O que é uma leitura compartilhada?

Perguntado por: Gonçalo Igor Vieira de Mota  |  Última atualização: 3. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (74 avaliações)

A leitura compartilhada ou colaborativa - aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido - tem como finalidade, segundo Kátia Bräkling, em Sobre a leitura e a formação de leitores, "ensinar a ler, ou seja, criar condições para que as estratégias ...

O que é a leitura compartilhada?

A leitura colaborativa é uma atividade em que os alunos estudam um determinado texto juntos, com a mediação do professor. O objetivo não é gerar um produto específico, como responder questões que aferem o conhecimento dos alunos sobre um tema.

Qual é a importância da leitura compartilhada?

Na escola a leitura compartilhada tem por objetivo desenvolver a competência leitora e a interpretação e compreensão do texto como também a construção de sentidos e, na família, promove o fortalecimento dos vínculos e garante um espaço efetivo para tratar de temas do cotidiano.

O que é leitura e escuta compartilhada?

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

O objetivo é ampliar o letramento já iniciado na Educação Infantil e na família, por meio da progressiva incorporação de estratégias de leitura, compartilhada e autônoma, em textos de diferentes complexidades.

Quais são os diferentes tipos de leitura?

Leitura rápida para reconhecimento do assunto; Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

Como criar uma boa situação de leitura compartilhada?

15 questões relacionadas encontradas

O que é leitura e os tipos de leitura?

A leitura pode ser em silêncio ou em voz alta, assim como ter certos enfoques particulares, como a rapidez na procura por uma informação ou a captação e compreensão daquilo que se lê, diversificando-se os tipos de leitura, dependendo do foco ao qual esteja destinado e inclusive do assunto que é tratado.

Quais os tipos de leitura na educação infantil?

Na Educação Infantil a prática de leitura pode ser feita de dois modos: o contato pessoal da criança com o livro, como foi citado acima, e a roda de leitura, em que os professores leem para a turma. Nesse caso é preciso sempre planejar a atividade, da escolha dos textos e as formas de interação.

O que significa EF15LP02?

Habilidade: EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre ...

O que é leitura compartilhada e colaborativa?

A leitura compartilhada ou colaborativa - aquela em que alunos e professor leem juntos um mesmo texto e apresentam suas ideias e impressões acerca do que foi lido - tem como finalidade, segundo Kátia Bräkling, em Sobre a leitura e a formação de leitores, "ensinar a ler, ou seja, criar condições para que as estratégias ...

O que é a leitura?

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.

Qual a importância da leitura para a formação social?

A leitura tem por finalidade levar a outros mundos possíveis, seja através da literatura ou das revistas e livros. Poder nos entreter ao mesmo tempo em que favorece a reflexão sobre a realidade ou a fuga de dificuldade que enfrentamos em nosso cotidiano. Além disso, desperta sonhos, curiosidades e ativa a criatividade.

O que é história compartilhada?

A história compartilhada prioriza as vivências pessoais, relacionando-as aos acontecimentos pessoais comuns a diferentes povos.

Qual é a importância da leitura em nossas vidas?

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.

O que é um texto colaborativo?

A escrita colaborativa por díades em sala de aula é uma situação didática que coloca alunos dialogando para construir um único texto, ao contrário da escrita individual, em que normalmente se escreve sozinho e em silêncio.

Como funciona uma leitura coletiva?

Leitura coletiva

São feitos cronogramas relativos à quantidade de páginas a cada período de dias e metas de prazo para conclusão e discussão da leitura. Editoras e autores fazem muito uso dessa estratégia, que pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para divulgar um livro.

Como fazer uma leitura coletiva?

Enfim, anotem as diquinhas para a leitura coletiva:
  1. Escolha o livro junto com a galera que vai ler com você.
  2. Escolha um aplicativo que de para todo mundo. ...
  3. Combinem os melhores dias e horário para todo mundo. ...
  4. Coloquem um prazo para o término, só pra garantir.

Quais são as estratégias de leitura?

Estratégias de leitura: aprenda técnicas que vão transformar o seu aprendizado
  • Procure informações. ...
  • Tenha concentração. ...
  • Leia em voz alta. ...
  • Faça anotações e marcações. ...
  • Leia as entrelinhas. ...
  • Faça um resumo. ...
  • Releia o conteúdo.

O que é uma leitura significativa exemplos?

A leitura significativa é a que remete ao entendimento de conhecimentos que façam sentido para quem lê.

Como verificar a leitura dos alunos?

‍O que fazer:
  1. Um passo essencial para ensinar a ler é ler em voz alta. ...
  2. Incentive os alunos a fazer comentários e perguntas durante a contação de história.
  3. Seja flexível o suficiente para abandonar um livro que não tiver apelo após tentativas. ...
  4. Dê ao aluno dicas para ler mais.

O que significa EF12LP04?

- Leitura de textos (cantigas, tirinhas, parlendas, entre outros) com autonomia (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros ...

O que significa EF02LP03?

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

Qual é a habilidade EF15LP03?

A habilidade EF15LP03 consiste em: Localizar informações explícitas em textos.

Como trabalhar a leitura na educação infantil?

Como incentivar a leitura na infância
  1. Escolha livros apropriados para a idade da criança. ...
  2. Preste atenção a possíveis dificuldades. ...
  3. Torne a leitura divertida. ...
  4. Crie uma rotina de leitura e dê o exemplo. ...
  5. Conecte a leitura com os interesses da criança. ...
  6. Leve para passeios de leitura. ...
  7. Apresente diferentes gêneros literários.

Quais são os tipos de leitores?

Categoria Conheça 5 tipos de leitores
  1. O pré-leitor. É o leitor que ainda não aprendeu a ler. ...
  2. O leitor iniciante. Ainda está na fase inicial da aprendizagem da leitura. ...
  3. O leitor em processo. O leitor já domina com facilidade o mecanismo da leitura. ...
  4. O leitor fluente. Domina o mecanismo de leitura. ...
  5. O leitor crítico.

Quais são os níveis de leitura na Alfabetização?

A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.

Artigo anterior
Porque a Lipocavitacao faz barulho no ouvido?
Artigo seguinte
Qual a relação entre autor texto e leitor?