O que é uma intoxicação e quais são os principais sintomas desse processo?

Perguntado por: Gonçalo Amaral Lopes  |  Última atualização: 16. Januar 2025
Pontuação: 4.8/5 (1 avaliações)

Intoxicação é quando uma substância tóxica entra no organismo por meio da ingestão, inalação ou pela pele, provocando sintomas como dor no abdome, vômitos ou confusão mental e, quando grave, pode colocar a vida da pessoa em risco.

Quais são os principais sintomas de intoxicação?

INTOXICAÇÃO
  • Vômito e salivação excessiva;
  • Sonolência, Desorientação;
  • Dificuldade de respirar;
  • Desmaios, convulsão;
  • Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias químicas ou plantas tóxicas;
  • Lesões, queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios;

Quais são os procedimentos de intoxicação?

Orientações gerais
  1. Remover a vítima para local arejado.
  2. Afrouxar as vestes e, caso estejam contaminadas, retirá-las, cortando-as.
  3. NUNCA deixar a vítima sozinha.
  4. Deixar a vitima falar, deixando-a o mais confortável possível.
  5. Transportar a vítima em posição lateral, a fim de evitar aspiração de vômito, se ocorrer.

Quais são as fases do processo de intoxicação?

3.3.1 Fases da Intoxicação

Pode ser desdobrada em quatro fases distintas, sendo elas: fase de exposição, fase toxicocinética, fase toxicodinâmica e fase clínica.

Qual a principal causa de intoxicação?

“Medicamento é o principal agente tóxico que causa intoxicação em seres humanos no Brasil, ocupando o primeiro lugar nas estatísticas do SINITOX desde 1994; os benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos, anti-inflamatórios são as classes de medicamentos que mais causam intoxicações em nosso País (44% foram ...

Sintomas de intoxicação por medicamentos | Coluna #83

18 questões relacionadas encontradas

O que é uma intoxicação?

Intoxicação é o contato com uma substância que produz toxicidade.

Quando ocorre uma intoxicação?

O envenenamento ou intoxicação aguda ocorre quando uma pessoa inala, entra em contato direto com a pele ou ingere alguma substância tóxica. A maior parte dos casos de envenenamento ocorre dentro de casa, envolvendo crianças.

Quais são os três tipos de intoxicação?

Exógenas: por substâncias introduzidas de fora do organismo. Sob o aspecto social, as intoxicações exógenas têm maior importância, pois podem ser: a} Intencionais: criminosas e suicidas; b} Acidentais: por imprudência, medicamentosa, ocupacionais, alimentares e microbianas.

Quais os sinais e sintomas de intoxicação exógena?

Entre eles, estão vômito, salivação excessiva, sonolência, desorientação, dificuldade de respirar, desmaio, convulsão, lesão, queimadura ou vermelhidão na pele, boca e lábios; cheiro característico de algum produto na pele, roupa, piso ou objetos ao redor, alteração súbita do comportamento ou do estado de consciência.

Quais são os principais agentes tóxicos?

Os principais agentes tóxicos causadores de intoxicações exógenas são: medicamentos, agrotóxicos, raticidas, produtos veterinários, produtos de uso domiciliar, cosméticos, produtos químicos de uso industrial, metais, drogas de abuso, plantas tóxicas, alimentos e bebidas.

Quais são os dois tipos de intoxicação?

As intoxicações podem ocorrer por medicamentos e por substâncias químicas. Existem vários tipos de intoxicação, mas os acidentes em geral ocorrem com a ingestão de excesso de medicamentos ou por substâncias químicas.

Como deve se iniciar um atendimento a um paciente por intoxicação?

Assim, nos casos de intoxicação, deve-se:

— induzir a absorção rápida de leite ou leite de magnésia para acelerar a eliminação do produto tóxico via fecal; — iniciar, logo que possível, a reidratação da vítima com soro caseiro; — por fim, encaminhar a vítima para o atendimento especializado.

