O que é uma exocitose?

Perguntado por: Vítor Nascimento  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (26 avaliações)

Exocitose é o processo biológico pelo qual uma célula eucariótica viva libera substâncias para o fluido extracelular, seja o fluido que envolve as células de um tecido, nos organismos multicelulares, seja para o ambiente aquático, por modificação da membrana celular, isto é, sem ser por difusão.

O que é o processo de exocitose?

→ Exocitose: o processo de exocitose consiste na secreção de produtos para o exterior da célula por meio da fusão das vesículas formadas no interior da célula, que contêm os produtos, com a membrana plasmática.

O que é exocitose e exemplos?

A exocitose é usada pelas células para libertarem para o meio externo moléculas grandes, não passíveis de atravessar a membrana por processos de difusão ou transporte ativo. Um exemplo de exocitose é a secreção de hormonas nas glândulas endócrinas.

O que é exocitose e qual sua importância?

A exocitose, diferentemente da endocitose, é responsável pela eliminação de partículas pela célula. É através desse processo que são eliminados os corpos residuais formados no processo de fagocitose e pinocitose. Além disso, através da exocitose, também ocorre a liberação das substâncias secretadas pela própria célula.

O que é exocitose como ela funciona faça um passo a passo?

No processo de exocitose, uma vesícula formada no interior da célula funde-se com a membrana plasmática, liberando a substância que estava em seu interior. Esse processo promove o aumento da superfície da membrana e, portanto, não causa nenhum dano ao tamanho da célula.

Exocitose - Clasmocitose - Citologia

21 questões relacionadas encontradas

Quais as etapas da exocitose?

Por meio das vesículas, a exocitose realiza a excreção e secreção das substâncias em três fases: migração, fusão e lançamento.

Quais são os três processos mediados por vesículas?

Endocitose: é o processo de entrada de partículas na célula por meio de vesículas chamadas endossomos. Pode ocorrer de três formas: fagocitose, endocitose mediada e pinocitose.

O que são Plasmodesmos qual sua importância?

Plasmodesmos são canais responsáveis pela conexão citoplasmática entre células vizinhas, possibilitando a troca de moléculas de informação, funcionais, estruturais ou ainda de xenobióticos entre as células pertencentes a um mesmo grupo.

O que a célula elimina?

A exocitose garante o transporte de substâncias para fora da célula. É por intermédio desse processo que a célula elimina as substâncias por ela produzidas, como hormônios e neurotransmissores.

O que é a endocitose e exocitose?

Endocitose é o processo de captura de partículas pela célula e a exocitose é o processo de eliminação de partículas pela célula.

O que é lisossomos?

Lisossomos são organelas membranosas. Estão presentes em células eucarióticas (que possuem núcleo definido), sendo considerados, por muitos autores, uma organela exclusiva da célula animal. Contêm enzimas e estão relacionados com a digestão intracelular.

O que é Glicocalix e qual a sua função?

O glicocálix apresenta diversas funções: Proteção contra danos físicos e químicos; Reconhecimento e adesão celular: o glicocálix participa do reconhecimento de uma célula por outra, distinguindo-a de outros tipos celulares, e promove a união entre elas.

O que chamamos de Hialoplasma?

Toda célula eucarionte possui uma membrana como envoltório nuclear. Entre este e a membrana plasmática existe uma substância com consistência mais próxima da gelatinosa preenchendo tal espaço, que é chamado de citosol, hialoplasma ou matriz citoplasmática.

O que é o processo de secreção celular?

A secreção celular é um importante processo que envolve uma organela denominada de complexo golgiense. Por causa da relação existente entre a secreção e essa organela, uma maior quantidade de complexo golgiense é encontrada em células especializadas nesse processo.

Quando ocorre a endocitose?

A endocitose ocorre tanto em organismos multicelulares como em seres unicelulares. Nos unicelulares, como protozoários, a endocitose é fundamental para garantir a nutrição dessas células. Sendo assim, a endocitose nesses organismos funciona como a principal forma de obter alimento.

Quando uma célula elimina uma substância?

Secreção e Excreção

É o processo de liberação de substâncias não úteis para a célula ou para o organismo, geralmente partículas que não foram degradadas no processo de digestão celular. O processo de exocitose para excreção de substância pode ser chamado de defecação celular ou ainda clasmocitose.

Quais os nutrientes da célula?

Para ter um bom funcionamento, as nossas células necessitam, como nós, de oxigénio, água, vitaminas nomeadamente vitaminas B, minerais, oligoelementos, bons ácidos gordos, de óleos de 1ª pressão a frio, da amino ácidos essenciais, de antioxidantes vegetais.

O que é o processo de excreção?

Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.

O que são plasmodesmos e qual é a sua função nas células dos elementos de tubos crivados?

Os plasmodesmos permitem a troca de substâncias entre as células. Figura 1: Placa Crivada. Seção longitudinal do caule de Curcubita pepo, mostrando os tubos crivados (TC) com as placas crivadas (Pc), as células companheiras (cc) e o xilema (x).

Como são formados os plasmodesmos?

Os plasmodesmos são formados, em sua grande maioria, durante a citocinese, ao redor do retículo endoplasmático liso aprisionado na região da divisão, de modo que a parede celular seja frouxamente depositada naquela região, formando o campo de pontoação primário.

Onde os plasmodesmos são encontrados?

Os plasmodesmos, geralmente, se localizam no campo primário de pontoação, que é a área mais delgada da parede primária da célula vegetal. Os plasmodesmos são responsáveis pela condução da seiva elaborada.

Qual é o processo de fagocitose e pinocitose?

O processo de endocitose divide-se em dois tipos: a fagocitose e a pinocitose. A fagocitose relaciona-se com o englobamento de partículas sólidas e grandes, enquanto a pinocitose relaciona-se com partículas líquidas e pequenas.

O que é o processo de pinocitose?

A pinocitose é um dos tipos de endocitose (processo onde as substâncias ingressam na célula por meio de modificações da membrana plasmática),aonde ocorre o englobamento de fluido extracelular.

O que é a difusão passiva?

A difusão simples é um tipo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. É um processo que ocorre da região em que as partículas estão mais concentradas para regiões em que sua concentração é menor, até que se atinja um equilíbrio nas concentrações.

Quais são as organelas e qual a função de cada uma delas?

As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.

Artigo anterior
Quando usar quente ou frio?
Artigo seguinte
Como a criatividade pode ajudar o Psicodrama?