O que é uma leitura compartilhada?
Perguntado por: Gonçalo Igor Vieira de Mota | Última atualização: 3. März 2022Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)
A leitura compartilhada ou colaborativa - aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido - tem como finalidade, segundo Kátia Bräkling, em Sobre a leitura e a formação de leitores, "ensinar a ler, ou seja, criar condições para que as estratégias ...
O que é a leitura compartilhada?
A leitura colaborativa é uma atividade em que os alunos estudam um determinado texto juntos, com a mediação do professor. O objetivo não é gerar um produto específico, como responder questões que aferem o conhecimento dos alunos sobre um tema.
Qual é a importância da leitura compartilhada?
Na escola a leitura compartilhada tem por objetivo desenvolver a competência leitora e a interpretação e compreensão do texto como também a construção de sentidos e, na família, promove o fortalecimento dos vínculos e garante um espaço efetivo para tratar de temas do cotidiano.
O que é leitura e escuta compartilhada?
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
O objetivo é ampliar o letramento já iniciado na Educação Infantil e na família, por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura, compartilhada e autônoma, em textos de diferentes complexidades.
Quais são os diferentes tipos de leitura?
Leitura rápida para reconhecimento do assunto; Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.
Como criar uma boa situação de leitura compartilhada?
O que é leitura e os tipos de leitura?
A leitura pode ser em silêncio ou em voz alta, assim como ter certos enfoques particulares, como a rapidez na procura por uma informação ou a captação e compreensão daquilo que se lê, diversificando-se os tipos de leitura, dependendo do foco ao qual esteja destinado e inclusive do assunto que é tratado.
Quais os tipos de leitura na educação infantil?
Na Educação Infantil a prática de leitura pode ser feita de dois modos: o contato pessoal da criança com o livro, como foi citado acima, e a roda de leitura, em que os professores leem para a turma. Nesse caso é preciso sempre planejar a atividade, da escolha dos textos e as formas de interação.
O que significa EF15LP02?
Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...
O que é leitura compartilhada e colaborativa?
A leitura compartilhada ou colaborativa - aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido - tem como finalidade, segundo Kátia Bräkling, em Sobre a leitura e a formação de leitores, "ensinar a ler, ou seja, criar condições para que as estratégias ...
O que é a leitura?
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.
Qual a importância da leitura para a formação social?
A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.
O que é história compartilhada?
A história compartilhada prioriza as vivências pessoais, relacionando-as aos acontecimentos pessoais comuns a diferentes povos.
Qual é a importância da leitura em nossas vidas?
A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
O que é um texto colaborativo?
A escrita colaborativa por díades em sala de aula é uma situação didática que coloca alunos dialogando para construir um único texto, ao contrário da escrita individual, em que normalmente se escreve sozinho e em silêncio.
Como funciona uma leitura coletiva?
Leitura coletiva
São feitos cronogramas relativos à quantidade de páginas a cada período de dias e metas de prazo para conclusão e discussão da leitura. Editoras e autores fazem muito uso dessa estratégia, que pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para divulgar um livro.
Como fazer uma leitura coletiva?
- Escolha o livro junto com a galera que vai ler com você.
- Escolha um aplicativo que de para todo mundo. ...
- Combinem os melhores dias e horário para todo mundo. ...
- Coloquem um prazo para o término, só pra garantir.
Quais são as estratégias de leitura?
- Procure informações. ...
- Tenha concentração. ...
- Leia em voz alta. ...
- Faça anotações e marcações. ...
- Leia as entrelinhas. ...
- Faça um resumo. ...
- Releia o conteúdo.
O que é uma leitura significativa exemplos?
A leitura significativa é a que remete ao entendimento de conhecimentos que façam sentido para quem lê.
Como verificar a leitura dos alunos?
- Um passo essencial para ensinar a ler é ler em voz alta. ...
- Incentive os alunos a fazer comentários e perguntas durante a contação de história.
- Seja flexível o suficiente para abandonar um livro que não tiver apelo após tentativas. ...
- Dê ao aluno dicas para ler mais.
O que significa EF12LP04?
- Leitura de textos (cantigas, tirinhas, parlendas, entre outros) com autonomia (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros ...
O que significa EF02LP03?
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
Qual é a habilidade EF15LP03?
A habilidade EF15LP03 consiste em: Localizar informações explícitas em textos.
Como trabalhar a leitura na educação infantil?
- Escolha livros apropriados para a idade da criança. ...
- Preste atenção a possíveis dificuldades. ...
- Torne a leitura divertida. ...
- Crie uma rotina de leitura e dê o exemplo. ...
- Conecte a leitura com os interesses da criança. ...
- Leve para passeios de leitura. ...
- Apresente diferentes gêneros literários.
Quais são os tipos de leitores?
- O pré-leitor. É o leitor que ainda não aprendeu a ler. ...
- O leitor iniciante. Ainda está na fase inicial da aprendizagem da leitura. ...
- O leitor em processo. O leitor já domina com facilidade o mecanismo da leitura. ...
- O leitor fluente. Domina o mecanismo de leitura. ...
- O leitor crítico.
Quais são os níveis de leitura na Alfabetização?
A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.
Porque a Lipocavitacao faz barulho no ouvido?
Qual a relação entre autor texto e leitor?