O que é uma observação direta e indireta?

Perguntado por: Hugo Mateus de Nogueira  |  Última atualização: 13. Oktober 2024
Pontuação: 4.1/5 (46 avaliações)

Na observação direta, o pesquisador observa diretamente o comportamento ou fenômeno de interesse. Na observação indireta, o pesquisador observa as consequências do comportamento ou fenômeno de interesse, como seus efeitos em outros eventos ou pessoas.

O que significa observações diretas?

A observação direta é uma técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos para compreender determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar.

Quais são os três tipos de observação?

a) Observação simples; b) Observação participante; c) Observação sistemática.

O que é a observação direta intensiva?

A observação direta e intensiva é uma forma de entrevista que envolve, com grande profundidade, a comunicação estabelecida entre o pesquisador e o entrevistado. O material resultante dessa pesquisa tende a ser rico em termos descritivos, ilustrativos, explicativos e analíticos.

Qual a diferença entre observação direta e pesquisa participante?

É possível afirmar que a diferença entre observação direta e pesquisa participante é que, na primeira, o pesquisador atua como um observador externo, sem interferir, enquanto na segunda o pesquisador se envolve ativamente com os participantes do estudo, interagindo com eles.

Tipos de observação em psicologia | Prof. Dr. Diego Vinícius

22 questões relacionadas encontradas

O que é uma observação indireta?

Na observação direta, o pesquisador observa diretamente o comportamento ou fenômeno de interesse. Na observação indireta, o pesquisador observa as consequências do comportamento ou fenômeno de interesse, como seus efeitos em outros eventos ou pessoas.

Quais são os tipos de observação participante?

Já na observação participante, o observador assume uma posição totalmente ativa, envolvendo-se com o fenômeno analisado. Tal participação pode assumir duas formas distintas: a natural, demarcada pelo fato de ele já pertencer à mesma comunidade; ou artificial, quando ele passa a integrar o grupo em análise.

O que é a observação participante?

O que é observação participante? De forma geral, a observação participante é um tipo de instrumento de coleta de dados, em que a pessoa pesquisadora participa das atividades diárias de um grupo de pessoas. O objetivo, nesse caso, é justamente observar costumes, rituais e hábitos.

Como é feita a observação participante?

Diferentemente da entrevista, na observação participante o pesquisador vivencia pessoalmente o evento de sua análise para melhor entendê-lo, percebendo e agindo diligentemente de acordo com as suas interpretações daquele mundo; participa nas relações sociais e procura entender as ações no contexto da situação observada ...

O que é a técnica da observação participante?

A observação participante refere-se, portanto, a uma estratégia de pesquisa na qual o observador e os observados encontram-se em uma relação de interação que ocorre no ambiente de trabalho dos observados.

Qual é o objetivo de uma observação?

A observação assume não apenas o papel sensorial de ver, mas permite a formação de uma técnica que gera pensamento crítico e construtivo nos alunos, propicia momentos de elaboração de hipóteses e formulações de conclusões, contribuindo, assim, para a aquisição de conhecimentos práticos associados à teoria.

Qual é a principal finalidade da observação?

Qual é a principal finalidade da observação? A principal finalidade da observação é identificar dificuldades no processo educativo, consolidar a prática pedagógica do docente, conhecer a posição do aluno em relação ao tempo e espaço na escola, e estabelecer relações e laços favoráveis entre o docente e os alunos.

Qual a diferença entre uma coleta de dados de forma direta e indireta?

Subdivide-se em direta e indireta Direta – o próprio investigador coleta os dados, sem intervenção dos observados. É elaborado um guia que orienta o que observar. Indireta – o investigador interage com o observado.

O que é a observação direta extensiva?

A observação direta extensiva realiza-se através do questionário, do formulário, de medidas de opinião e atitudes e de técnicas mercadológicas. Questionário é um instrumento de coleta de dados, constituído por uma série orde- nada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevis- tador.

Como podem ser as observações?

Observação individual, onde somente um pesquisador observa; Observação em equipe, é aquela na qual mais de um pesquisador observa; Observação na vida real, é a prática de observa em situações reais e cotidianas; Observação em laboratório, aquele que se observa em um ambiente controlado e artificial.

Qual a diferença entre observação participante e não participante?

A observação participante diz respeito àquele tipo de coleta de dados em que o pesquisador se insere de fato no grupo o qual ele deseja estudar. Na não-participante, o pesquisador não está presente efetivamente, mas coleta gravações de som e imagem para elaboração do estudo.

O que são observação não participante?

A observação é não participante quando o observador não pertence ou não participa do grupo de observadores - evita-se qualquer tipo de interacção com este grupo.

Quem inventou a observação participante?

Grandes pesquisas da Antropologia não se omitem de apresentar estes dados, incluindo um dos principais criadores da observação participante, Bronislaw Malinowski (1976).

Qual o objetivo da pesquisa participante?

A pesquisa participante (PP) tem como propósito “auxiliar a população envolvida a identificar por si mesma os seus problemas, a realizar a análise crítica destes e a buscar as soluções adequadas” (Le Boterf, 1984, p. 52).

Como surgiu a observação participante?

A prática surgiu como a principal aproximação da etnografia por pesquisadores antropólogos e se sustentava através das relações pessoais com informantes locais como uma maneira de aprender a cultura, envolvendo tanto a observação e participação na vida social de um grupo.

Qual a importância da observação dos participantes?

A observação participante é importante para a efetivação da ideia de que os observados são vistos como indivíduos que contribuem para a finalização de um determinado estudo social. Desse modo, a observação participante contribui ativamente para a criação de conhecimentos sociológicos.

Quais são os três tipos de coleta direta?

A coleta direta pode ser classificada de três formas: contínua, periódica ou ocasional.

O que é uma coleta de dados direta?

Coleta Direta: Quando é feita sobre elementos informativos de registro obrigatório (nascimento, casamento e óbitos, importação e exportação de mercadorias), prontuários de alunos, quando coletados pelo próprio pesquisador através de inquérito, questionários, censo demográfico etc.

O que é uma observação individual?

Quanto ao número de observações:

a) Observação individual: quando a observação é realizada por um só pesquisador.

Artigo anterior
Quanto ganha um veterinário em Nova York?
Artigo seguinte
Como ignorar mensagens do WhatsApp?