Quais os cuidados de enfermagem em um paciente com intoxicação?

Cuidados gerais imediatos

Manutenção da respiração, ventilação e intubação se necessário. Manutenção da circulação, promovendo a estabilização hemodinâmica; obter acessos venosos, coletar sangue para exames laboratoriais de rotina e específicos.

Quais são os sintomas de intoxicação por medicamentos?

Os sintomas da intoxicação podem surgir de forma imediata ou até mesmo dias depois da ingestão do medicamento:
  • Sudorese;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Tontura;
  • Palpitação;
  • Mudança de comportamento;
  • Respiração alterada;
  • Convulsão.

Como é feito o diagnóstico de um paciente intoxicado?

As investigações diagnósticas rotineiramente realizadas são: hemograma, bioquímica sérica com função renal, provas de função hepática, exame de urina (com teste de gravidez, se pertinente), triagem toxicológica de urina, concentração de álcool sérico, lactato sérico e glicemia.

Quais os sintomas de intoxicação por água sanitária?

3. Intoxicação pela ingestão de cloro. Se ingerida, a água sanitária pode ser extremamente nociva. Entre os sintomas da ingestão do cloro, estão dores abdominais, sensação de queimadura nos olhos, nariz e garganta, diarreia, desconforto no peito, tosse, náuseas e vômitos.

Quais são as principais causas de intoxicação por medicamentos?

Entre as principais causas da intoxicação medicamentosa é possível apontar a ingestão de remédios sem indicação do médico, a chamada automedicação. No mês em que é celebrado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, o Saúde com Ciência reapresenta série sobre o tema.

Quais são os sintomas de intoxicação no fígado?

Portanto é necessário ter atenção aos possíveis sintomas:
  1. Febre baixa;
  2. Cor amarelada na pele e na parte branca dos olhos;
  3. Coceira pelo corpo;
  4. Dor no lado direito do abdômen;
  5. Náuseas;
  6. Vômitos;
  7. Mal-estar;
  8. Urina escura;

Quais são os casos mais comuns de intoxicação?

Segundo a pesquisa, cerca de 90% dos casos de intoxicação por medicamentos aconteceram por via oral e, em 85% dos casos, em casa. O problema acomete principalmente as crianças até cinco e pessoas do sexo feminino, que representam 59% dos casos.

Qual exame fazer para saber se está intoxicado?

Entre os exames laboratoriais mais utilizados para o acompanhamento do paciente agudamente intoxicado destacam-se: - Hemograma completo – deve ser sempre solicitado, pois é um exame útil na avaliação do bem-estar geral do paciente e da presença de quadro infeccioso.

Qual a classificação da intoxicação?

As intoxicações podem ser consideradas agudas ou crônicas e podem se manifestar de forma leve, moderada ou grave, a depender da quantidade da substância química que foi absorvida, do tempo de absorção, da toxicidade do produto, da suscetibilidade do organismo e do tempo decorrido entre a exposição e o atendimento por ...

Quanto tempo dura os sintomas de intoxicação?

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Qual Exame de sangue detecta intoxicação?

Pessoas com suspeita de intoxicação alimentar devem realizar hemograma, exames microscópicos de fezes e também de urina.

O que é intoxicação na enfermagem?

Resumo. As intoxicações exógenas são definidas como um conjunto de efeitos nocivos, que causam desequilíbrio orgânico, ocasionado por substâncias químicas, seja por via de inalação, digestiva, cutânea entre outras.

Quais são as medidas de prevenção para intoxicação?

Geral
  1. Guarde todos os produtos de higiene e limpeza, venenos e medicamentos trancados, em lugar alto e fora do alcance das crianças;
  2. Mantenha os produtos tóxicos em suas embalagens originais para não confundir as crianças;
  3. Informe-se sobre quais produtos domésticos podem ser tóxicos.

Artigo anterior
Quanto vale 1 Cruzado em 2021?
Artigo seguinte
Quem pode fazer Hydra lips?