O que é uma ferida?

Perguntado por: Débora Martins Guerreiro  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.1/5 (36 avaliações)

Uma ferida é uma interrupção na continuidade de um tecido corpóreo. Tal interrupção pode ser provocada por algum trauma, ou ainda ser desencadeada por uma afecção que acione as defesas do organismo.

O que são as feridas?

Feridas são lesões que podem ter diferentes tamanhos e surgir em pontos como a pele, as mucosas do corpo e até mesmo na camada superficial dos órgãos.

Como descrever uma ferida?

Quanto ao grau de abertura, as feridas podem ser: • Abertas, feridas em que as bordas da pele estão afastadas; • Fechadas, feridas em que as bordas da pele estão justapostas.

Qual a classificação da ferida?

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

O que é ferida patológica?

Feridas patológicas:

Onde os fatores sistêmicos, como a nutrição, deficiências proteicas e doenças pré-existentes influenciam no desenvolvimento da lesão. Como o pé diabético, por exemplo.

Avaliar lesão/ferida

21 questões relacionadas encontradas

Quais são as feridas crônicas?

As feridas crônicas são feridas que demoram muito a cicatrizar e podem, inclusive, não fechar, caso o curativo ideal não seja realizado e se a causa da ferida não for tratada. O maior exemplo são as lesões ou úlceras por pressão, conhecidas popularmente como “escaras”.

Quais são as feridas complexas?

São classificadas atualmente como complexas aquelas que com os critérios abaixo:
  • Lesões por pressão.
  • Feridas em idosos.
  • Feridas em pacientes diabéticos.
  • Feridas nos membros inferiores com hipertensão venosa.
  • Queimaduras e suas sequelas.
  • Feridas agudas traumáticas em especial nos membros.

Como estão classificadas as feridas contaminadas?

Grau de contaminação:

A probabilidade de infecção da ferida é baixa, em torno de 1 a 5%. Limpas-contaminadas ou potencialmente contaminadas: não há contaminação grosseira. O risco de infecção é de 3 a 11%. Contaminadas: há reação inflamatória.

Como as lesões podem ser classificadas?

São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...

Qual o melhor curativo para ferida aberta?

Se a ferida tiver uma extensão maior, mas ainda não precisar de pontos, pode-se fazer um curativo usando gaze, ataduras e fita microporosa. Mas o ideal são curativos biotecnológicos. Lave as mãos e utilize luvas descartáveis ao entrar em contato com a ferida.

Como descrever uma ferida na enfermagem?

Aspecto da área adjacente: a área que se estende ao redor da ferida (perilesional) deve ser observada especificando se ela se encontra: integra, lacerada, macerada, com presença de eczema, celulite, edema, corpos estranhos ou sujidades. Aspecto da lesão: tipo de tecido predominante (granulação\esfacelo\necrose).

Como evoluir uma ferida?

O exsudato ou fluidos da ferida contribuem com o processo de cicatrização quando possuem uma mistura de fatores de crescimento e outros componentes que estimulam a regeneração dos tecidos e a migração celular, desbridam o tecido necrótico e limitam o crescimento bacteriano.

Como é uma ferida saudável?

Como saber se a ferida está curando? A dor diminui, o tamanho da lesão reduz e você começa a perceber a cicatrização pelo aparecimento do tecido de granulação, que é aquela pele mais dura e avermelhada que se forma na área.

O que é feridas na pele?

Por definição, as feridas são uma interrupção na continuidade da pele. Elas podem ser causadas por traumas, acidentes, cirurgias ou desencadeadas por alguma doença. Podem ser agudas, consideradas mais recentes, superficiais ou de simples tratamento, ou crônicas, com maior dificuldade de cicatrização e reincidência.

Quais as doenças que aparecem feridas na pele?

Dando valor às necessidades da pele e estreitando a parceria com o dermato, o risco de sofrer será bem menor – por fora e por dentro.
  • Dermatites. ...
  • Acne. ...
  • Urticária. ...
  • Micose. ...
  • Celulite. ...
  • Doenças virais. ...
  • Psoríase. ...
  • Câncer de pele.

Que tipo de doença causa feridas na pele?

Além do câncer, também existem doenças que provocam feridas na pele. O Bem Estar desta terça-feira (2) falou sobre psoríase, vitiligo, epidermólise bolhosa e também sobre os sinais de alerta para o câncer. Participaram do programa a consultora e dermatologista Marcia Purceli e a dermatologista Adriana Porro.

Como são classificadas as lesões celulares?

As lesões celulares podem ser consideradas em dois grupos: lesões letais e não-letais.

O que são lesões elementares e como são classificadas?

As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.

Como são classificadas as lesões elementares?

As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.

O que são feridas infectadas?

Feridas infectadas são as feridas que sofrem a invasão de microorganismos patogênicos que causam Infecção.

O que é uma lesão contundente?

As feridas contusas são lesões abertas. Esta arrebentação atinge a derme (camada abaixo da epiderme ou pele) e possui várias graduações, desde as lesões mais leves até as lesões lácero- contundentes.

Quais são as 4 fases do processo de cicatrização?

Fase inflamatória
  • Fase inflamatória.
  • Fase proliferativa.
  • Fase de maturação.

O que é Epibolia na ferida?

Epibole refere-se a bordas de feridas fechadas enroladas ou enroladas que podem ser secas, calosas ou hiperceratóticas. O epibolol tende a ser mais claro que o tecido circundante, tem uma aparência elevada e arredondada e pode parecer duro, rígido e endurecido.

O que são feridas agudas?

De início, as feridas agudas são ocasionadas após traumatismos, feridas alérgicas, infecciosas, químicas, radioativas, térmicas (queimaduras) e vasculares. Mas, se não forem devidamente tratadas no tempo certo, as feridas podem se agravar e provocar sérios riscos à saúde.

Como tratar uma ferida com necrose?

Necrose Seca (de coagulaçao) Desbridamento Hidratação Papaína 10% gel Hidrogel c/ ou s/ alginato ou Hidrocolóide placa ou Gaze úmida com SF Realizar escarotomia antes da aplicação do produto e se necessário desbridamento mecânico para acelerar o processo (Enfermeiro ou Médico).

Artigo anterior
Para que serve medico urologista?
Artigo seguinte
O que é creatinina no sangue?