O que é uma oração explicativa?

Perguntado por: Lara Patrícia Pacheco Rocha Garcia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido.

O que é oração restritiva e explicativa?

Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas

Ao contrário das orações explicativas, as orações restritivas restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas. Exemplos: As pessoas que são racistas merecem ser punidas. Oração Principal: As pessoas merecem ser punidas.

Quais são as orações coordenadas explicativas?

- Orações Coordenadas Explicativas: caracterizam-se por fornecer um motivo, explicando a oração anterior. Por Exemplo: A criança devia estar doente, porque chorava muito. (O choro da criança não poderia ser a causa de sua doença.)

Que explicativo e restritivo vírgula?

Orações subordinadas substantivas: não se separam por vírgula. ... Orações subordinadas adjetivas: só a explicativa é separada por vírgula; a restritiva não. As orações subordinadas adjetivas são as iniciadas por um pronome relativo. A oração subordinada adjetiva explicativa é a que exerce a função de aposto explicativo.

Qual a diferença entre oração explicativa e causal?

Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.

Orações Explicativas x Orações Restritivas

31 questões relacionadas encontradas

Porque causal e explicativo?

A expressão “porque”

“Porque” é uma conjunção, ou seja, ele tem a função de ligar duas orações ou termos dentro destas. Além disso, ela pode expressar diferentes sentidos a partir dessa ligação. O “porque” pode ser uma conjunção explicativa, causal ou final.

O que é uma conjunção causal?

Conjunções Causais

São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.

Que restritivo ou explicativo?

Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas. ... Restritivas: restringem o significado do antecedente e não são separadas da oração principal por vírgulas. Ex: Os artistas que declararam seu voto foram criticados.

Quando a vírgula é explicativa?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Que explicativo tem vírgula?

Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.

Quais são as conjunções explicativas?

5. Conjunções Explicativas. Exprimem razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte.

O que é explicativas exemplos?

A conjunção explicativa é um dos tipos de conjunções coordenativas. Sua principal função é a de relacionar duas orações, com uma explicando a informação contida na outra (daí o nome, “explicativa”). Algumas das conjunções coordenativas explicativas da língua portuguesa são: que, porque, pois, porquanto etc.

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

O que é uma oração concessiva?

d) Orações subordinadas adverbiais concessivas: exprimem concessão, ou seja, traduzem algo inesperado em determinadas circunstâncias. São introduzidas pelas conjunções subordinativas embora, conquanto e as locuções ainda que, se bem que, mesmo que, apesar de que, ainda quanto, posto que.

Qual é a função da oração destacada em negrito?

a oração a negrito tem a função de complemento direto do verbo gosto e constitui uma oração completiva finita. Disponha sempre!

Qual a diferença entre oração subordinada Apositiva e adjetiva explicativa?

Por exemplo Ela só quer uma coisa: que sua presença seja notada. Eis aí a Oração Subordinada Substantiva Apositiva. Não confunda com a Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, que também funciona como aposto, mas que tem como função complementar o sentido de um substantivo anterior, e não uma frase.

O que é sentido explicativo?

As explicativas são acessórias. Acrescentam uma qualidade ao antecedente, tornam mais claro o seu sentido, mas não são indispensáveis ao sentido essencial da oração principal. Costumam ser postas entre vírgulas: «o meu pai, que era jardineiro, tratava as flores como suas filhas».

Que como pronome explicativo?

Terá um sentido equivalente à conjunção “pois”. Exprimirá um sentido de explicação. Introduzirá uma oração coordenada sindética explicativa.

Onde se usa vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  • Use vírgula nas enumerações. ...
  • Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  • Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  • Use vírgula para separar o aposto. ...
  • Para separar o vocativo.

Qual a diferença entre adjetivo explicativo e restritivo?

Por exemplo, todo homem é mortal, todo fogo é quente, todo leite é branco, então mortal, quente e branco são adjetivos explicativos concernentemente a homem, fogo e leite. Adjetivo restritivo: É o adjetivo que denota qualidade adicionada ao ser, ou seja, qualidade que pode ser retirada do substantivo.

O que é sentido restritivo?

ADJETIVO RESTRITIVO: particulariza o significado do substantivo a que se refere, uma qualidade que não é própria do ser: fruta madura, homem baixo, céu alaranjado, etc.

O que significa adjetivo restritivo?

Contrário ao explicativo, o adjetivo restritivo refere-se às características que não são próprias do ser, uma vez que particulariza o significado do substantivo.

Como causal exemplo?

2) Ora, na condição de expressão que liga orações, a conjunção "como", num primeiro plano, pode ter o sentido de uma vez que e, nesse caso, inicia uma oração subordinada adverbial causal. Ex.: "Como ia de olhos fechados, não via o caminho" (Machado de Assis).

O que é uma conjunção exemplos?

Conjunção é a classe de palavras que une elementos ou orações em um mesmo enunciado, deixando o discurso mais fluido e estabelecendo relação de sentido entre esses elementos ou orações conectados. Observe: (i) Ele iria à praia. Estava chovendo.

Artigo anterior
Qual a diferença entre os formatos de imagem?
Artigo seguinte
Quanto é a escala 1 50?