratamento consiste em remover e controlar a placa bacteriana e o tártaro.

Classificação das Doenças Periodontais - Periodontite Crônica e Periodontite Agressiva [DE #7]

17 questões relacionadas encontradas

O que fazer para curar a periodontite?

O tratamento da peridontite

Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.

O que acontece se o paciente não procurar o dentista para tratar a doença periodontal?

Ela infecciona a gengiva e, se não for tratada a tempo, pode se deslocar para os tecidos de suporte, como o osso e o ligamento periodontal.

Como são classificadas as doenças periodontais?

A periodontite foi classificada em crônica e agressiva localizada ou generalizada, doença periodontal necrosante e doença periodontal como manifestação de doenças sistêmicas.

Qual a diferença entre periodontite e doença periodontal?

Quando não tratada em seus estágios iniciais, a gengivite pode evoluir para a periodontite, o estágio mais grave da doença que afeta o periodonto — tecidos que promovem a sustentação do dente — provocando retração da gengiva, reabsorção óssea e, como consequência, possíveis mobilidades e perdas dos dentes comprometidos ...

Qual a classificação das doenças periodontais?

  • Doenças gengivais.
  • Periodontite crônica.
  • Periodontite agressiva.
  • Periodontite como manifestação de doenças sistêmicas.
  • Doenças periodontais necrosantes.
  • Abscessos do periodonto.
  • Periodontite associada a lesões endodônticas.
  • Condições e deformidades de desenvolvimento e.

Quando a periodontite é grave?

Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Como tratar gengivite crônica?

Qual o tratamento da gengivite cronica? Deve procurar um periodontista q irá lhe dar instrução de higiene oral e fará sessões de raspagem sub-gengival.

Como saber se a periodontite é localizada ou generalizada?

Podem ser classificadas como localizada ou generalizada, sendo a localizada a forma que acomete dentes como incisivos e primeiros molares e a generalizada, a que acomete um número maior de dentes, sendo pelo menos 3 diferentes de incisivos e primeiros molares.

O que é doença periodontal quais são suas complicações?

A doença periodontal é caracterizada pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção (gengiva) e suporte (osso, cemento e ligamento periodontal) dos dentes. A principal causa é a higiene bucal insuficiente associada à suscetibilidade do sistema imunológico.

Qual a diferença entre gengivite e doença periodontal?

A gengivite é marcada pelo inchaço e vermelhidão das gengivas. Uma outra característica que aponta sua presença é o sangramento na hora que o paciente escova os dentes ou passa o fio dental. A periodontite, por outro lado, tem sintomas e riscos ainda mais perigosos, sendo uma segunda fase desta primeira doença.

Qual é a etiologia da doença periodontal?

Estudos afirmam que a etiologia da doença periodontal e gengival é microbiana, sendo a placa bacteriana o principal fator etiológico (origem e causa).

Quais são as 3 principais doenças Necrosantes na periodontia?

As formas de doenças periodontais necrosantes envolvem a gengivite ulcerativa necrosante (GUN), a periodontite ulcerativa necrosante (PUN) e a estomatite necrosante, cujo tratamento com agentes antimicrobianos de ação local e sistêmica parece ser um importante adjunto para o controle dessas patologias.

O que mudou na classificação das doenças periodontais?

A nova classificação abrange todas as doenças e condições periodontais e peri-implantares, incluindo a definição de saúde periodontal, a reorganização das doenças e condições gengivais não induzidas por placa, a inclusão de doenças e condições sistêmicas que afetam o tecido periodontal de suporte, as bases para o ...

Qual a classificação das doenças periodontais de 1999?

Nesse sentido, foi um ponto positivo para a Classificação de 1999 a introdução de duas doenças agudas na forma de Doenças Periodontais Necrosantes: a Gengivite Ulcerativa Necrosante (GUN) e a subsequente Periodontite Ulcerativa Necrosante (PUN).

Qual o nome da doença que faz cair os dentes?

Periodontite. Essa é a principal causa de perda de dentes. A doença periodontal é uma infecção bacteriana crônica que atinge as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. À medida que ela avança, destrói o tecido e o osso da gengiva e, com isso, os dentes ficam soltos.

O que é o tratamento periodontal?

O tratamento consiste em três etapas: a Terapia Básica Periodontal, a Terapia Cirúrgica e a Terapia Periodontal de Suporte. A primeira equivale ao processo de raspagem supragengival e subgengival, que visa a remoção do tártaro nos dentes tanto na superfície do dente quanto na região abaixo da margem da gengiva.

O que é um dentista periodontista?

Periodontia é a especialidade odontológica que trata dos tecidos do periodonto, ou seja, aqueles que dão sustentação para os dentes. Seus procedimentos visam prevenir, diagnosticar e tratar problemas e doenças que atingem a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. O especialista dessa área é o periodontista.

Como tratar naturalmente a periodontite?

A solução de água morna com sal é uma boa opção de remédio caseiro para a gengivite pois a água salgada ajuda a cicatrizar e acalmar a gengiva inflamada, aliviar a dor, além de ser um antisséptico natural reduzindo a quantidade de bactérias que causam a gengivite e o mau hálito.

É possível reverter a periodontite?

Provavelmente você está se perguntando: a doença periodontal é reversível? Embora a doença periodontal avançada possa exigir intervenções mais complexas, é possível reverter a gengivite.

Quanto tempo dura o tratamento de periodontite?

A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.

Artigo anterior
Quais alimentos inflamam a tireóide?
Artigo seguinte
Quais são as etapas de processo administrativo?